Descubra as vantagens de investir no conteúdo em vídeo

08/04/2019

Matéria de: Bianca de Santi

Se pensa que produzir conteúdo em vídeo para o seu blog é uma realidade muito distante, muito cara e trabalhosa, você está muito enganado! Leia o artigo e descubra 6 dicas rápidas que irão te provar o contrário.

Nesse artigo você encontrará assuntos como:

  • Por que devo investir no conteúdo em vídeo?
  • 6 dicas que vão te ajudar na produção de vídeo.

 

Com que frequência você assiste conteúdo em vídeo? Todos os dias? Não é de hoje que esse segmento faz sucesso na internet e é por isso que constantemente surgem, no mundo digital, os famosos virais. Que nada mais são do que vídeos que se espalham rapidamente em diversas plataformas online.

A reprodução de imagens com movimento combinado com sons está revolucionando a forma com que os usuários consomem informações na internet. Quanto mais esse cenário cresce, mais ele se populariza e é por isso que ele está sendo cada vez mais usado por empresas como estratégia de marketing.

 

De acordo com o site Think with Google: “ Em 4 anos (2014-2018) o consumo de vídeo na internet cresceu 135%. No mesmo período, o consumo de TV aumentou 13%” – Confira a matéria clicando aqui.

 

Por que devo investir no conteúdo em vídeo?

 

Como dissemos anteriormente o conteúdo em vídeo é uma realidade bem próxima.  Segundo o Mídia Dados 2018, o Brasil é o 4º país que mais acessa a internet no mundo e o número de usuários que utilizam a web ainda está  crescendo constantemente.

Junto com o crescimento de acesso a internet, vem o aumento de usuários procurando conteúdo em vídeo. Mas por quê? A ideia da ferramenta é transmitir informações que sejam de mais fácil compreendimento do público e essa é uma das justificativas para eles serem tão requisitados.

Sabemos que contar uma “história” em um tempo curto não é fácil, requer muita criatividade e por isso é um desafio. Porém, não é porque você pretende entrar no mundo dos vídeos que você deve parar de escrever, pelo contrário, a combinação de matéria escrita com vídeos é ideal.

Vídeos são mais atrativos e por isso eles despertam  tanto interesse dos usuários que procuram diversas informações. Eles estão presentes em inúmeros segmentos diferentes, dentre eles estão os:

 

  • Tutoriais: Independente do segmento, os conteúdos de “como fazer”, possuem uma grande parte dos acessos à plataformas como o youtube.

 

 

  • Vlogs: Os canais que fazem postagens quase diariamente sobre assuntos que o público quer ouvir. Vlog= blog + vídeo.

 

  • Entrevistas: Depoimento de autores, clientes, leitores, entre outros, é um segmento que passa uma grande credibilidade ao canal.

Esses são uns de muitos segmentos que fazem parte do mundo digital hoje em dia.

 

6 dicas para te ajudar na produção de vídeo

Hoje em dia qualquer pessoa pode gravar e postar um vídeo, basta possuir um smartphone. A tecnologia vem trazendo câmeras com a qualidade cada vez melhor, então, as gravações estão se aperfeiçoando e é por isso que é importante se destacar entre os demais.

Não se engane se assistindo vídeos na internet, você pensou que para fazê-los precisaria de um grande investimento inicial com câmera, cenários ou ser um especialista em edição. Aprenda 6 dicas de como produzir vídeos úteis, de qualidade e chamativos:

Ferramentas

Não é preciso uma câmera profissional, porém mesmo que de um smartphone, tenha em mente, qual será o equipamento de gravação.

Com o tempo você vai se aperfeiçoando, e se quiser, comece a pensar em investir com outros equipamentos. O tripé, a câmera e iluminação profissional são itens relevantes para alcançar seus objetivos com as produções.

 

Roteiro

Para não fugir do tema durante a gravação, ficar sem assunto e ter um melhor desempenho no momento, é fundamental se organizar e fazer um bom planejamento.

Para produzir o texto que irá te guiar durante as gravações, é preciso pesquisar sobre o tema, pensar em quem você quer atingir com ele e selecionar algumas palavras chaves ou frases impactantes para prender o público que está assistindo.

Uma dica importante é separar os assuntos que serão tratados em tópicos, assim fica mais claro e fácil de entender na hora de gravar.

Cenário

Nessa hora, você deve começar a pensar no cenário, mas lembre-se, é importante que seja um local silencioso e bem iluminado, com luz natural ou não.

Pense também sobre o enquadramento da câmera e se possível, comece a planejar uma vinheta para introduzir no começo.

Poste vídeos curtos:

“em média, quase 20% da audiência que começa a assistir a um determinado clip de vídeo o abandonará nos primeiros 10 segundos de reprodução.” – Pesquisa realizada pelo site AdAge

Ao produzir um roteiro é essencial pensar no tempo. Edições longas fazem com que o público se canse e perca o interesse antes mesmo da metade do vídeo. Fale tudo o que estava no script, mas pense sempre em produzir conteúdos curtos e diretos, são os que prendem a atenção de quem está assistindo.

 

Tenha uma ótima primeira impressão

Em primeiro lugar vem o título, ele é a porta de entrada para o usuário, por isso é essencial que seja impactante, caso contrário, o post passará despercebido entre todos os demais.

Grande parte dos usuários, espontaneamente, decidem se vão ou não assistir determinado vídeo durante a primeira frase da introdução. Uma dica é escrever essa linha de uma forma que mostre que o post irá agregar algo ao público, um exemplo, é usar palavras como, “aprenda, descubra, eu ensinarei… etc”.

Durante a  introdução, seja sempre direto e não esqueça de usar palavras chaves, finalize sempre com uma call to action, como por exemplo. “Assista e descubra”

Edição

Após produzir o vídeo, chegou a hora de editá-lo. Essa é a hora em que encanto acontece. Faça sempre com calma, atenção e o reveja várias vezes, esses são os motivos pelos quais essa parte requer um pouco de tempo.

Comece com itens essenciais como, cortar momentos que você fugiu do assunto, gaguejou ou errou. Tire os ruídos de fora, ajuste a iluminação e se tiver, não esqueça de introduzir a vinheta.

Se necessário adicione legenda, frases impactantes ou nomes das pessoas que participaram da gravação, por exemplo no caso de alguma entrevista. Para elaborar tudo isso você precisa escolher uma entre diversas plataformas de edição.

“Lembrando que você não precisa ser especialista. Leia, veja tutoriais de edição e se preciso peça ajuda”.

Pronto, depois de realizar todos esses processos, você está pronto para conquistar o público com seus posts.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe posts semanais em nosso blog.

Conheça também nossas redes sociais, Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter, por lá você pode ficar por dentro de muitas curiosidades e dicas.

Compartilhe: