- 3 de dezembro de 2018
- 3
- MĂdia ProgramĂĄtica, Para Anunciantes
- Atualizado em 25 de maio de 2022 Ă s 16:03
- 5 min
- By admin
Demand Side Platform (DSP): tudo que vocĂȘ precisa saber
- Home »
- Blog »
- Demand Side Platform (DSP): tudo »
Uma ferramenta bĂĄsica na exibição de anĂșncios Ă© o uso de uma Demand Side Platform (DSP). A plataforma do lado da demanda Ă© utilizada hĂĄ muitos anos por profissionais de marketing do mundo inteiro, sejam internos ou de agĂȘncias, que confiam na compra automatizada de mĂdia.
Se vocĂȘ Ă© um parceiro de anĂșncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda nĂŁo Ă©, esperamos que este conteĂșdo te motive a conhecer nossas soluçÔes Full Service para websites. Nesse artigo, vocĂȘ vai entender o que Ă© um DSP, seu funcionamento, os tipos de DSPs, os principais fornecedores e a sua importĂąncia para o marketing digital.
Leia mais: Brand Safety em programåtica: desafios, estratégias e recursos
Sumário
O que Ă© um DSP (plataforma do lado da demanda)?Â
Um Demand Side Platform (DSP) faz parte da negociação e lances automatizados em espaço de publicidade no marketing digital e Ă© uma parte essencial da publicidade programĂĄtica . O DSP Ă© uma plataforma que automatiza a compra de espaço publicitĂĄrio e inventĂĄrio publicitĂĄrio com a ajuda de diversos algoritmosâŻ. Ele acumula inventĂĄrio de vĂĄrias fontes, como Ad Networks e Sell Side Platforms (SSP). O preço Ă© calculado se baseando nas opçÔes de entrega do respectivo inventĂĄrio publicitĂĄrio e Real Time Bidding (RTB).
O benefĂcio para os usuĂĄrios de um DSP Ă© otimizar a compra do inventĂĄrio e proporcionar aos compradores a oportunidade de usar esses dados automaticamente em suas campanhas publicitĂĄrias. O objetivo dessa automação Ă© aumentar a eficiĂȘncia da campanha, incluindo, entre outras coisas, que os anĂșncios sejam apresentados apenas onde sĂŁo mais relevantes.
Leia mais: Ad Network: 5 vantagens de parceria
Principais fornecedores de DSPÂ
Os anunciantes tĂȘm diferentes opçÔes de Demand Side Platform (DSPs) que podem utilizar para apresentar e gerenciar suas campanhas programĂĄticas da Rede de Display. Embora o tema seja conhecido e usado hĂĄ muito tempo no contexto do Google e do Facebook.Â
Existe um enorme nĂșmero de conjuntos de dados que podem ser direcionados e anunciados com precisĂŁo para produtos especĂficos. Entre os principais DSPs do mercado estĂŁo:Â
O que faz um DSP?
AlĂ©m da conexĂŁo tĂ©cnica com vĂĄrios canais de fornecimento, a principal tarefa de um DSP Ă© verificar e avaliar continuamente anĂșncios potenciais em milissegundos. Para isso sĂŁo utilizados algoritmos baseados nas regras de licitação e estratĂ©gias definidas.
Como funciona um DSP ? Â
Em primeiro lugar, um DSP Ă© uma plataforma de tecnologia onde a oferta Ă© destinada a agĂȘncias e anunciantes que desejam comprar anĂșncios grĂĄficos, em vĂdeo, smartphones, entre outros para gerar impressĂ”es de anĂșncios.
O lado da demanda Ă© o lado que precisa de estoque de publicidade e espaço publicitĂĄrio. Os publishers, por sua vez, representados por Ad Networks, Ad Exchange e plataformas do lado da oferta (SSP), garantem que as impressĂ”es de anĂșncios sejam possĂveis no lado da demanda (DSP).
Uma clara vantagem dessa abordagem para os compradores Ă© que os DSPs tĂȘm maior acesso Ă s redes de publicidade. Usando o RTB, o preço por impressĂŁo Ă© determinado automaticamente pela comparação entre oferta e demanda. Isso permite que os compradores nĂŁo apenas ponderem o melhor preço para si mesmos, mas tambĂ©m usem o alcance de vĂĄrias redes para si mesmos.
Tudo o que os compradores de mĂdia precisam fazer Ă© dar um lance. Como regra, o DSP pode monitorar continuamente os critĂ©rios especificados e utilizĂĄ-los de forma que a melhor eficiĂȘncia possĂvel da campanha seja alcançada.
Tipos DSPs programĂĄticos
Existem 3 tipos especĂficos de DSPs programĂĄtico. Confira abaixo cada um deles:
1. DSP self service
O DSP self service Ă© provavelmente o mais popular dos DSPs. A configuração da campanha e a otimização contĂnua estĂŁo nas mĂŁos do anunciante.
Vantagens do DSP self serviceÂ
- As campanhas podem ser iniciadas e interrompidas sempre que o anunciante desejar;
- O anunciante pode se conectar a qualquer fonte de trĂĄfego disponĂvel nas plataformas;
- Os gastos com anĂșncios estĂŁo totalmente disponĂveis para o anunciante.
Desvantagens do DSP self service
- Deve-se investir tempo para se familiarizar com o princĂpio do DSP;
- Requer muito trabalho manual;
- O desempenho do anĂșncio deve ser verificado diariamente.
2. DSP full service
Os DSPs full service exigem que o representante de vendas esteja envolvido no processo de publicidade digital. Depois de se inscrever no DSP full service, um gerente deve ajudar a configurar as atividades promocionais e, em seguida, lançå-las e gerenciå-las.
Vantagens do DSP full service
- NĂŁo Ă© necessĂĄrio lidar com as especificidades de um DSP;
- à eficiente em termos de tempo, pois a configuração e a administração são feitas por outra pessoa;
- Um gerente designado pode fornecer assistĂȘncia com otimizaçÔes e problemas tĂ©cnicos.
Desvantagens do DSPÂ full service
- VocĂȘ nĂŁo tem controle sobre as campanhas publicitĂĄrias;
- Ao iniciar/parar ou fazer alteraçÔes, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o gerente;
- O gerente designado pode nĂŁo ter conhecimento suficiente para gerenciar as campanhas da forma mais eficiente possĂvel.
3. DSP hĂbrido
Um DSP hĂbrido combina o DSP self service com o DSP full service. Portanto, pode ser automatizado ou operado manualmente conforme necessĂĄrio.
Leia mais: Ad tags inteligentes: soluçÔes da Grumft para vocĂȘ
A importĂąncia do DSP para o marketing digital
Nem todos os formatos ou inventĂĄrios tĂȘm o mesmo desempenho com cada DSP. Alguns integraram uma variedade de formatos especiais, enquanto outros confiam nos formatos clĂĄssicos.
Portanto, o material publicitĂĄrio deve ser considerado na hora de veicular um anĂșncio. Outra opção que pode ser utilizada em paralelo com os DSPs sĂŁo os servidores de anĂșncios e as Ad Networks, que fornecem acesso e opçÔes de entrega adicionais.
As vantagens e desvantagens das tecnologias individuais não podem ser determinadas de forma geral, mas quando utilizadas em paralelo e considerando as metas estabelecidas, a variedade de dados e o orçamento alocado, o sucesso de uma campanha em meio digital é provåvel.
Nenhuma solução pode cobrir todas as necessidades de uma só vez. Os objetivos precisam ser priorizados. Uma preparação minuciosa e a obtenção de vårias ofertas e informaçÔes extensas são elementos primårios no marketing digital.
Leia mais: Ad Network Full Service: o que Ă© e quais as vantagens
Pensamentos finais
Em suma, a publicidade programĂĄtica tem sido cada vez mais utilizada Ă medida que os profissionais de marketing buscam novas maneiras de simplificar e otimizar a compra de anĂșncios.Â
Ao entender a importĂąncia dos DSPs e opçÔes que podem ser utilizadas em paralelo a essa tecnologia, agĂȘncias e marcas podem encontrar as plataformas certas para seus objetivos de publicidade. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiĂĄ-lo em 2022.
Comments (3)
A mĂdia programĂĄtica na publicidade de clĂnicas especializadas e hospitais - Anuncie com Gnet
at 13 de abril de 2021[…] que torna isso possĂvel Ă© a tecnologia DSP (Demand Side Platform), ou seja, o sistema Gnet seleciona automaticamente quais impressĂ”es […]
MĂdia programĂĄtica na publicidade de alimentos e bebidas - Publicidade Digital
at 17 de junho de 2021[…] se tratar de uma DSP de compra direta e cobrar um valor fixo pelo CPC, no Gnet vocĂȘ mesmo pode realizar as suas […]
MĂdia programĂĄtica na estratĂ©gia de marketing de empresas prestadoras de serviço - Publicidade Digital
at 23 de junho de 2021[…] se tratar de uma DSP de compra direta e cobrar um valor fixo pelo CPC, no Gnet vocĂȘ mesmo pode realizar as suas […]