Aquisição de usuário de apps: tudo que você precisa saber


Aquisição de usuários de app

Claro que você já passou por diversos desafios ao idealizar seu app e codificar, mas criar estratégias sólidas de aquisição de usuários móveis é mais uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai conhecer táticas que te ajudarão a enfrentar grandes desafios para encontrar novos usuários para o seu aplicativo e convertê-los em clientes pagantes.

Contextualizando o usuário móvel e a utilização de apps

Com mais de 6,3 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo, não é surpresa que a indústria de aplicativos móveis esteja prosperando. Logo pela manhã o sono de uma pessoa é interrompido pela música favorita em um aplicativo de mp3. Ao se espreguiçar, ela se envolve em uma conversa curta em um app de mensagens, antes de dar uma olhada no feed de suas redes sociais, Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin.

Durante a rotina matinal, pode ser que essa pessoa navegue por três ou quatro plataformas de comércio eletrônico de sua preferência quando ainda tem dinheiro na conta. Se for dia de folga, ao navegar pelos aplicativos de streaming ela vai procurar novas séries ou continuar alguma de onde parou.

Apenas nesse curto período de tempo, essa pessoa já se envolveu com no mínimo 10 aplicativos. E isso é apenas a ponta do iceberg com 5.5 milhões de aplicativos Android, Apple e Amazon em março de 2022.

O que é aquisição de usuário (UA)? 

A aquisição de usuários móveis (UA) é uma questão de estratégia e abordagens para tornar o marketing de seu aplicativo um sucesso viral. Esse é um processo de marketing que introduz novos serviços e produtos para atrair novos usuários.

O objetivo principal é gerar instalações de aplicativos. Embora existam inúmeras ferramentas e canais para incentivar isso, existem alguns que se destacam. 

Confira algumas estratégias que estão funcionando atualmente:

Estratégias de aquisição de usuários

O alcance orgânico ajuda, mas ele nunca será suficiente devido à concorrência existente.

Por isso, é necessário identificar as tendências e estratégias de aquisição de usuários para reduzir o desperdício de gastos com anúncios. Portanto:

Estratégias de aquisição de usuários

1.Otimize as páginas da App Store (ASO)

As lojas de aplicativos são as suas vitrines, seja no Google Play, iOS ou Amazon. Aqui é onde o usuário terá a primeira impressão sobre o seu app e você deseja que esta vitrine esteja impecável para seus usuários em potencial. Portanto, certifique-se de que esteja bem projetado e certifique-se de que:

  1. Seu aplicativo pareça bom;
  2. Use palavras-chave para otimização de mecanismos de pesquisa;
  3. Seu ícone em dispositivos móveis se destaca entre os demais.

Uma boa otimização da loja de aplicativos pode aumentar significativamente o número de downloads do seu app.

2. Use as redes sociais

O marketing de mídia social é uma área que todas as empresas usam hoje em dia e ficar fora disso não é uma opção considerando que a aquisição de usuários através delas:

  1. É uma forma fácil de compartilhar informações ou notícias sobre os aplicativos que você desenvolve com parceiros e usuários;
  2. Não tem custo;
  3. Você não perde tempo;
  4. É fácil compartilhar vídeos e imagens sobre o jogo ou os aplicativos desenvolvidos;
  5. Você pode se envolver com seus usuários ou usuários potenciais;

O ideal é usar um serviço onde seja possível agendar postagens de mídia social de um dia inteiro de forma rápida e prática.

3. Evite custo de instalação 

Isso pode parecer uma forma de desviar das estratégias usuais, mas existem razões para evitar o custo de instalação. Embora seja uma abordagem comum para adquirir usuários móveis, os resultados trazem problemas como atrair usuários com baixo LTV (valor de vida útil).

4. Tenha um plano orçamentário

Embora o desenvolvimento de aplicativos seja relativamente barato quando você recorre a uma empresa profissional de desenvolvimento de aplicativos móveis, a aquisição de usuários precisa estar no seu orçamento.

É fundamental que o plano orçamentário esteja pronto antes de iniciar a contratação. Pois isso permitirá que você realize as suas campanhas publicitárias, produza conteúdo multimídia e colete dados relacionados ao usuário.

5. Segmente corretamente

Imagine projetar um aplicativo/jogo otimizado e, em seguida, segmentar a clientela errada. O desperdício de tempo, esforço e dinheiro será gigantesco. Portanto, logo que você terminar de desenvolver o aplicativo/jogo, pense no mercado em que deseja alcançar seus usuários. Isso pode estar relacionado à localização, idade e/ou preferência.

Depois de selecionar um mercado adequado, adquirir usuários pode ser mais fácil. Além disso, você sempre pode contar com ferramentas gratuitas que farão o trabalho por você e aumentarão o número de novos usuários.

6. Crie uma lista de discussões

Mesmo depois de anos, criar uma lista de discussões para aquisição de usuários é necessário, gratuíto, tem inúmeras vantagens e ainda é um verdadeiro sucesso. Através delas é possível:

  1. Se conectar pessoalmente com os usuários;
  2. Seus usuários podem ser avisados ​​antecipadamente sobre atualizações e cross promotion dos jogos ou aplicativos que você desenvolve;
  3. Falar com seus usuários e deixá-los falar com você;
  4. Obter feedback e classificações sobre os aplicativos e jogos.

Isso certamente irá acelerar a aquisição de usuários.

7. Considere o valor da vida útil por usuários

Embora a aquisição de usuários seja fundamental, você precisa determinar o valor dos usuários antes de adquiri-los. Portanto, analise o LTV. Para isso, você não terá custo algum, mas você precisa considerar os seguintes fatores:

  1. Viralidade;
  2. Monetização;
  3. Retenção.

Depois de encontrar o primeiro usuário com um LTV mais alto, será mais fácil encontrar outros usuários semelhantes.

8. Sua mensagem deve ressoar entre o público-alvo

Toda marca só atrai clientes com uma mensagem memorável, e com usuários de aplicativos não é diferente. 

Sua mensagem deve ressoar com seu público-alvo, aumentando a experiência de uso do jogo ou aplicativo para discussão e garantir que os usuários em potencial tenham uma ideia antes de fazer o download. Uma experiência positiva aumenta suas chances de atrair usuários em potencial.

9. Viralidade

De vídeos do Facebook ao TikTok, “viralizar” pode causar um grande impacto em todos os lugares. Esta é uma maneira comprovada de influenciar os usuários online e divulgar a mensagem do seu aplicativo ou jogo.

O marketing de influência é a sua melhor chance de tornar seu app ou jogo viral. Quando um influenciador fala do seu aplicativo ou jogo, ajuda os seguidores com interesses semelhantes a instalar o que você oferece.

O que é conteúdo viral?

10. Invista em diversos canais para aquisição de usuários 

Os canais de aquisição de usuários móveis são as redes capazes de atrair usuários. Com vários canais destinados a promover seu aplicativo ou jogo, você tem mais chances de descobrir quais atenderão melhor às suas necessidades e posteriormente concentrar-se neles.

No período em que você estiver testando esses canais, pode ser que você encontre alguns pontos de aquisição não convencionais. Isso pode ser um grande trunfo, pois significa que você tem pouca concorrência para atrair o maior número de usuários para o seu jogo ou app através dele.

11. Faça campanhas de teste

Quando você faz diversas campanhas, você consegue testar diferentes estratégias antes de lançar as medidas de aquisição de usuários A/B. Portanto, os testes A/B são indispensáveis para verificar que tipo de tela inicial seu público-alvo prefere.

Isso também vai ajudar a determinar como os usuários estão dispostos a fazer compras no aplicativo sem precisar esperar pelo feedback do usuário.

12. Use o formato certo para anúncios

A publicidade paga não é suficiente, você precisa garantir que seus investimentos sejam agrupados para o melhor formato de anúncio. Portanto, considere o retorno do seu investimento. Com o formato certo, você pode conseguir um bom retorno.

13. Priorize os canais de aquisição 

Quando você escolhe os canais de aquisição, o ideal é classificá-los. Isto te ajuda a estimar o custo de atrair um usuário através do canal e a taxa de retorno.

Com essa estratégia, você poderá concentrar-se no canal apropriado após iniciar seu aplicativo/jogo. Com um pouco de sorte, você conseguirá encontrar o  melhor ponto de aquisição antes de adquirir os primeiros usuários.

14. Foco nos canais mais eficazes

Uma abordagem de aquisição multicanal funciona, mas o ideal depois de testar todos os canais escolhidos é escolher um canal adequado ao seu aplicativo ou jogo. Os principais exemplos de canais de aquisição de usuários são:

  • Chartboost e Flurry: tem se destacado nos últimos anos;
  • Facebook: líder com sua ferramenta de anúncio de instalação de aplicativo móvel;
  • YouTube e Twitter: ainda proporcionam resultados.

Principais métricas de aquisição de usuário

Agora que você conhece as principais estratégias de aquisição de usuários, você precisa maximizar a aquisição. Para isso, é necessário estar atento às métricas que vão te ajudar a dar continuidade ao processo.

As taxas de ARPPU (Average Revenue Per Paying User ou Receita média por usuário pagante em português), ARPU (Average Revenue Per Use ou Receita Média por Usuário em português), conversão e retenção são essenciais na hora de trabalhar os pontos fortes e fracos do app e torná-lo mais atraentes para seus usuários existentes e potenciais.

Portanto, conheça as melhores estratégias para aumentar a aquisição de usuários através das métricas.

Como medir a aquisição de usuários móveis? 

Com tantas estratégias de desenvolvimento ao seu alcance, você precisa passar para a próxima etapa desta aquisição – medir a aquisição de usuários móveis. Aqui estão algumas métricas para prosseguir:

LTV (valor de vida útil / vitalício)

O LTV é a receita que os desenvolvedores recebem dos usuários pelo período em que eles permanecem usando o aplicativo. O ideal é calcular o LTV antes e depois do lançamento das campanhas de marketing, pois facilita acompanhar o planejamento estratégico.

CR (Taxa de Churn)

A CR (Churn Rate ou Taxa de rotatividade em português) calcula a porcentagem de clientes que não usam mais seu aplicativo/jogo. Para calcular isso, você precisa subtrair a taxa de retenção de 1. O resultado mostra a porcentagem de clientes que decidiram parar de usar o seu aplicativo.

ROI (Retorno do Investimento)

O ROI fornece informações sobre o ganho ou a perda dos investimentos realizados.

Aderência

A aderência é sobre a frequência com que os usuários retornam aos aplicativos desenvolvidos. Ele é calculado como uma porcentagem e é medido em usuários ativos diários ou usuários ativos mensais.

RR (Taxa de Retenção)

O RR (Retention Rate ou taxa de retenção em português) calcula a porcentagem de clientes que retornam ao seu aplicativo. O cálculo é feito comparando o número de usuários em um período existente com os mesmos usuários no último período.

CPA (Custo por Aquisição)

Isso mostra o investimento aproximado necessário para atrair novos usuários para um aplicativo enquanto permanece no escopo de campanhas de marketing específicas.

Some o valor da campanha e divida pelo número de aquisições ou conversões de uma campanha específica.

DAU (Usuários Ativos Diários) / MAU (Usuários Ativos Mensalmente)

DAU e MAU referem-se ao número de usuários que abriram o aplicativo que você desenvolveu durante um período de aproximadamente um mês ou todos os dias.

Principais canais para aquisição de usuários  

Hoje em dia existem muitas oportunidades para promoção de aplicativos e aquisição de usuários móveis, mas é essencial que você saiba exatamente qual canal seguir.

Portanto, verifique o histórico de cada canal, faça projeções, classifique-os e, em seguida, analise os que funcionam para você. Abaixo, você encontra os principais canais para aquisição de usuários:

RP e imprensa

A cobertura da imprensa e relações públicas podem aumentar os downloads orgânicos e o reconhecimento do app nas lojas de aplicativos. Para acessar esses canais, entre em contato com podcasters, jornalistas, criadores de conteúdo, blogueiros, etc. Aqui estão algumas dicas para antes do contato:

  • Crie um kit de imprensa;
  • Aborde os pontos de venda certos;
  • Personalize o lançamento.

Redes sociais

As redes sociais são os canais mais popular na aquisição de usuários e tem um papel fundamental. Quando usados corretamente, além de eficazes podem transcender as fronteiras demográficas na busca pelo público-alvo.

O Facebook oferece aos desenvolvedores a oportunidade de alcançar usuários em potencial de alta qualidade. Essa automação da metodologia de campanha de instalação móvel ajuda a melhorar a metodologia de segmentação, incluindo campanhas de otimização de eventos de aplicativos e campanhas de otimização de valor.

O Snapchat, Twitter e TikTok também permitem que os desenvolvedores segmentem usuários que estão mais dispostos a baixar o aplicativo/jogo. Os aspectos positivos das plataformas de mídia social incluem a possibilidade de baixa probabilidade de fraude, geram mais renda em publicidade direcionada para smartphone e o potencial orgânico compensa.

Publicidade off-line

A publicidade off-line costuma ser mais cara que as campanhas online, mas você pode criar campanhas exclusivas capazes de aumentar rapidamente a visibilidade e o reconhecimento da marca do seu aplicativo. O marketing de experiência pode ser uma boa alternativa quando inserido em pontos estratégicos.

Mobile advertising networks

As redes de publicidade especializadas em aplicativos permitem que os desenvolvedores comprem espaço publicitário em outros aplicativos. Este é um canal intermediário para publishers e anunciantes. As principais são Google Ad Manager, Unity, AdColony, StartApp, AppLovin, Appodeal, Fyber, Verve Group, Yahoo Exchange, etc.

Google

O portfólio de plataformas do Google é grande e deve ser usado para impactar o público-alvo. Entre as principais ferramentas estão o Google Discover, Google Play, GDN e Google Search.

Pensamentos finais

Em suma, seu aplicativo pode ser incrível, mas sem usuários ele não desempenha o papel para o qual foi desenvolvido. Por isso, desde a idealização é importante começar a planejar a aquisição de usuários.

Neste conteúdo você conheceu algumas estratégias, métricas e principais canais de aquisição, porém ainda há muito que ser explorado. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada.

Quer receber nossos conteúdos?

Sobre a Grumft

Nós ajudamos centenas de publishers e desenvolvedores de aplicativos a monetizar seus sites e apps, principalmente em economias emergentes, sem prejudicar a experiência do usuário.

Por meio de parcerias com marcas e agências, anunciantes de diferentes setores estão se beneficiando de impressões qualificadas por Compra de Mídia, Programática Garantida e Preferred Deal.

Nossos produtos estão gerando receita em milhares de anúncios neste exato momento. Tire suas dúvidas ou faça um teste conosco.