Como criar um site de notícias profissional? Saiba o que fazer


Como criar um site de notícias profissional?

Criar um site de notícias e conteúdos, especialmente locais e regionais, são empreendimentos que a médio e longo prazo se tornam lucrativos. Afinal, o Brasil lidera consumo de notícias online na América Latina. Isso significa cerca de 96% dos usuários brasileiros consumindo conteúdos jornalísticos em seus dispositivos. Mas como criar portal web ou site de notícias? Não basta apenas contar que os usuários virão até você sozinhos.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo, você vai saber como criar um site de notícias e conteúdos profissional.

O que é um site de notícias?

Antes de criar um site de notícias e conteúdos, você precisa saber o que é um portal de notícias e conteúdos. Isso significa saber diferenciar um site básico de um portal. Embora essas duas palavras sejam usadas de forma intercambiável, existe muita diferença.

Para simplificar, guarde na memória: todo portal é um site, mas nem todo site é um portal. A diferença entre portal e site está na capacidade de funções. Qualquer pessoa pode ter um site próprio, como um blog, site de uma empresa, além disso, hoje em dia não é difícil criá-los.

Por outro lado, um portal é um site onde os usuários podem encontrar novas informações e eventos atuais. Eles podem conter informações locais, regionais, nacionais e até mundiais. Isso faz com que os usuários esperem encontrar informações interessantes sempre que visitarem o portal. 

Um portal é mais complexo e profissional. Oferece uma experiência de usuário interativa e cheia de funcionalidades interessantes, onde os usuários podem ver notícias e atualizações recentes, comentar um artigo, adicionar seu próprio anúncio em uma página específica, criar uma conta, etc.

Os portais podem ser de diferentes tipos, como informações locais, regionais, gastronomia, indústria, economia, fofoca, conter classificados locais, namoro e muito mais.

O portal é um cartão de visita para a sua marca. Não só para os clientes, mas também para potenciais parceiros de negócios. Se você deseja estar associado à mais alta qualidade e confiabilidade, isso precisa estar escrito nas páginas do seu portal de notícias e conteúdos.

Por que vale a pena criar um site de notícias?

Há algum tempo acompanhamos a crescente disponibilização de serviços online, uma realidade que não é diferente para jornais, emissoras de rádio, canais locais de TV, personalidades, colunistas, jornalistas, publicitários, editores de revistas, etc.

No caso de empresas de mídia que já possui uma presença consolidada em determinadas regiões por meio de presença no rádio, tv ou jornal, criar um site de notícias e conteúdos faz que você não fique atrás da concorrência e crie uma presença online forte, atraindo mais audiência.

Além disso, você poderá monetizar as páginas do site com anúncios de clientes diretos usando mídia programática e vender o inventário remanescente para anunciantes premium, resultando em uma nova fonte de receita para sua empresa.

No caso de personalidades, políticos, colunistas, jornalistas ou editores de revista de renome local, regional ou nacional, a vantagem é aumentar a popularidade, gerar credibilidade e visibilidade em um portal de sucesso que todos sabem ser gerenciado por você. 

Como criar um site de notícias?

Antes de criar um site de notícias e conteúdos, você precisa de um plano. Por isso, trouxemos alguns pontos pelos quais você pode começar:

1. Conceito

O conceito do seu portal é sobre a sua ideia de prestar um serviço na internet. 

Exemplos:

  • Se você é um conhecido comentarista de fofocas, poderá atrair mais visibilidade para a sua marca pessoal produzindo notícias sobre esse tema. 
  • Se você é uma apresentadora da TV local, com forte apelo ao público feminino, poderá atrair mais visibilidade para sua marca pessoal e programa criando notícias e conteúdos direcionados ao público feminino.
  • Ou ainda, se você tem uma emissora de rádio ou canal de TV local e jáfaz a cobertura jornalística completa sobre o que acontece na sua região, poderá produzir além dos conteúdos apresentados em outros canais de mídia, notícias e conteúdos exclusivos para o site.

Esses exemplos servem para dizer que você precisa planejar o seu tema. Se ele estiver relacionado à sua empresa, o tema provavelmente deve girar em torno dessa linha de trabalho. 

Siga as tendências mais recentes de fora e no Brasil para tornar-se a primeira fonte de informação na sua região. A audiência certamente irá apreciar os seus esforços e aparecer com mais frequência no seu portal de notícias e conteúdos.

2. Como fazer o site de notícias crescer?

A primeira coisa a se fazer ao criar um site de notícias e conteúdos é não depender exclusivamente da audiência que você já conquistou. Para crescer na Internet, não basta apenas o capital social em torno da sua visibilidade na mídia ou audiência da sua emissora de rádio ou canal de TV local. 

Você precisa conhecer as principais ferramentas que contribuem para o crescimento do seu site de notícias e conteúdo na internet. Do mesmo modo, a sua equipe precisa dominar essas ferramentas.

Resumidamente e de modo geral:

Pesquise e aprenda sobre SEO e outras fontes de tráfego além do tráfego direto, como Google News, Discover e Web Stories. 

Conheça as principais ferramentas de análise de tráfego e otimização como o Google Analytics, Lighthouse, PageSpeed ​​Insights, Chrome DevTools, Search Console, Ferramenta de medição web.dev, Extensão Web Vitals Chrome e Chrome UX Report API.

Com a ajuda dessas ferramentas e uma equipe que as domine, sua marca construirá uma presença forte por meio de conteúdos de qualidade e escritos genuinamente para internet com objetivo de ranquear nos motores de busca. 

Além disso, mesmo que o seu portal cresça em todo o território nacional, nunca deixe de produzir notícias locais. A regra de ouro para ganhar relevância local é 80/20. Isso significa 80% de conteúdo local e 20% nacional, mas ainda assim, as notícias nacionais devem ter impacto na comunidade local. 

A regra 80/20 diz respeito aos portais de notícia, a exceção são os portais de notícias e conteúdos de nicho. Por isso, é fundamental ter um jornalista na sua equipe para organizar as coisas. 

Você também deve investir em anúncios pagos com o objetivo de gerar reconhecimento de marca e aumentar a sua audiência nas redes sociais. Segmente todo o público local, sem restrições, enquanto as campanhas nacionais você deve segmentar por interesse para impactar o público que potencialmente pode apreciar o seu conteúdo. 

3. Analise a concorrência antes de criar um site de notícias

Agora que você já definiu o conceito do site, sabe como fazer e tem alguma ideia do perfil da sua equipe, você deve analisar o mercado antes de criá-lo. Para isso, estude as necessidades dos usuários e descubra um nicho subdesenvolvido na sua região. Portanto:

  • Descubra quais são as tendências da economia local;
  • Verifique o que falta à comunidade local;
  • Saiba quais são os temas mais discutidos online pelos internautas da região;
  • Pense no que poderia te diferenciar dos concorrentes;
  • Descubra o que a sua concorrência não fez, e faça você mesmo.

4. Planejamento de conteúdo para criar um site de notícias e conteúdos

criar-um-site-de-noticias-e-conteudos

Prestar um serviço de comunicação social por meio de um site de notícias e conteúdo regional, exige esforço e planejamento para a execução do serviço. Para ter sucesso na sua estratégia, você precisa ter um planejamento anual, mensal e semanal. 

Planejamento anual

O planejamento anual precisa contemplar as datas importantes para o comércio, feriados nacionais e locais. Você também pode usar as estações do ano para criar conteúdos sazonais, como caldos no inverno e saladas no verão e assim por diante.

Crie conteúdos com diversos apelos dessas datas sazonais, de brincadeiras com o coelhinho da páscoa, até entrevistas com autoridades locais sobre as expectativas de faturamento do comércio no Natal.

Entre em contato com as igrejas, secretarias de saúde, educação, cultura, turismo, indústria e comércio, agricultura, desenvolvimento social e outras instituições e se posicione como uma ponte entre essas instituiçães e a população. 

Informe seus leitores sobre os principais eventos e campanhas da região, desde as comemorações de aniversário da cidade, até as campanhas anuais de arrecadação de impostos. Todas essas possibilidades de conteúdo devem ser incluídas no planejamento anual.

Planejamento mensal

Você pode construir o planejamento mensal com base no planejamento anual. Geralmente, as instituições definem a data para os eventos acontecerem, mas o planejamento acontece nos meses que antecedem a data, como por exemplo as principais atrações, data, horário, local, etc. 

Por isso, entre em contato com todas as instituições e crie diversas notícias com base nos detalhes desses eventos, como:

  • O que fecha e o que abre na cidade durante o feriado? 
  • Quais atividades e promoções os comerciantes estão planejando para atrair pessoas ao comércio local?
  • Quais as datas das campanhas de vacinação?
  • Quais as datas de matrícula escolar da rede pública?
  • Quais as campanhas de conscientização estão sendo promovidas na cidade e na região?
  • Quais os eventos devem movimentar a cidade durante o mês?

Além disso, você pode fazer um cronograma de matérias sobre saúde, beleza, moda, alimentação saudável, etc. Busque especialistas locais de cada área que se proporem a contribuir.

Esses são apenas alguns exemplos dos conteúdos que podem entrar no seu planejamento mensal. Quando você começar, provavelmente terá inúmeras ideias para enriquecer o seu site de notícias e conteúdos.

Planejamento semanal

Em relação ao planejamento semanal, você pode criar uma coluna social, divulgar a agenda de apresentações artísticas que devem acontecer em bares e restaurantes durante a semana, etc.

Além disso, é interessante ter um time de especialistas para opinar sobre os principais acontecimentos nacionais que terão impacto na sua cidade ou região. Trata-se de um semanário editorial, onde cada especialista publica 1 artigo por semana.

Notícias de última hora

É aqui que a mágica acontece. As notícias quentes são as que mais atraem tráfego para um site. Você pode registrar tudo que acontece na cidade e na região em um período de 24 horas.

Faça uma cobertura completa de todos os fatos relevantes para o seu portal e para região como fatos policiais, reclamação da população em relação aos serviços públicos, obituário, previsão do tempo, etc. Seja um canal aberto para a sua comunidade.

É importante sempre conversar com as pessoas envolvidas em suas notícias. Ouça todos os lados e comunique da maneira mais clara e imparcial possível. Nesse ramo, você pode esperar que a notícia venha até você, mas esteja atento a tudo que acontece, pois na maioria das vezes, é você que precisa ir até a notícia.

5. Relevância e distribuição do conteúdo

Investir em um site de notícias e conteúdos não é barato e, se você precisa do seu dinheiro de volta, terá que se submeter ao Google. 

Certamente, a maioria dos usuários visitarão o seu site pela primeira vez depois de encontrar o seu conteúdo distribuídos por diferentes ferramentas da Big Tech, como Google Search, Google News, Google Web Stories e Google Discover.

A boa notícia é que os algoritmos não são um mistério para os redatores profissionais. O que mais importa é:

  • Conteúdo original;
  • Momento da publicação;
  • Frequência de publicação;
  • Seguir as últimas tendência (utilize o Google Trends);
  • Formatação adequada dos textos (títulos, leads, grafia correta, palavras-chave e frases).

Sua equipe precisa estar ciente que absolutamente nada deve ser copiado. Uma vez detectado, o seu site será discriminado e mal posicionado, mesmo que você informe aos seus usuários que o texto foi copiado de outra fonte. Isso definitivamente não importa para o Google.

Outra forma de distribuir seu conteúdo é utilizar as redes sociais. Crie páginas para o seu portal em todas as redes e divulgue todos os conteúdos do dia. Além dos conteúdos, é importante interagir com os fãs e seguidores. Mantenha a sua página divertida, informativa, dinâmica, valorize a sua equipe, fale do dia-a-dia no seu site, etc. Quanto mais engajamento, melhor para o seu site.

6. Perfil da equipe

criar-um-site-de-noticias-e-conteudos

Quando se trata de um portal profissional, você precisa contar com um time especializado em publicações para internet. Portanto, sua equipe deve ser composta por redatores profissionais, jornalistas, publicitários, designer gráfico, entre outras profissionais que serão necessários quando o seu portão começar a crescer.

A única coisa para a qual chamamos a sua atenção é em relação a sobrecarga de trabalho. Não acumule funções, se você decidir se tornar o editor do portal, não seja o jornalista ao mesmo tempo. Isso vai prejudicar a sua saúde e comprometer o desenvolvimento do seu portal.

Como escolher o sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS)?

Todos os publishers digitais, independente do nicho ou tamanho, dos independentes até as maiores portais de notícias e conteúdos do mundo, precisam de um sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS) para alimentar o site. Existem ótimas ferramentas como Joomla, Drupal, TextPattern, entre outros. Mas nós sempre recomendamos o WordPress

O WordPress alimenta 65% da internet. Essa hegemonia entre as grandes corporações valida a superioridade da ferramenta, que desde 2003 vem silenciando os críticos com suas soluções de fácil implementação.

Para qualquer empresa, a escolha do CMS certo é importante, pois a longo prazo, o problema pode custar caro. Nesse sentido, o WordPress já mostrou que pode atender e superar os requisitos de proprietários de portais de notícias e conteúdos. Portanto, se você quer que o seu portal e o negócio de anúncios cresça, o WordPress é o CMS certo para você.

Como monetizar um site de notícias?

Se você leu até aqui, já deve ter chegado à conclusão que gerenciar um portal tem um custo elevado. Mas se você decidir que realmente será vantajoso criar um site de notícias e conteúdos, deve  garantir que a iniciativa seja um investimento, não dinheiro jogado fora.

Você vai ter gastos com a equipe de desenvolvimento web, plugins do WordPress, servidor dedicado, ferramentas de análise e outras ferramentas de automação, redatores, jornalistas, social media, designer gráfico, entre outros gastos que você deve incluir na sua lista de despesas fixas.

A boa notícia é que os serviços de informações regionais administrados adequadamente permitem que você cubra todas essas despesas e podem até mesmo fazer você ganhar dinheiro. Por isso, listamos algumas alternativas:

Formatos Grumft

Em um portal de notícias e conteúdos é essencial reservar espaços para anúncios. Mas você não pode simplesmente inserir os anúncios aleatoriamente, usar formatos intrusivos e que prejudiquem a experiência do usuário. 

Esse tipo de implementação costuma afastar os leitores, que também poderão recorrer a alternativas como adblock, ou simplesmente ter medo de clicar nos anúncios que aparecem no seu site, resultando em menos receita.

Você também vai precisar de um gerenciador de anúncios. Nós recomendamos o Google Ad Manager, onde é possível gerenciar suas campanhas diretas e vender o inventário remanescente para anunciantes premium. Para isso, você precisa fazer parceria com uma ad network.

Programática direta

Programática direta Você pode ter uma equipe interna de venda de espaço publicitário para os anunciantes locais. Use o Google Ad Manager para tornar o seu portal ainda mais interessante para os usuários e anunciantes

Por meio de inteligência artificial e machine learning, o Google Ad Manager consegue apresentar o anúncio mais relevante para os usuários com a mensagem certa, no momento e na hora certa ao permitir que você segmente o target preferido dos anunciantes para a sua audiência.

Com ele você também poderá gerenciar campanhas de programática garantida, uma transação acordada geralmente em lançamentos. Nesse tipo de transação, você pode reservar um espaço para o anunciante local durante um determinado período em todas as suas páginas, especialmente os banners do topo.

Native ads

native ads

Outra forma de gerar receita com o seu portal de notícias são os native ads, uma das formas menos invasivas de propaganda e muito bem paga.

Este tipo de artigo permite que os leitores obtenham algum conhecimento sobre um assunto que envolve a utilização de determinado produto, que deve ser promovido sutilmente. Os usuários realmente gostam desse tipo de publicidade, justamente por aprender algo novo. As plataformas mais utilizadas são Google, Taboola e Outbrain.

Quanto custa criar um site de notícias?

Tudo depende da complexidade do seu portal. Mas nossa sugestão é que você mantenha-o o mais simples possível e implemente alterações conforme necessário ao longo do tempo. Existem muitas agências de desenvolvimento Web no mercado, algumas irão te cobrar muito barato (desconfie dessas), enquanto outras te apresentarão um orçamento que poderá parecer irreal.

Porém, um portal de notícias e conteúdos que realmente funcione é um projeto que exige muito empenho de uma equipe multidisciplinar, que trabalhará incansavelmente no seu site por muito meses antes de entregar o produto final.

Mas ainda sim, quando a ferramenta começar a ser usada, provavelmente aparecerão bugs, aos quais a equipe deve corrigir rapidamente para evitar que você perca tráfego. No final das contas, só o custo de colocar o seu site online deve custar dezenas de milhares de reais.

Pensamentos finais

Em suma, criar e gerenciar um portal de notícias e conteúdo não é fácil e tem um custo alto. Mas se você já está na mídia de alguma forma exerce alguma influência na comunidade local e regional, o gerenciamento de comunicação e conteúdo não serão tão complicados quanto às questões tecnológicas do negócio.

Ao decidir que um portal de notícias e conteúdo é realmente algo no qual você deseja trabalhar e investir, foque no planejamento, estude o público, analise a concorrência e inicie a busca por parceiros. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada.

Quer receber nossos conteúdos?