- 7 de junho de 2022
- 0
- Blog, Full Service, Infra
- Atualizado em 2 de junho de 2022 às 12:46
- 6 min
- By Fernanda Calandro
Como criar backup do WordPress
Com a execução correta do backup do WordPress, você protege seu site e pode restaurar, de forma rápida e fácil, todo o seu conteúdo em caso de perda de dados. Porém, a aparência e todas as suas funções permanecerão as mesmas.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções Full Service para websites. Nesse artigo, você vai entender como backup do WordPress com plugins e manual.
Leia mais: Saiba como aumentar o eCPM no seu site ou app
Sumário
Por que os backups regulares do WordPress são importantes?
O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais popular do planeta e com ele você cria sites de maneira fácil e barata. A grande popularidade desse CMS oferece vantagens como por exemplo grande número de temas WordPress (modelos de design) e plugins (extensões). Isso simplifica muito a criação de uma grande variedade de sites, especialmente para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de web design ou programação.
Porém, como acontece com todos os sistemas populares, também existe um risco mínimo de um malware penetrar no sistema WordPress por meio de falhas de segurança não descobertas ou plugins desatualizados, o que pode causar falhas e até prejuízos. Quando isso acontece, os dados não salvos geralmente são perdidos.
Outra razão pela qual você deve criar backups WordPress regulare, é que alguns temas ou plugins não são compatíveis uns com os outros. Em casos raros, isso também pode fazer com que o site falhe e perca dados.
Como qualquer outro sistema, o WordPress também deve ser copiado em intervalos regulares.
Quais são as opções para criar um backup do WordPress?
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo dinâmico e os sites criados com ele são compostos de duas partes principais juntos:
- Arquivos do site WordPress: inclui o tema, todos os plugins e imagens.
- Banco de dados do site WordPress: inclui as postagens dinâmicas do blog ou, por exemplo, os produtos de uma loja online.
Mas não basta fazer o backup de todos os arquivos para restaurar um site WordPress caso for necessário. Você também precisa fazer o backup do banco de dados do WordPress. Porém isso requer esforço.
Existem basicamente quatro métodos para fazer backup de um site WordPress. Qual você deve escolher depende principalmente de suas habilidades de TI, do seu provedor, do tamanho do seu site e, às vezes, você também deve fazer considerações financeiras:
O backup manual e backup usando plugin são as variantes onde o operador do site tem mais controle sobre o processo de backup e seus próprios dados. Uma opção econômica, muito simples e conveniente é fazer backup usando um provedor de Internet confiável. Os serviços em nuvem geralmente são considerados muito seguros quando se trata de backups, mas dependendo do site, pode ser considerado financeiramente inviável.
Para um backup usando um plugin. as seguintes extensões são recomendadas:
- VaultPress: plugin para backups automáticos com conexão com a nuvem
- BackWPup: plugin popular, fácil de instalar e livre na versão básica
- UpdraftPlus: um dos mais votados plugins de backup
Leia mais: Ad tags inteligentes: soluções da Grumft para você
Como funciona o backup manual do WordPress?
Para criar backup do WordPress manualmente, você precisa salvar os arquivos e o banco de dados do seu site. Se você seguir apenas uma dessas etapas, não poderá restaurar completamente seu site WordPress se o pior acontecer.
Faça backup de arquivos do WordPress usando um programa FTP (FileZilla).
Os arquivos no seu site WordPress podem ser facilmente protegidos usando programas de FTP que podem ser baixados gratuitamente. Portanto, salve-os localmente no disco rígido do seu computador ou na nuvem. Veja como fazer backup dos arquivos do seu site WordPress:
- Abra o FileZilla e conecte-se ao servidor que hospeda seu site. Para fazer isso, digite o nome do servidor, o nome de usuário e sua senha no FileZilla. Você pode obter informações sobre isso com seu provedor.
- Se você estiver conectado ao seu servidor, verá os arquivos em seu computador local na metade da esquerda da janela e os arquivos e sub arquivos do seu site na metade da direita. Agora você pode arrastar e soltar todo o arquivo raiz do seu site do painel direito do seu servidor para um diretório em sua máquina local . É melhor criar uma pasta separada para o seu site com antecedência. Alternativamente, vá para o arquivo superior do seu site na área do lado direito, abra o menu de contexto com o botão direito do mouse e selecione “Download”.
- Agora você pode acessar todos os arquivos do seu site na área esquerda do FileZilla, salvo localmente no seu computador. Para se assegurar que está tudo certo, abra a pasta correspondente uma vez fora do FileZilla.
- Hoje em dia, muitos provedores têm seu próprio arquivo ou gerenciador de arquivos em seu programa, com o qual você pode salvar os arquivos do seu site WordPress diretamente no seu computador ou na nuvem sem programas de FTP externos.
Backup do banco de dados WordPress
Agora que você salvou os arquivos do seu site WordPress, precisa fazer o backup do banco de dados WordPress do seu site. Quase todos os provedores usam a interface de usuário do phpMyAdmin para gerenciar os bancos de dados do WordPress. Portanto, siga o passo a passo:
- Faça login no seu provedor e vá para phpMyAdmin. Você pode ter que fazer login no phpMyAdmin novamente. Como chegar ao MyAdmin é diferente de provedor para provedor. Depois de acessar o phpMyAdmin, clique na área “Databases” na parte superior.
- Al clicar em “Databases”, você verá todos os bancos de dados disponíveis . Selecione os que você deseja exportar ou fazer backup. Em muitos casos, apenas um único banco de dados está disponível.
- Agora o banco de dados que você selecionou é exibido em detalhes em forma de tabela. Para salvá-los em seu computador, clique em “Export”.
- Para copiar rapidamente o banco de dados do seu site WordPress para o seu computador local, clique em “OK” na janela que vai aparecer. Você tem mais opções para a exportação do banco de dados se selecionar “Personalizar – mostrar todas as opções possíveis”.
Restaurar site WordPress
Os backups do WordPress só fazem sentido se você puder fazer o upload dos arquivos e banco de dados do WordPress associados em caso de acidente.
Por exemplo
Para restaurar um site danificado, em princípio, você procede como descrito acima para o processo de backup, mas no sentido inverso:
- Carregue os arquivos salvos do WordPress de volta para o servidor do seu site via FileZilla ou outro programa de FTP: conforme já descrevemos, faça login no respectivo programa de FTP. No caso do FileZilla, basta manter pressionado o botão do mouse e arrastar os arquivos do site armazenados em seu computador (campo esquerdo) para o local apropriado em seu servidor (campo direito). Se ainda houver dados (residuais) em seu servidor, os arquivos correspondentes são simplesmente substituídos durante a restauração.
- Em seguida, use o phpMyAdmin para importar o banco de dados do qual você fez backup para o seu site WordPress: proceda conforme já foi descrito acima, mas clique em “Importar” em vez de “Exportar”. Você pode procurar em seu computador o banco de dados apropriado clicando no botão “Procurar”. O arquivo de banco de dados geralmente termina com “.sql”.
Depois de fazer o upload dos arquivos e do banco de dados, seu site WordPress deve estar acessível novamente no formato normal. Independentemente do tipo de backup que você usa, se quiser estar seguro, tente restaurar periodicamente seus backups em um site de teste. Então terá certeza de que o seu backup realmente funcionará se o pior acontecer.
Leia mais: AdBlock: como amenizar a perda de receita
Pensamentos finais
Em suma, evitar perder todo o trabalho feito em um site por conta de um problema técnico é fundamental para o seu site. Existem diversas opções de backups, agora você precisa escolher a que se adequa melhor no seu negócio de anúncio e começar.
Realize backup do seu site no WordPress e evite diversos problemas se o pior acontecer. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo em 2022.