App Open Ads (anúncios de abertura do app): Como Exibir?


App open ads

Disponível no AdMob desde março deste ano, os app open ads (também chamados de open app) tornaram-se, em pouco tempo, um dos formatos preferidos dos publishers e desenvolvedores de aplicativos.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes.

O que são App Open Ads?

Os app open ads (anúncios de abertura do aplicativos) é um formato de anúncio especial, destinados aos que desejam monetizar a experiência de carregamento de aplicativos para dispositivos móveis. Esse formato de anúncio é veiculado quando um usuário abre ou volta para o seu aplicativo. É possível fechar os anúncios de abertura do app a qualquer momento, além disso, eles são projetados para aparecer quando o seu aplicativo móvel está em primeiro plano na tela do usuário.

Os App Open Ads Substituíram os Interstitials Ads?

Até pouco tempo, funções semelhantes eram realizadas com os interstitial ads, mas usá-los na tela de carregamento estava causando problemas, como enviar mensagens de aviso e cliques acidentais.

O Google aprimorou o desempenho e a usabilidade do anúncio de abertura do app ajudar publishers e desenvolvedores a maximizar a receita geral do app, resultando em CTRs mais altas e um eCPM médio maior.

Implementação Recomendada dos App Open Ads

Confira o resumo passo a passo da animação que você viu anteriormente:

app open ads

  1. Iniciar o aplicativo na tela inicial;
  2. Mostrar tela inicial/carregando;
  3. Mostrar app open ad acima da tela inicial/carregamento;
  4. Após fechar o anúncio, deve aparecer a tela principal do app.

A etapa mais importante ao implementar o app open ad é a etapa 3. Garanta que a tela inicial/carregamento apareça em segundo plano enquanto o anúncio de abertura do app estiver aparecendo.

Além de aparecer quando o usuário inicia o aplicativo, o app open ad também pode aparecer quando o usuário retornar ao aplicativo. Veja um exemplo de exibição do anúncio de abertura do app quando o usuário retorna ao aplicativo:

app open ads

Implementação Obsoleta dos App Open Ads

Veja algumas implementações que não são recomendadas nas diretrizes.

  • Nenhum conteúdo exibido no plano de fundo do anúncio de abertura do app: a tela que estava visível pouco antes da exibição do anúncio não foi preservada.

app open ads

  • Se o app open ad for exibido após a exposição da tela de abertura de conteúdo do aplicativo: esse formato só deve ser exibido antes que o usuário possa interagir com o aplicativo.

app open ads

O que Observar Antes da Implementação do App Open Ad?

Impressões de Anúncios Relacionadas

Assim como em outros formatos, o anúncio precisa carregar antes de aparecer. Portanto, os anúncios não podem aparecer nos seguintes casos:

  • Quando o usuário abre o app pela primeira vez após a instalação;
  • Quando um aplicativo que entrou no estado de segundo plano durante o pré-carregamento de um anúncio é completamente fechado (removido da memória) e reiniciado (quando o aplicativo é completamente fechado, os anúncios também são removidos da memória).
  • Os anúncios não são mais válidos (anúncios com mais de 4 horas após o request ad serão invalidados. Portanto, nesse caso, é necessário um novo request em vez de exibir o anúncio em cache).

Conforme explicado no último item pontuado sobre o tempo de validade do anúncio, o app open ad pode ser exibido apenas quando o usuário iniciar o aplicativo novamente após 4 da última abertura.

Área de Marca do Aplicativo

Se o aplicativo estiver registrado no Google Play/App Store, o nome e o ícone do aplicativo aparecem automaticamente na parte superior do anúncio conforme o exemplo:

app open ads

Porém, se o app ainda não tem registro na loja ou o nome for diferente do registro, o nome ou ícone não aparece dessa forma, ademais, não há como configurar manualmente.

Implementação dos App Open Ads (Android)

O exemplo consiste em duas atividades e cada uma é configurada para expor o anúncio de abertura do app.

Como Adicionar o SDK de Anúncios para Dispositivos Móveis do Google?

Se você vai monetizar com Admob, para usar os anúncios de abertura de app, integre o SDK dos anúncios para dispositivos móveis do Google versão 19.7.0 ou posterior. O Google disponibiliza um guia para publishers e desenvolvedores de aplicativos para Android / IOS.

Além disso, no GitHub você encontra todos os exemplos necessários para implementar o app open ad ao seu aplicativo móvel em Java e Kotlin.

Práticas Recomendadas

Mantenha as práticas recomendadas para os usuários gostarem do seu aplicativo. Portanto:

  • Exiba o app open ad depois que os usuários o usarem algumas vezes.
  • Mostre apenas no momento que os usuários esperam o carregamento do aplicativo.
  • Se você tiver uma tela de carregamento abaixo do app open ad e a tela de carregamento concluir o carregamento antes que o anúncio seja dispensado, é recomendável dispensar a tela de carregamento no método onAdDismissedFullScreenContent().

Melhores Experiências de Anúncios

O Play Console atualizou a política do programa para desenvolvedores, o que significa que os desenvolvedores devem seguir as diretrizes de anúncios para garantir experiências de alta qualidade aos usuários que usam aplicativos do Google Play. Portanto, os anúncios podem não aparecer se você não seguir as regras.

Pensamentos Finais

Em suma, os anúncios de abertura de app é uma ótima maneira de adicionar uma nova fonte de receita ao seu aplicativo. Fique atento às políticas do programa, as boas práticas e as atualizações sobre as melhores experiências de anúncios para evitar surpresas desagradáveis.

Se você está disposto a experimentar a monetização ou anúnciar com o formato app open ad, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada!

Quer receber nossos conteúdos?

Sobre a Grumft

Nós ajudamos centenas de publishers e desenvolvedores de aplicativos a monetizar seus sites e apps, principalmente em economias emergentes, sem prejudicar a experiência do usuário.

Por meio de parcerias com marcas e agências, anunciantes de diferentes setores estão se beneficiando de impressões qualificadas por Compra de Mídia, Programática Garantida e Preferred Deal.

Nossos produtos estão gerando receita em milhares de anúncios neste exato momento. Tire suas dúvidas ou faça um teste conosco.