- 28 de novembro de 2018
- 5
- Full Service, Mídia Programática, Para Anunciantes
- Atualizado em 25 de maio de 2022 às 9:02
- 6 min
- By Fernanda Calandro
Ad Network: 5 vantagens de parceria
O segmento de Ad Network cresceu vertiginosamente no mercado publicitário digital nos últimos anos. O serviço que elas oferecem é a melhor opção para quem quer melhorar a qualidade e a quantidade de audiência no site e em seus anúncios.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções Full Service para websites. Nesse artigo, você vai entender o que é uma Ad Network e conhecer algumas vantagens de fazer parceria com uma.
Leia mais: MCM Google: tudo sobre a substituição do SPM
Sumário
O que é uma Ad Network
O termo Ad Network refere-se a uma rede que faz a ponte entre o publisher (interessado em abrir espaço para anúncio em seu site) e os anunciantes, modernizando o processo de negociação, que antes era feito manualmente.
Tipos de Ad Network
Para você entender melhor sobre isso, primeiro conheça aos dois segmentos de sites:
- Verticais: específicas de um setor, como moda, automotivo ou negócios.
- Premium: oferecem inventário de publishers populares.
- Específicas de inventário: oferecem um tipo específico de inventário de anúncios, como vídeo ou celular.
- Segmentadas: oferecem recursos de segmentação específicos integrados ao Ad Server.
Uma Ad Network possui os números de audiência de diversos domínios, incluindo os de pequeno e médio porte, o que abre portas para eles crescerem. Esses dados sobre os sites são separados por segmentos, formando um “pacote”, que é disponibilizado para os anunciantes.
Com a disponibilidade dos inventários, os anunciantes escolhem um segmento de acordo com seu produto ou serviço e decide qual valor vai ofertar por determinados sites, tornando assim a compra mais qualificada.
Leia mais: Banner ads: implemente os tamanhos de melhor desempenho
Como funciona uma Ad Network?
A Ad Network agrega publishers com inventário disponível para os anunciantes criar campanhas detalhando orçamento, público-alvo, entre outras especificações.
Uma tag da Ad Network é inserida no site pelo publisher e quando há correspondência entre a campanha e o espaço oferecido pelo publisher, o anúncio é enviado para a página do site. Por ser um intermediário, a Ad Network fica com uma parte da receita de anúncios.
Como funciona os leilões online de compra e venda de mídia?
Essas compras são feitas através de leilões. Cada anunciante faz a sua oferta para o inventário escolhido, vence quem fornecer os anúncios mais relevantes com o maior valor para os publishers. Em poucas palavras, o fluxo de compra e venda de mídia programática funciona da seguinte forma:
- O proprietário do site insere a impressão do anúncio em leilão (SSP)
- Os anunciantes oferecem lances para a impressão (DSP)
- O licitante disposto a pagar o valor mais alto ganha a impressão do anúncio
- O anúncio é veiculado no site para o usuário
- O usuário é impactado pelo anúncio
Apesar das muitas etapas envolvidas, todo esse processo acontece em milésimos de segundos. Os lances concorrentes são calculados por algoritmos e uma série de análises para determinar automaticamente o lance mais econômico.
Por exemplo, se o usuário que clicou no site for um forte cliente em potencial para determinado anunciante, com base em seus dados e perfil on-line, o lance veiculado para a impressão será maior.
Transação do inventário de anúncios
A transação do inventário de anúncios programáticos pode ser feita de quatro maneiras diferentes entre os anunciantes. Essas variantes diferem em termos de seu modelo de preços e da natureza do inventário. Com a ajuda dos sistemas envolvidos e dos quatro modelos de transação, a publicidade programática oferece a possibilidade de minimizar o desperdício e veicular a publicidade individual com mais eficiência e sucesso para um público-alvo específico por meio de um sistema de autoaprendizagem, onde o interesse dos publishers e anunciantes são considerados no processamento dos dados.
Leia mais: Como monetizar seu site
Real Time Bidding
Também conhecido como Open Market Place, Open Exchange ou Open Auction, as impressões individuais são leiloadas em tempo real em um mercado aberto por meio do Ad Exchange.
As informações estão disponíveis para cada impressão a ser vendida e quais algoritmos usam para decidir se é um alvo relevante para um anunciante. Isso funciona de maneira semelhante à negociação de alta frequência na bolsa de valores. O vencedor de um leilão paga um centavo a mais do que o segundo maior lance.
Porém, ao comprar espaço publicitário usando o Real Time Bidding, nem sempre o anunciante sabe em quais páginas a publicidade será exibida.
Leilão Privado
Por outro lado, se apenas determinados anunciantes tiverem permissão para participar de um leilão, isso será chamado de leilão privado. O processo corresponde ao da licitação em tempo real. No entanto, os publishers podem restringir os anunciantes por meio de uma whitelist e blacklist. Em detalhes, isso significa que as empresas podem ser excluídas do leilão com o qual um publishers já teve experiências ruins.
Programática Garantida
Outro método é a garantia automatizada. Também chamado de programática direta, transação privada ou programática garantida, a venda das impressões não se baseia em um modelo de leilão. Em vez disso, ocorrem negociações diretas entre o publisher e o anunciante. Os anunciantes concordam com um preço fixo e um número definido de impressões. No entanto, a infraestrutura de publicidade programática é usada para entregar a publicidade para uma implementação mais fácil e rápida da campanha publicitária. A publicidade comprada via programática garantida tem a maior prioridade quando se trata de playout.
Taxa Fixa Não Reservada
O quarto modelo de transação é chamado de Taxa Fixa Não Reservada. Ou seja, a venda do inventário de publicidade é muito semelhante ao processo da programática garantida, mas a diferença é que nesse modelo, a quantidade de impressões vendidas não é especificada durante a negociação.
5 vantagens de contratar uma Ad Network
- Gera a oportunidade de domínios anunciarem seus inventários de uma forma eficiente e qualificada;
- Abre portas para pequenas e médias empresas crescerem, ganhando espaço e gerando grandes oportunidades;
- Os publishers ganham a oportunidade de aumentar o lucro devido aos anúncios mais adequados em seus sites;
- Oferece qualidade, eficácia, segmentação e um alcance maior para os anunciantes, aumentando o índice de vendas;
- Negociações mais qualificadas que englobam o público alvo do site com o do anunciante.
Ad Network Full Service
Como você já sabe, a tecnologia de anúncios e páginas web estão em constante evolução e atualização. Porém, isso torna cada vez mais desafiador para os publishers, marcas e anunciantes acompanharem essa evolução por falta de uma equipe especializada.
Cada vez mais publishers, marcas e anunciantes estão recorrendo a Ad Network Full Service para economizarem o tempo gasto em otimização, atualização, manutenção, administração de servidor, monetização e outras demandas para focar atenção nas atividades principais do negócio e aumentar o faturamento a longo prazo.
Quando você precisa contar com freelancer ou a equipe de desenvolvimento e esse profissionais não conseguem fazer o trabalho ou lidar com as diversas funções, é possível recorrer a uma grande agência que oferece uma equipe Full Service para websites.
Essas equipes geralmente são totalmente integrada e fornece um conjunto completo de serviços, incluindo manutenção técnica, geranciamento de sites, Implementação de atualizações de software e novas funcionalidades, integrações com APIs, atualizações de design, segurança do site, testes e otimização de performance; SEO, acessibilidade e boas práticas na interface da aplicação, Identificação de gargalos, entre outras demandas que uma Ad Network Full Service para websites é capaz de gerenciar essas ações com muita agilidade e eficiência.
A maior vantagem de ter como parceiro uma Ad Network full service, é que essa empresa poderá realizar o projeto corretamente e de forma transparente.
Leia mais: Ad Network Full Service: o que é e quais as vantagens
Pensamentos finais
Em suma, uma Ad Network pode oferecer diversos benefícios para publishers e anunciantes. Do lado do editor, uma rede de anúncios pode oferecer uma maneira fácil de vender uma grande quantidade de inventário, mesmo que a receita por impressão seja menor do que com vendas diretas.
Enquanto do lado do anunciante, os principais benefícios são o aumento do alcance, a flexibilidade dos modelos de pagamento e a redução de custos. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo em 2022.
Comments (5)
Entenda a importância da DSP para o meio de mídia programática
at 3 de dezembro de 2018[…] Quer entender melhor sobre empresas Ad Networks? Aprenda em nosso outro artigo – Conheça 5 vantagens de contratar uma empresa Ad Network […]
Descubra 10 vantagens de possuir um blog pessoal ou empresarial
at 13 de dezembro de 2018[…] Quer entender melhor sobre o que são Ad Networks? Confira em outro artigo nosso – Conheça 5 vantagens de contratar uma empresa Ad Network […]
Descubra como anunciar em seu site sem atrapalhar a leitura do usuário
at 7 de janeiro de 2019[…] Em outro artigo falamos um pouco sobre essas companhias – Conheça 5 vantagens de fazer parceria com uma Ad Network […]
Saiba mais sobre a importância do inventário de mídia do seu site
at 14 de fevereiro de 2019[…] Algumas agências Ad Networks cobrem não só o calhau, ou seja que sobrou, e sim 100% de todo o espaço disponibilizado pelo publisher. Quer entender mais sobre essas empresas? Aprenda seus conceitos em outro artigo nosso – Conheça 5 vantagens de fazer parceria com uma Ad Network […]
Mídia programática na publicidade de alimentos e bebidas - Publicidade Digital
at 17 de junho de 2021[…] bebidas. Seu criativo precisa ser impactante e memorável, pois mesmo com os sistema sofisticado da Ad Network quando se trata de atingir públicos e otimizar desempenho, existem outras marcas de alimentos e […]