Saber como escolher a palavra-chave certa para o seu artigo é fundamental para o seu sucesso online. Afinal, são as keywords que encaminham seu texto para o assunto que ele tratará, facilitando a identificação dos mecanismos de pesquisa.
A palavra-chave de cada conteúdo deve ser bem escolhida. Elas são o termo pelo qual os usuários conseguem encontrar a matéria que desejam na internet, por isso são o primeiro passo a ser feito para poder competir uma melhor posição nos buscadores.
Explicando melhor, sabe os termos que jogamos no Google quando buscamos por algum conteúdo? Mesmo que a sentença não esteja completa, eles são as palavras-chave que utilizamos para encontrar posts falando sobre o assunto que queremos e através deles o buscador identifica as matérias para te oferecer.
Index
A importância das palavras-chave para o blog
Técnicas SEO são fundamentais para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, as keywords são um dos tópicos encontrados neste plano. Além disso, entenda porque é tão importante saber usá-las adequadamente:
- São elas que direcionam os usuários do blog para suas matérias: através dos mecânicos de busca.
- Os usuários: podem se tornar leads e posteriormente clientes em potencial/leitores fiéis.
- Aumento de visitas: com mais usuários acessando suas páginas, é inevitável que seu tráfego aumente.
- Quanto mais relevante ela for: melhor o posicionamento nos buscadores.
Como falamos anteriormente, para atingir boas colocações nos buscadores é preciso elaborar um conteúdo interessante para o seu público-alvo.
Quais os tipos de palavras-chave?
Antes de saber como descobrir as palavras-chave ideais para o seu artigo, conheça os dois tipos de keywords existentes, Head Tail e Long Tail.
As duas possuem características diferentes, que será explicado em seguida:
- Head Tail: Em tradução, cauda curta, refere-se a termos pequenos, ou seja, uma ou duas palavras. A Head Tail também tem como característica possuir um significado mais amplo, como, por exemplo: futebol.
Ao buscar essa palavra, inúmeros artigos com informações variadas serão entregues pelo buscador. Devido a esses fatores, os termos menos específicos, possuem um maior volume de busca e como consequência, maior concorrência.
- Long Tail: Em português, cauda longa, possui características opostas a categoria de palavras-chave citada acima. A Long Tail é composta normalmente por mais de duas palavras e também abrange conteúdos mais específicos, onde você pode focar de uma melhor forma no nicho de seu site.
Como exemplo segue a sentença que é classificada como Long Tail: Tabela de classificação do Brasileirão. Na frase citada, o usuário mostra exatamente o que quer encontrar realizando essa busca. Como consequência, o volume de busca é menor, porém a concorrência é baixa e o termo é totalmente focado no público que deseja atingir.
Como escolher a palavra-chave ideal para o artigo?
Depois de entender melhor as características de cada classe de palavras-chave, aprenda nesse tópico a fazer um planejamento de keywords.
Ao contrário do que muita gente pensa, utilizar palavra-chave em seu artigo não é apenas pegar um termo aleatório e repeti-lo muitas vezes no texto. Para um bom resultado nos buscadores é preciso muito mais que isso. Em seguida, ensinaremos como escolher o termo ideal para o seu artigo.
Primeiro é preciso ter em mente o tema que seu texto tratará, pois se esse passo ainda não estiver bem decidido, é provável que o sucesso na busca pela palavra-chave ideal seja nulo.
- Conheça o seu público alvo: É importante reconhecer quais são os objetivos dos usuários com o seu post, para, assim poder oferecer um conteúdo que os leitores irão buscar. Uma dica é tentar entender como os termos são buscados pelo seu nicho.
- Volume de busca: Leve em consideração o volume em que os termos são buscados, de nada adianta para suas táticas SEO usar uma keyword que não é utilizada pelo público que deseja atingir.
- Concorrência: Analise o volume da concorrência, ou seja, qual a quantidade de artigos que estão utilizando determinada palavra-chave. Categorize o tamanho da concorrência como: baixo, médio e alto, quanto menor a classificação, melhor.
- Organize uma planilha: Para poder analisar todos os dados que foram citados acima, faça uma planilha. Lá, você pode adaptá-la como preferir. Uma dica é colocar as seguintes informações: A keyword escolhida e a que classificação ela pertence (Long Tail ou Head Tail), volume de busca, concorrência (alta, baixa ou média), entre outros tópicos.
Onde encontrar a palavra-chave certa?
Algumas plataformas relevantes para te ajudar com seu planejamento são:
- Google Ads (Planejador de palavras-chave): Isso mesmo, o Google Ads é seu aliado em muitos momentos e por isso é uma opção excelente para publishers que pretendem investir em seu site.
- Google Correlate: Mais uma vez o maior buscador do mundo oferecendo ferramentas para facilitar o dia a dia de quem trabalha com a web. Essa plataforma não é tão conhecida como as outras, mas pode ser sua grande parceira. Ela não te fornece apenas as palavras que você deseja encontrar, como também como elas são pesquisadas no Google.
- Keyword Tool: É uma plataforma fácil de se mexer e que também te oferece informações completas para a sua pesquisa. A ferramenta oferece dados de buscas além do buscador, como no Youtube e Apple Store.
- SEMRush: O SEMRush é bastante usado entre publisher, justamente por fornecer uma grande variedade de informações, como obter dados sobre os seus concorrentes.