Ad network é um conceito fundamental do marketing digital. Aliás, elas surgiram em meados da década de 90, permitindo que os anunciantes comprassem espaço de anúncio em diversos sites e aplicativos de forma automatizada.
Desse modo, as ad networks prosperaram no mercado publicitário em virtude da modernização de todo o processo de compra e venda de anúncios. Afinal, elas se posicionam como intermediárias entre a oferta e a demanda.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender o que é uma ad network, conhecer algumas vantagens dessa parceria, além de descobrir um novo conceito, o full service ad network.
O que é uma Ad Network?
Uma ad network é uma plataforma que atua como intermediário entre um grupo de publishers e desenvolvedores de aplicativos e um grupo de anunciantes (agências/marcas).
Sobretudo, elas ajudam marcas e agências a comprarem inventário de anúncio de diferentes publishers e desenvolvedores. Mas algumas vão ainda mais longe, pois se propõem a atuar com full service de tecnologia. Ou seja, elas otimizam a receita do publisher por meio de estudos estratégicos, gestão e infraestrutura do site a longo prazo.
Antes de mais nada, você precisa saber que o termo ad network é usado exclusivamente para se referir à publicidade online. Antigamente, elas apenas coletavam o inventário de anúncio remanescente de diferentes publishers e desenvolvedores de aplicativos, em seguida empacotava conforme os diferentes formatos e tamanhos, categorias, segmentos de público, região, etc., e logo depois vendiam o conjunto de impressões aos anunciantes parceiros.
Semelhantemente, mas de forma estratégica, na atualidade as ad networks trabalham para oferecer ofertas exclusivas a preços premium. Para alcançar esse nível de operação, elas compram, antecipadamente, inventário de anúncio de diferentes publishers e desenvolvedores de aplicativos renomados para depois revender. Mesmo que os preços sejam mais altos, os anunciantes garantem um posicionamento premium.
Como funciona uma Ad Network?
Resumidamente, uma ad network funciona da seguinte maneira:
- Agrega um grande número de publishers para fornecer inventário aos anunciantes em um leilão;
- O anunciante pode configurar as campanhas diretamente usando o painel de gerenciamento de campanha ou configurar pixels de um ad server de terceiros para fins de verificação e relatórios consolidados ao executar a campanha em várias ad networks e em negócios diretos com o publisher;
- O anunciante configura os parâmetros da campanha (como segmentação, orçamento, limites de frequência etc.) e o publishers insere a ad tag da ad network no site;
- Quando o anúncio é publicado, o anunciante pode alternar vários banners no site usando o painel de gerenciamento de campanha da rede de anúncios sem precisar entrar em contato com o publisher.
Por ser um intermediário, a ad network fica com uma parte da receita de anúncios.
Tipos de Ad Network
Existem diferentes tipos de ad networks e o segmento de sites e aplicativos atendidos por elas. Entre os principais tipos estão:
- Desempenho e afiliados: trabalham normalmente usando um modelo de compartilhamento de receita;
- Específicas de inventário: oferecem um tipo específico de inventário de anúncios;
- Premium: trabalham com publishers populares;
- Segmentadas: oferecem recursos de segmentação específicos integrados ao ad server;
- Verticais: específicas de um setor.
Independentemente do tipo de ad network, elas basicamente têm acesso aos números de audiência de diversos domínios e abre portas para que o publisher cresça.
Por meio dos dados que essas empresas coletam, é possível fazer a separação por segmentos, empacotar e oferecer aos anunciantes, que escolhem o segmento conforme o produto ou serviço que desejam divulgar.
4 Benefícios das Ad Networks para publishers e desenvolvedores de aplicativos
Sobretudo, o benefício que todo publisher e desenvolvedor de aplicativo já conhece sobre a parceria com uma ad network, é a oportunidade de vender o inventário remanescente. Mas algumas cobrem até 100% desse inventário e ainda oferecem inventário premium, além de incluir vantagens como:
- Oportunidade de anunciar o inventário de uma forma eficiente e qualificada;
- Abre portas para pequenos e médios publishers e desenvolvedores de aplicativos crescerem e gerar mais oportunidades;
- Aumentar o lucro por meio de anúncios mais adequados ao site ou aplicativo;
- Os publishers optam por uma full service ad network podem focar especificamente na produção de conteúdo de qualidade e deixar de destinar um tempo valioso em atividades que incluem manutenção técnica e gerenciamento do site, etc.
5 Benefícios das Ad Networks para marcas e agências
As ad networks também podem oferecer muitos benefícios para os anunciantes, incluindo:
- Alcance e limite de frequência aplicados em todas as campanhas;
- Gerar e centralizar relatórios;
- Configurar a campanha apenas uma vez e vinculá-la em diferentes domínios e aplicativos sem a necessidade de assinar contratos ou falar com cada publisher ou desenvolvedor de aplicativo;
- Eficácia de segmentação e um alcance maior para aumentar o índice de vendas;
- Trabalhar com uma equipe especializada, com a expertise que englobam a audiência do site ou aplicativo com o público-alvo do anunciante.
Vantagens de parceria com uma Ad Network
- Gera a oportunidade de domínios anunciarem seus inventários de uma forma eficiente e qualificada;
- Abre portas para pequenas e médias empresas crescerem, ganhando espaço e gerando grandes oportunidades;
- Os publishers ganham a oportunidade de aumentar o lucro devido aos anúncios mais adequados em seus sites;
- Oferece qualidade, eficácia, segmentação e um alcance maior para os anunciantes, aumentando o índice de vendas;
- Negociações mais qualificadas, que englobam o público-alvo do site com o do anunciante.
Ad networks mais populares do mercado
As ad networks conectam publishers e marcas que desejam exibir suas marcas online. Resumidamente, as principais plataformas que facilitam essa conexão são:
Para publishers
As ad networks mais populares entre os publishers são:
Veicula anúncios dentro da própria rede:
- Google AdSense: poucas opções de tamanhos e formatos
- Taboola: apenas native ads
- Facebook Audience Network: anúncios do Instant Article
Veicula anúncios de diferentes plataformas conectadas (mídia programática)
- Grumft: muitas opções de tamanhos e formatos da web
- Google Ad Exchange (Adx): muitas opções de tamanhos e formatos da web
Para anunciantes
Para os anunciantes com anúncios de alta qualidade atraentes, as mais populares são:
- DV 360: muitas opções de tamanhos e formatos da web (mídia programática)
- Google Ads: poucas opções de tamanhos e formatos
- Facebook Ads: redes sociais
- TikTok Ads: redes sociais
Ad Networks e Programática Direta
A programática direta é um modelo sem leilão de compra de tráfego e ocorre fora do real time bidding (RTB), mas com a mesma capacidade de selecionar e segmentar o público dentro da própria plataforma.
Esse modelo ajuda marcas e anunciantes a se conectarem com publishers e desenvolvedores de aplicativos, depois que a ad network empacota os inventários específicos (formatos especiais, posicionamento, públicos, etc.) para oferecer aos compradores.
Todo o processo é automatizado, o que torna a programática direta uma das melhores maneiras de impactar o público-alvo por meio da compra de inventário premium. A programática direta é muito popular entre as grandes marcas, que veiculam campanhas de branding usando formatos de anúncio premium, geralmente na home e página inteira.
Diferença de programática direta e outros tipos de transações
Em síntese, a programática direta está entre o sistema tradicional de reservas e o leilão aberto. O publisher ou desenvolvedor de aplicativo ignora os leilões e vende o ad inventory a um custo fixo por mil (CPM) para um ou vários anunciantes.
No RTB o inventário é oferecido para todos os compradores e o lance mais alto ganha o direito de exibir o anúncio, enquanto os acordos diretos envolvem mais segurança e transparência, mas precisam ser negociados. Em outras palavras, existe mais envolvimento humano do que qualquer outro acordo programático. Esse tipo de oferta é subdividida em dois tipos de transações:
Programática garantida
Quando os anunciantes negociam a compra do inventário direto com a ad network, publisher ou desenvolvedor de aplicativo, mas não se prende aos processos manuais.
O comprador garante a compra de um número fixo de impressões de anúncio, enquanto o publisher garante a entrega do número exato de impressões, em um determinado período, por um preço fixo.
Benefícios para anunciantes
- Inventário melhor: as impressões garantidas geralmente são aplicadas apenas ao melhor inventário e posicionamento de anúncio.
- Volumes garantidos e preço fixo: saber antecipadamente o preço, espaços e posicionamentos de anúncio estão comprando.
Benefícios para publishers e desenvolvedores de aplicativos
- Venda garantida: certeza de vender todo o inventário.
- Custo fixo: saber antecipadamente o custo de venda dos anúncios.
Preferred Deal
Também conhecida como programática não garantida, o comprador tem preferência por dar um lance no preço negociado, mas não é obrigado a dar um lance. As preferred deals oferecem a opção de reservar o inventário por um preço premium.
Benefícios para anunciantes
- First look: poder acessar o inventário primeiro e encontrar os melhores posicionamentos para o público-alvo mais rápido do que no leilão aberto.
- Mais controle com preço fixo: saber o preço exato do inventário.
Benefícios para publishers e desenvolvedores de aplicativos
- CPM maior devido ao acesso preferencial: em vez de leiloar, o anunciante geralmente compra o inventário após a first look, o que resulta em um CPM mais alto para os publishers e desenvolvedores de aplicativos.
- Venda rápida do inventário: não há necessidade de participar do leilão, pois todo o inventário pode ser vendido a um comprador.
Ad Network x Ad Server
Enquanto o ad server gerencia anúncios self service, desde a configuração até o rastreamento e gerenciamento de anúncios, a ad network ajuda anunciantes a encontrar os publishers certos para exibir os anúncios.
Portanto, são as ad networks que configuram o CPM/CPC/CPL/CPA, coleta o inventário de anúncio e distribui os anúncios com base em vários dados analíticos. Além disso, elas armazenam esses dados em um sistema próprio de rastreamento, produzindo relatórios e gerenciando as publicações.
Dessa forma, elas facilitam a operação de anunciantes, que podem focar na validação de leads, enquanto os publishers podem investir tempo em produzir conteúdo de qualidade.
Ad Network x Ad Exchange x DSPs: principais diferenças
Em resumo, listamos as principais diferenças entre as ad networks, ad exchanges e DSPs.
Ad Networks
- Características: intermediário entre publishers e anunciantes;
- Usuários-alvo: marcas, publishers, agências e DSPs;
- Transparência: depende da ad network, portanto é importante que os anunciantes exigem transparência sobre a disponibilidade de inventário, dados de segmentação, relatório de desempenho, taxas da plataforma e relacionamento com as agências;
- Preços: pré-negociado ou determinado no leilão header bidding;
- Tráfego: inventário da rede de publishers da plataforma;
- Otimização de campanha: leva tempo para implantar;
- Qualidade do inventário: geralmente inventário premium, segmentos de público-alvo específicos oferecidos aos anunciantes de nicho;
- Segmentação de público: segmentos predefinidos e os anunciantes não podem alterá-los ou atualizá-los.
Ad Exchanges
- Características: open marketplace para todos os players de publicidade;
- Usuários-alvo: anunciantes, publishers, agências, ad networks, ATDs, DSPs e SSPs;
- Transparência: os anunciantes sabem de quais publishers estão comprando espaço de anúncio e os publishers sabem para quais anunciantes estão vendendo. Muitas vezes, as páginas nas quais os anúncios são veiculados também podem ser rastreadas. Algumas ad exchanges permitem que os anunciantes vejam os lances dos concorrentes. Os publishers podem acessar os criativos de diferentes anunciantes e seus lances.
- Preços: RTB, por isso muda de acordo com os lances;
- Tráfego: muito e todo o tipo de inventário oferecido pelas ad networks, incluindo inventário remanescente;
- Otimização de campanha: pode ser realizado em tempo real;
- Qualidade do ad inventory: o inventário premium já foi comprado pelas ad networks, que o revende;
- Segmentação de público: os anunciantes podem segmentar os usuários com mais precisão aplicando filtros e ajustes personalizados.
DSPs
- Características: plataforma onde os anunciantes podem comprar espaço de anúncio programaticamente;
- Usuários-alvo: anunciantes;
- Transparência: os anunciantes e compradores podem escolher de quem deseja comprar inventário;
- Preços: lances automatizados em tempo real;
- Tráfego: muito tráfego oferecido pelas ad exchanges;
- Otimização de campanha: pode ser realizado em tempo real;
- Qualidade do ad inventory: de alta qualidade e escalonável por se comunicarem com as SSPs;
- Segmentação de público: os anunciantes podem segmentar o público por demografia, localização, comportamento de navegação, etc.
Evolução das Ad Networks
Atualmente existe uma linha tênue que distingue as ad networks das SSPs. Assim como as ad networks oferecem soluções e funcionalidades que até hoje só estavam disponíveis por meio das SSPs, as SSPs também estão implementando alguns recursos que até então eram oferecidos apenas por ad networks, como a programática direta.
Além disso, as ad networks também podem adicionar mecanismos programáticos que otimizam o fornecimento de RTB, além de conectar o inventário remanescente a DSPs selecionadas com o objetivo de aumentar o fill rate dos publishers e desenvolvedores de aplicativos.
Full Service Ad Network
Nesse sentido, cada vez mais os publishers estão recorrendo a full service ad network para economizarem o tempo gasto em otimização, atualização, manutenção, administração de servidor, monetização e outras demandas para focar atenção nas atividades principais do negócio e aumentar o faturamento a longo prazo.
Sobretudo, quando você precisa contar com freelancers ou a sua equipe de desenvolvimento não consegue lidar com as diversas funções, é possível recorrer a uma grande agência especializada em websites e tecnologia de anúncios.
Por certo, essas equipes geralmente são completamente integradas e fornecem um conjunto completo de serviços, entre outras demandas, que só uma full service ad network para websites é capaz de gerenciar com agilidade e eficiência. Em princípio, a vantagem de ter como parceira uma full service ad network, é que essa empresa pode realizar o projeto corretamente e de forma transparente.
Pensamentos finais
Em suma, as ad network reúnem publishers, desenvolvedores de aplicativos e marcas e agências. Em outras palavras, elas atuam como intermediárias no processo de compra e venda de inventário e melhoram os resultados de publishers, desenvolvedores e anunciantes por meio de análises estatísticas.
Por fim, existem diferentes maneiras de usar uma ad network, como reserva de inventário, melhora na qualidade de exibição, aumento do fill rate, tranquilidade de poder contar com um time especializado, que trabalham lado a lado com seus parceiros na promoção de um crescimento acelerado.
Se você deseja fazer parceria com uma ad network ou conhecer um pouco mais do conceito de full service ad network, a Grumft pode te oferecer diversos benefícios. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada!