Hoje em dia, a maioria dos sites e aplicativos móveis disponibilizam ad inventory para publicidade digital, independentemente do alcance. A negociação desses espaços publicitários acontece de forma programática e tem suas particularidades.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender tudo sobre ad inventory na publicidade digital.
O que significa ad inventory na publicidade digital?
O ad inventory, (em português, inventário de anúncio) é o número de anúncios ou a quantidade de espaço de anúncio que um publisher ou desenvolvedor de aplicativo tem disponível para vender a um anunciante.
O inventário na publicidade digital geralmente é avaliado em termos de tráfego do site e aplicativo móvel ou visualizações de anúncios possíveis de entregar ao anunciante.
Impressões de página
O ad inventory geralmente é calculado em termos do número de impressões de página. Uma impressão é definida como um usuário visualizando um anúncio. Quanto mais impressões de página tiver, mais dinheiro o publisher ou desenvolvedor pode exigir por seu espaço de anúncio, já que os anunciantes estão recebendo acesso a um grande público.
Valor do anúncio
Embora o cálculo do valor do anúncio tenha muitas variáveis, o valor potencial do inventário são as impressões de página multiplicadas pelo número médio de anúncios nas páginas. A localização do anúncio é outra variável que afeta o valor de anúncios individuais. Os banners de anúncios na parte superior de uma página, ou em uma posição de destaque recebem um valor mais alto.
Fill Rate
Fill rate refere-se a taxa de preenchimento, uma métrica que mostra quanta demanda você pode atender a partir de seu inventário de anúncios existente. A taxa mostra quanto do seu espaço de anúncio foi preenchido e quanto está vazio. Quanto maior o fill rate, melhor, pois significa que você está atendendo à demanda dos anunciantes por espaço de anúncio e gerando renda com isso.
Modelo de receita
O cálculo do custo do inventário de anúncios é feito de várias maneiras. O publisher ou desenvolvedor de aplicativo pode cobrar de um anunciante com base no número de leads de anúncios gerados, com base no custo por mil impressões (CPM) ou visualizações de página, ou ainda, custo por clique (CPC).
Espaço do anúncio na publicidade digital
Como você já sabe, a publicidade programática é a automação da compra e venda de inventário. Ou seja, o era feito por meio de negociações diretas, hoje acontece de forma rápida, fácil e automatizada.
O espaço do anúncio é representado por blocos de anúncios. Ao criar blocos de anúncios, você também gera código. Você deve inserir o código nas páginas do site ou aplicativo móvel.
Quando um usuário visita um site ou aplicativo, o código solicita um anúncio do provedor. Portanto, um anúncio aparece se houver uma campanha qualificada para esses espaços de anúncio em sua rede de parceiros.
Segmentação de anúncio
Muitas vezes, o inventário de anúncio não se refere apenas às espaço no site, mas também diz respeito à segmentação.
- Onde: a segmentação permite limitar onde um anúncio é exibido no site ou aplicativo móvel, por exemplo anunciantes que desejam exibir anúncios apenas na página inicial do site ou em categorias específicas.
Um recurso importante que você encontrará ao pensar em onde os anúncios são exibidos são os key value. Os key value são versáteis e usados de várias maneiras, por exemplo definir onde um determinado espaço de anúncio fica em seu site ou aplicativo. - Quem: a segmentação pode limitar para quem um anúncio será exibido. Os anunciantes podem achar mais valioso, por exemplo, alcançar usuários no seu site ou aplicativo de determinada faixa etária que estejam na cidade de São Paulo.
Quando você vende o inventário, não está apenas vendendo o espaço do anúncio, mas também a segmentação. Ou seja, para quem e onde um anúncio será exibido.
Inventário remanescente
O termo inventário remanescente refere-se ao espaço de mídia do domínio que não foi vendido. É por isso que você deve ter parcerias com diferentes redes, pois assim você terá a chance de vender o inventário remanescente. Dessa forma você poderá lucrar com espaços que antes estariam em branco, ou seja, sem gerar lucro.
Porém, você precisa estar ciente que apesar de poder monetizar esse espaço que anteriormente estaria em branco, o lucro será um pouco menor. Ao fazer parceria com a Grumft, nós segmentamos e classificamos seu inventário remanescente e, em seguida, vendemos aos anunciantes, tornando o seu site mais lucrativo. Mas além dos espaços não vendidos, também negociamos 100% de todo o espaço com estratégias capazes de aumentar o seu eCPM.
Inventário premium
Inventário premium é o espaço de anúncio que possui segmentos definidos. Isso valoriza o inventário e, consequentemente, são mais requisitados pelos anunciantes, tornando-os mais competitivos.
Devido a classificação mais clara, os anúncios são melhor direcionados e a publicidade não se dispersa entre o público que não corresponde ao target. Por ser entregue ao público certo, a lucratividade geral aumenta.
Maneiras de vender inventário
Você pode aproveitar ao máximo seu inventário vendendo-o de várias maneiras:
- Venda direta: você pode ter uma equipe interna que se encarrega de negociar diretamente o preço de seus espaços publicitários com os anunciantes.
- Programática garantida: outra opção para vender inventário é a programática garantida. Nesse acordo, o comprador concorda em comprar um número fixo de impressões, enquanto o publisher ou desenvolvedor de aplicativo entrega a quantidade exata de impressões.
- Lances em tempo real: tecnologia que permite que vários anunciantes participem de um leilão que acontece em tempo real. Os publishers e desenvolvedores de aplicativos oferecem seu inventário a um preço mínimo, enquanto os anunciantes precisam fazer lances para esse inventário. O lance mais alto vence.
- Mercados privados: o inventário é vendido em um ambiente de lances em tempo real, mas o inventário está disponível apenas para anunciantes ou compradores selecionados. O editor define o preço e as restrições de acesso e convida os compradores a fazer lances.
Quem deve ver o espaço de anúncio do seu domínio?
Para obter a melhor lucratividade do espaço de anúncio, você deve disponibilizá-lo em uma plataforma confiável. Uma das mais populares é o Google Ad Manager, é possível realizar venda direta, monetizar com Google Adsense e Google Adx e Google AdMob, além de fazer parceria com diferentes ad networks como a Grumft.
Dentro do Ad Manager, os anunciantes podem ver, selecionar o segmento desejado e fazer os lances compatíveis com o anúncio e o propósito da campanha.
Otimizar a receita do inventário
Publishers e anunciantes têm a tarefa de otimizar a eficácia do inventário. Na compra programática, isso significa usar várias plataformas do lado da oferta (SSP) para os publishers, enquanto os anunciantes utilizam plataformas do lado da demanda (DSP). Isso pressiona as operações de anúncios, maximizando o ganho dos publishers e melhorando o desempenho das campanhas dos anunciantes.
Soluções prontas
Pode ser interessante para alguns publishers e desenvolvedores de aplicativos móveis dedicar um tempo para pesquisar possíveis soluções “prontas para uso”. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de lançamento no mercado e a possibilidade de se concentrar no negócio principal: conteúdo e compra e venda de inventário de publicidade.
Por ser uma agência full service, a Grumft é capaz de monetizar seu site em diversas plataformas, além de cuidar do gerenciamento tecnológico de todo o seu site.
Uso de automação
Um dos fatores mais importantes é considerar o uso de automação. Embora você possa ter todos os sistemas e processos de que precisa, quando depende do esforço manual, as atividades sempre parecerão restritas.
A chave para aumentar a eficiência é a automação de dados transacionais da troca integrada para atividades de relatório e análise, bem como inventário direcionado e gerenciamento de campanhas.
Pensamentos finais
A publicidade programática tem evoluído ao longo dos anos para promover um mercado mais eficiente e econômico. Para anunciantes, publishers e desenvolvedores de aplicativos que desejam aproveitar ao máximo suas atividades programáticas, estar atento ao ad inventory e parceiros de demanda é essencial, pois garantirá que os processos sejam eficientes e realizados corretamente.
Uma agência de mídia programática, especialmente uma full service, pode desempenhar um papel importante. Sem simplificar as atividades de uso intensivo de dados, associadas às melhores práticas, possibilita que você economize um esforço valioso nos seus investimentos em publicidade digital e produção do inventário de conteúdo. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada.