Preferred Deal vs. Outras Transações Programáticas

Maximize seu Potencial: O Poder das Transações Preferenciais na Publicidade Programática

ago 25, 2022
4 min de leitura

Imagem PreCarregada

A preferred deal é um tipo de transação programática direta, mas exige uma conexão muito próxima entre o comprador e o vendedor do inventário para acontecer. Existem três tipos diferentes de transação nessa categoria: preferred deals, programmatic guaranteed e private marketplace (respectivamente em português, transações preferenciais, programática garantida e leilão privado), proporcionando mais transparência e segurança para ambos os lados.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender o que é preferred deal, a diferença entre os outros tipos de transação e quais as vantagens e desvantagens para o seu negócio de anúncios.

O que é Preferred Deal?

Preferred deal são transações diretas nas quais o publisher concorda em fornecer acesso preferencial exclusivo a um inventário específico em troca de uma taxa de CPM predeterminada. Os termos são negociados por meio de uma Supply Side Platform (SSP), o preço é fixo, portanto, o pedido de impressão não participa do leilão. 

Essa transação também é conhecida como programática não garantida, pois o anunciante pode escolher ou não comprar as impressões. Quando o anunciante decide não comprar o inventário, o espaço é direcionado para um leilão aberto ou privado.

O publisher pode iniciar as negociações com um único anunciante por meio de um ou diferentes compradores e selar o acordo final com um ou mais desses compradores.

Mais transparência e segurança com Preferred Deal

A agência ou o anunciante sempre saberão de qual publisher o inventário está sendo comprado. Enquanto o publisher sempre saberá quem está comprando o espaço publicitário. Dependendo do negócio, a entrega pode ser rastreada até o site individual ou até mesmo as categorias do site ou aplicativo.

Qual a diferença entre Preferred Deal e Programmatic Guaranteed?

Tanto a preferred deal e a programmatic guaranteed são transações direct deals. Nos dois casos, as agências e anunciantes escolhidos pelo publisher têm acesso exclusivo ao inventário. Porém existem diferenças significativas:

Preferred Deal 

  1. Na preferred deal não existe uma garantia de compra do inventário e a agência ou o anunciante pode optar por desistir assim que tiver acesso à first look. 
  2. O publisher pode propor o inventário a vários compradores e selecionar um ou mais para fechar a transação.

Programmatic guaranteed

  1. Como o próprio nome sugere, a venda é garantida; 
  2. A negociação é estritamente individual;
  3. Alta prioridade no AdServer. 

Qual a diferença entre Preferred Deal e Private Marketplace (PMP)?

Tanto as preferred deals quanto os PMPs são transações direct deals. As duas transações permitem que o publisher convide compradores, o que pode causar alguma confusão entre os métodos, veja a diferença:

Preferred Deal 

  1. Não há leilão, nem RTB;
  2. As agências e anunciantes acordam o preço do inventário e o fixam para a transação.

Private Marketplace (PMP)

  1. Não há negociações diretas, vence o maior lance.
  2. As agências e anunciantes não têm acesso à first look;
  3. A oferta tem prioridade menor no servidor de anúncios. 

Vantagens das Preferred Deals

  1. Previsibilidade: o publisher seleciona as agências e anunciantes com quem negociam e fixam um preço para o acordo, tornando as expectativas de receita previsíveis;  
  2. Segurança: ao escolher as agências e anunciantes para este tipo de negociação, a segurança e a transparência aumentam para ambos os lados e o risco de fraude é minimizado.  
  3. CPMs mais altos: os anunciantes estão dispostos a pagar por CPMs premium para garantir as impressões do público-alvo desejado. Por outro lado, o publisher pode negociar o inventário com vários compradores antes de fechar o negócio para garantir receitas mais altas.

Desvantagens das Preferred Deals

  1. Demorado: o publisher precisa pesquisar sobre os anunciantes potencialmente interessados; 
  2. Impressões não preenchidas: como as agências e anunciantes escolhem se querem ou não a impressão, os espaços em branco podem aumentar;
  3. Não apropriado para todos os publisher: esse tipo de transação é mais interessante para publishers que possuem um tráfego substancial e/ou um público único.

Pensamentos Finais

A preferred deal é uma ótima maneira para o publisher apresentar seu inventário às agências e anunciantes e vendê-lo por um preço justo. Porém, você vai precisar investir tempo (ou terceirizar) a prospecção para conquistar esses compradores.

Construir uma conexão próxima com os possíveis compradores exige esforço, mas pode elevar o seu negócio de anúncios a outro nível. Se você ainda não possui uma clientela significativa, a parceria com uma Ad Network pode contribuir ao apresentar o seu inventário agrupado com outros sites semelhantes. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo.

Leia também:

Online desde 1997, sou uma profissional de marketing e conteúdo com formação robusta em marketing. Especializada em simplificar temas complexos através das minhas redações, eu facilito a conexão entre publishers e especialistas, promovendo um entendimento claro e acessível.

be a

partner

We are here to support you and answer your questions!

Discover our formats, products and services for publishers and advertisers. Join our team to maximize the performance of your online advertising campaigns or website and app monetization.

Headquarters:4700 NW Boca Raton Blvs, Boca Raton, FL 33431

Acompanhe as nossas redes:

    Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.