Como Aparecer no Google News?


Como Aparecer no Google News?

Se você quer aumentar o tráfego no seu site de notícias, precisa saber como aparecer no Google News. Também chamado de Google Notícias, este agregador é capaz de atrair atenção para o seu conteúdo graças à maior visibilidade das Principais Notícias.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais desse mecanismo poderoso, capaz de te ajudar a aumentar o tráfego no seu site.

O que é o Google News?

O Google News é um agregador de notícias disponível em aplicativo ou visitando news.google.com. Nesse sentido, as informações disponíveis são de natureza temporal e geralmente estão presentes apenas por um período limitado. Portanto, o tempo depende da mídia e da atividade geral em torno do assunto destacado.

Os conteúdos agregados também estão disponíveis na guia “Notícias”, na parte superior do Google Search. Como você deve saber, esta é uma caixa de pesquisa alternativa, que exibe apenas resultados de sites selecionados pelo Google para aparecer no Google News.

Por que Aparecer no Google News é Importante? 

O Google News é fundamental para dar visibilidade aos novos publishes de notícias. Ele está disponível em 60 regiões e 35 idiomas. São mais de 50.000 fontes de notícias confirmadas em todo o mundo. Isso significa que esses sites recebem mais de 6 bilhões de visitas por mês.

Primeiramente, a confiança e a credibilidade são cruciais para as notícias digitais, sobretudo porque nos últimos anos o digital vem sofrendo com a falta de confiança do público. Em segundo lugar, o feed do Google News tem se tornado cada vez mais uma fonte confiável e mantida em padrões elevados.

Entre outros fatores que tornam o Google News importante para o jornalismo mundial, está o fato da empresa promover iniciativas com o objetivo de elevar e fortalecer o jornalismo de qualidade e combater notícias falsas e desinformação na web.

O Google News Initiative é um projeto de 4 anos que inclui uma variedade de ferramentas, incluindo recursos que ajudam os editores a construir um futuro mais forte para notícias, impulsionar assinaturas e aumentar a receita.

Como Funciona o Google News?

O Google News coleta automaticamente todos os artigos atuais de sites de notícias registrados e os classifica por relevância. Além disso, o algoritmo do Google combina artigos sobre o mesmo tópico em um tópico principal. Como resultado, uma lista contendo as manchetes mais relevantes do dia com um artigo principal e artigos relacionados é formada.

Na página principal, você encontra os artigos que o Google atualmente considera relevantes exibidos como um feed de notícias contendo os artigos mais recentes das principais publicações. Ao lado direito, você encontra as notícias locais, cada vez mais valorizadas pela empresa.

cadastrar site no Google News
O Google News é muito claro e eficaz. As notícias mais importantes são listadas primeiro, depois títulos individuais / Fonte: https://news.google.com/topics

Sobre esta caixa estão as previsões meteorológicas, um menu onde estão disponíveis notícias personalizadas, ver apenas notícias de sites que o usuário segue, destaques jornalísticos, além de poder selecionar as notícias do Brasil, do Mundo, apenas local, ou ainda por categoria, como negócios, ciência e tecnologia, entretenimento, esporte e saúde.

A cobertura completa leva você a páginas de seções dedicadas, onde também são publicados artigos que foram classificados como menos atualizados ou urgentes, além de publicações mais relevantes no Twitter.

“Elite de Reportagem”

Se você der uma olhada nas fontes de notícias cujos artigos aparecem no feed do Google News Brasil, verá que as principais são G1, UOL, Yahoo, Abril, entre outros. Competir com essa “elite’ de reportagem” on-line provavelmente será difícil para os portais mais jovens. Portanto, pode ser interessante analisar os conteúdos desses portais para se inspirar. Sites menores têm maiores chances de serem incluídos pelo algoritmo nas seções dedicadas a um tema específico e, principalmente, notícias locais e regionais. 

Outra maneira importante pela qual enviar seu site ao Google News pode aumentar o número de leitores, é a integração do Google News ao mecanismo de pesquisa. O algoritmo do Google News também desempenha um papel importante nesse sentido. Quanto mais relevante o Google decidir que suas notícias são, maior a possibilidade dele aparecer no Google News, especialmente nos resultados da pesquisa na Guia Notícias e Principais Noticias. 

Seu objetivo deve ser ranquear o mais alto possível nos resultados. Dessa forma, o aumento do tráfego é garantido. Sob certas circunstâncias, seu artigo de notícias pode até mesmo passar para os resultados da pesquisa normal se a palavra-chave pesquisada estiver atualizada.

Como cadastrar site no Google News?
O feed do Google News também desempenha um papel importante no mecanismo de pesquisa do Google

Como Aparecer no Google News?

Como acontece com todos os resultados de pesquisa do Google, seguir as diretrizes e as práticas recomendadas, possivelmente fará o seu conteúdo aparecer no Google News e melhorar a classificação. Portanto, confira as principais diretrizes:

Diretrizes Gerais

  • Tipos de conteúdo: como você pode imaginar, o conteúdo deve ser oportuno, relevante e de interesse percebido pelo público do Google News. Alguns conteúdos que não se enquadram nesta categoria incluem dicas e conselhos, anúncios de emprego ou conteúdo apenas informativo, como previsão do tempo ou preços de ações.
  • Originalidade e legibilidade: o conteúdo deve ser preciso e original. Se o seu site tiver uma mistura de conteúdo gerado automaticamente e agregado, você precisará diferenciar isso claramente. Caso contrário, nada disso entrará (ou permanecerá) no Google News. Além disso, o conteúdo deve ser bem escrito e sem distrações excessivas, como anúncios, vídeos e assim por diante.
  • Especialização e Confiança: o conteúdo que reflete a experiência líder do setor tem uma chance maior de entrar no Google News. Este conteúdo deve oferecer uma opinião clara, baseada em conhecimento e experiência na área. Também deve ser apoiado por sinais de confiança, incluindo um endereço físico, autoria de apoio e números de telefone.

Para saber mais, consulte a lista completa das diretrizes gerais do Google News.

Diretrizes Técnicas

O Google usa processamento baseado em algoritmo quando descobre e rastreia artigos para inclusão no Google News e existe uma série de fatores técnicos que devem ser atendidos. 

Muitos são fatores tradicionais de classificação de SEO e outros se relacionam especificamente ao Google News. Portanto, siga as seguintes instruções:

  • URLs e links âncora são descritivos do conteúdo, únicos e permanentes.
  • O conteúdo é fornecido apenas no formato HTML. PDFs, JavaScript e outros tipos de conteúdo não podem ser rastreados ou exibidos. Na maioria dos casos, o conteúdo multimídia (YouTube sendo uma exceção ocasional) não será incluído.
  • O domínio no qual o conteúdo está hospedado precisa ser acessível aos bots dos mecanismos de pesquisa.

Para saber mais, consulte a lista completa das diretrizes gerais do Google News.

Diretrizes de Qualidade

A qualidade está presente em todos os aspectos do Google. Portanto, para incluir seu conteúdo no Google News, você pode olhar para o seu conteúdo objetivamente e compará-lo com os principais sites de classificação no mesmo tópico.

Você também deve certificar-se de que seu conteúdo exceda os requisitos básicos, como profundidade, variação, opinião, experiência, confiança e estatísticas. Além disso, vale a pena enfatizar novamente que o Google News aceita apenas conteúdo de notícias.

Lembre-se que tentar colocar todas as suas páginas é uma tática ruim e você está fadado ao fracasso. O conteúdo, na maioria dos casos, será específico do setor e neutro para a empresa, Portanto, não baseado em marketing ou relações públicas. Ademais, embora possa incluir citações e opiniões de especialistas, não pode ser um anúncio comercial ou algo promocional.

Se você não tiver certeza sobre o que determina a qualidade do conteúdo, consulte as diretrizes de qualidade para webmasters.  

Como Submeter seu Site no Google News?

Para submeter seu site ao Google News, você precisa seguir três passos. Mas antes disso, você pode querer ler o nosso conteúdoSEO Google News: tudo que você precisa saber“.

1. Criar um Sitemap de Notícias para o seu Site

Crie um sitemap específico de notícias e o submeta no Google Webmaster Tools.  O Google disponibiliza as orientações necessárias para criar o sitemap do Google News. Você deve seguir este exemplo de entrada de sitemap de notícias:

Sitemaps do Google Notícias
Exemplo de entrada de mapa do site. Fonte: Central da Pesquisa Google

2. Cadastrar o Sitemap no Google Search Console

Depois de criar o sitemap do Google News, cadastre o arquivo no Google Webmaster Tools. Acesse a conta, faça o login na ferramenta e clique em “adicionar um site” e insira a URL da home do seu site.

O Google Notícias oferece algumas categorias para as notícias. Tudo que sua notícia precisa para aparecer no Google News, é se encaixar em alguma das categorias.

3. Realizar o Cadastro no Google News

O último passo é realizar o cadastro na plataforma. Se o seu site atende a todas as exigências do Google, clique em “solicitar a inclusão”. Para isso, preencha o formulário de cadastro do Google News. Assim que você ver a mensagem “Pedido de inclusão enviado”, em até três semanas o site será avaliado.  Você pode acompanhar o status da solicitação por meio da Central do Editor do Google News.

Qualidade e Políticas de Conteúdo

De acordo com o Google, tudo o que os publishers precisam fazer para aparecer no Google News é “produzir conteúdo de alta qualidade e cumprir as políticas de conteúdo”. Cumprir as políticas de notícias do Google se resume a não produzir conteúdo violento, odioso, perigoso ou enganoso.

Ler nas entrelinhas dessas diretrizes indica que é tecnicamente possível fazer o conteúdo de qualquer site aparecer no Google News. No entanto, isso não acontece sempre.

Independentemente da frequência com que um site produz conteúdo, o Google é rigoroso em seus critérios sobre quais editores exibir. Conforme declarado em grande parte de sua documentação, os sites de notícias devem demonstrar bom EAT: experiência, autoridade e confiabilidade.

YMYL

Nas Diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa do Google, ele orienta os publishers com dificuldade de decidir se um tópico é YMYL, considerar as seguintes questões:

  1. Uma pessoa cuidadosa procuraria especialistas ou fontes altamente confiáveis ​​para evitar danos? Poderia até menores imprecisões causarem danos? Se sim, então o tópico provavelmente é YMYL.
  2. O tópico específico é aquele sobre o qual a maioria das pessoas se contentaria em consultar apenas casualmente seus amigos? Se sim, o tópico provavelmente não é YMYL.

Isso provavelmente indica que os critérios usados ​​para avaliar o conteúdo e os sites do Google News podem estar sujeitos a um exame mais minucioso do EAT do que de outras áreas da Pesquisa Google. Outras mídias publicadas pelo Google nos últimos anos confirmam o aumento do foco na autoridade dos editores quando se trata de notícias de última hora, desinformação, eleições e tempos de crise.

Além disso, o Google afirma promover em seus rankings de notícias a “singularidade” e uma “diversidade de pontos de vista”.

No final de 2019, o Google publicou um artigo enfatizando a importância da reportagem original em seu ranking de notícias, com o objetivo de fornecer classificações mais fortes para “a história que deu início a tudo”.

Se seu objetivo é ranquear bem no Google News, essa recomendação não pode ser negligenciada. Alcançar um desempenho sustentável e duradouro exige a diferenciação das suas notícias, fornecendo reportagens originais ou oferecendo um ângulo exclusivo não encontrado em outros sites.

Como Aumentar o Tráfego com o Google News?

Há muitas maneiras de aumentar suas chances de entrar no Google News, mas ser aceito não significa aumentar o tráfego. Para aumentar a taxa de cliques nas suas notícias, a qualidade dos artigos, o estado do seu site e a taxa de atividade e a estruturação cuidadosa do conteúdo é importante.

Títulos que Funcionam no Google News

Otimize títulos de artigos individuais (H1). Se possível, coloque a palavra-chave principal no início e mantenha o título curto, conciso e limitado ao essencial. A atualidade também é a chave para um título de sucesso.

Títulos que funcionam

Use as manchetes que chegam à página inicial do Google News como um guia. Eles são todos otimizados para mecanismos de pesquisa. Aprenda com os profissionais, mas certifique-se de não plagiar o trabalho deles.

Teasers que Funcionam no Google News

O teaser também deve ser conciso e conter as palavras-chave e deixar o leitor curioso. Ele aparece na seção de notícias da pesquisa na web do Google sob seu título e pode ser o fator decisivo para que o seu conteúdo obtenha o clique de um leitor. Como o Google News também usa essas informações para determinar a relevância do seu artigo, um bom teaser contribui para o seu sucesso ao entrar no Google News e para mais sucesso depois que você for aceito.

Teaser que Funciona

A imagem do artigo deve refletir o tópico de forma concisa e ter um texto alternativo adequado contendo a palavra-chave principal da notícia. Hospede esta imagem no mesmo servidor do seu site, use o formato de arquivo JPG e mantenha o tamanho do arquivo o menor possível. Você também pode usar uma legenda. 

Essa imagem aparecerá como uma prévia no Google News e é especialmente importante para atrair a atenção do leitor e fazer com que ele clique no seu artigo, em vez de clicar em outros. Não use Clickbait óbvio, como conteúdo desnecessariamente sexualizado ou grandes setas vermelhas, pois o Google penaliza isso ignorando seu artigo e site nos resultados de pesquisa.

A meta descrição é como um teaser oculto para o rastreador da web do Google. Escreva uma descrição do respectivo artigo com foco nas palavras-chave, mantendo-a concisa. Você pode usar seu teaser como um modelo sem usá-lo palavra por palavra.

A própria meta tag de palavra-chave do Google News (news_keywords) deve conter de 5 a 10 palavras-chave relevantes para o seu artigo. Embora o SEO tenha reduzido a importância dessa meta tag, ainda é necessário considerá-la.

Para conhecer mais práticas recomendadas para os seus artigos no Google News, acesse práticas recomendadas para suas páginas de artigo. 

Otimizando o Sitemap do Google News

O Google News requer um sitemap de notícias separado que inclua os artigos mais recentes e colete informações detalhadas sobre o tipo de conteúdo em sua listagem. Isso permite que o rastreador da Web selecione e incorpore facilmente o conteúdo mais recente, enquanto você pode controlar quais artigos de notícias deseja processar.

Manter o mapa do site o mais atualizado possível é importante. Idealmente, conter apenas artigos das últimas 48 horas. Você também deve remover artigos antigos do mapa do site, especialmente se o seu mapa do site exceder o limite de 1.000 artigos.

Certifique-se de que o nome da publicação (<notícias: publicação>) seja idêntico ao nome especificado no Publisher Center. Dessa forma, você evita que o Google News atribua incorretamente seu artigo.

7 dicas para Otimizar seu site para o Google News

Existem várias outras táticas que podem ser usadas para ajudá-lo a exibir e classificar seu conteúdo no Google News. Aqui estão alguns dos mais práticos.

Tempo Máximo de Carregamento

Certifique-se de que seu site seja rápido e sem problemas, para que tanto os rastreadores da web quanto os leitores possam acessá-lo sem longos tempos de carregamento. É melhor apontar para um tempo máximo de carregamento de 200 ms. Mantenha a complexidade de recursos da sua página o mais baixa possível. Isso se aplica especialmente à publicidade integrada

Publicidade

Não exagere na hora de integrar espaços publicitários. Isso se aplica a anúncios elaborados, como vídeos incorporados e banners animados em particular. Certifique-se de que seu conteúdo seja a parte principal do seu site. A melhor coisa a fazer é seguir as diretrizes do AdWords do Google.

Foco no seu Nicho

Atenha-se à sua área de assunto. Se você tem um site especializado, evite saltos temáticos. Por exemplo, se você administra um portal de notícias sobre futebol, deve evitar reportagens sobre basquete. Só então o Google News o reconhecerá como uma página de notícias relevante para uma área específica. Se não o fizer, a página será reconhecida como uma página de notícias gerais. Nesse caso, você estará competindo com os pesos pesados ​​do mundo das notícias, o que você pode querer evitar se for um site menor ou novo

HTML Claro

É melhor seguir a ordem convencional de título, imagem, data e corpo do texto. Isso torna mais fácil para o rastreador da Web reconhecer e aceitar seu site.

Rapidez ao Publicar

Procure publicar sobre os eventos atuais ao máximo e o mais rápido possível. O Google News recompensa a publicação rápida de tópicos atuais com mais atenção, especialmente nas últimas notícias. Mas cuidado! Não comprometa a qualidade do seu trabalho sendo apressado.

Exclua os Comentário no Artigos

Uma função de comentário em seus artigos pode causar problemas para o rastreador da web. O rastreador pode ler os comentários e identificá-los como parte do artigo, o que pode levar a erros irritantes do rastreador. Não use uma função de comentário ou externalize os comentários, por exemplo, com um link para um fórum.

Problemas Comuns do Rastreador do Google

O rastreador da web do Google é realmente bastante inteligente, mas de forma alguma perfeito. Familiarize-se com os problemas comuns que podem impedir que o rastreador da Web leia seu site corretamente.

Relatórios de Tráfego do Google News

O tráfego do Google News pode ser informado por meio do Google Analytics e do Search Console. No Google Analytics, aparece na fonte de referência news.google.com, enquanto no Search Console, aparece “Guia Google News” da barra lateral esquerda.

Ao combinar o Google Analytics e o Search Console, você pode obter uma visão mais profunda dos dados, como ver as taxas de cliques dos títulos de seus artigos (adicionando o título da página como uma dimensão secundária no Google Analytics).

Pensamentos Finais

Em suma, cadastrar seu site no Google News te ajuda a atrair mais atenção para o seu conteúdo. Contudo, os criadores de conteúdo enfrentam esse desafio diariamente, especialmente ao lidar com sites de notícias, onde a concorrência é ainda mais acirrada.

É muito importante submeter seu conteúdo ao Google News e dar a ele a chance de direcionar mais tráfego para seu site. Mas para isso, você precisa estar atento às diretrizes e criar o conteúdo mais incrível que você conseguir. Acima de tudo, conte com a Grumft para te apoiar nessa jornada.

Quer receber nossos conteúdos?