Descubra o que é e como funciona a plataforma Google News

02/05/2019

A ferramenta Google News é ideal para donos de sites de notícias que querem alavancar suas matérias e o ranqueamento delas no buscador. Descubra mais sobre as vantagens que essa plataforma oferece em nosso post.

      Nesse post você encontrará conteúdos como:

  • Descubra que é o Google News;
  • Saiba como incluir o seu site na ferramenta Google Notícias;
  • Entenda porque o seu site deve fazer parte do Google Notícias;

 

Para entender melhor sobre a plataforma Google News, é importante você lembrar de algumas informações antes.

 

Que uma das prioridades do buscador, fundador dessa ferramenta, é sempre melhorar a UX (experiência do usuário) durante o seu tempo lendo conteúdos na internet, não é uma novidade para ninguém.

Porém, nem todos sabem quais são os métodos que o Google utiliza para deixar seus usuários cada vez mais satisfeitos com seus serviços. A prática SEO, a função AMP e as diversas plataformas de monetização, que já citamos em outros artigos do nosso blog, são alguns deles.

Pensando unicamente em oferecer praticidade e conforto aos seus usuários, conheça melhor sobre a ferramenta do Google, tão relevante para publishers, que iremos retratar neste artigo.

 

Descubra o que é o Google News

 

O Google News é uma plataforma que contém matérias de notícias e reportagens postadas na internet. Criado para atingir principalmente usuários interessados em acontecimentos do dia a dia, que não possuem tempo para ficar pesquisando e procurando sites na web.

Mas afinal, quais matérias aparecem nessa ferramenta? Com citamos acima, são apenas posts com fins jornalísticos. Porém, através de algoritmos, a plataforma filtra os conteúdos com melhor qualidade e apresenta as manchetes de diferentes portais. Oferecendo assim, as principais informações do momento.

O portal também oferece o serviço de personalização, assim as matérias vão seguindo a ordem de relevância do usuário. É possível também, programar a ferramenta para receber notificações, por e-mail, dos conteúdos do seu interesse, como por exemplo, matérias do seu time de futebol. Não acaba por aí, você também pode selecionar a opção de receber apenas notícias dos seus portais favoritos.

 

“Lembrando que o Google Notícias é atualizado 24 horas por dia, então as análises das matérias jornalísticas são feitas em tempo real.”

 

Saiba como incluir o seu site na ferramenta Google Notícias

 

Pra começar, é importante retomar o fato que o Google News dá destaque a matérias de extrema qualidade, portanto, para seu site ser aprovado e aparecer em destaque na plataforma, é fundamental que as postagens sejam bem escritas.

Conheça 10 dicas que irão te ajudar a melhorar o conteúdo de suas matérias, em outro artigo do nosso blog – Invista em conteúdo de qualidade para o seu site

Se você pensa que atender todos os requisitos que o Google pede é fácil, mude agora mesmo de pensamento. A plataforma de Notícias é bem requisitada por publishers e por isso as matérias do seu portal devem sempre possuir um diferencial para poderem se destacar no meio de tantos concorrentes.

 

Após ter certeza que os posts do seu blog estão dentro dos padrões pedidos pela ferramenta, vamos às demandas técnicas:

 

  • O Googlebot: O rastreador da web do buscador, não lê notícias em PDF ou em JavaScript, portanto, é importante que o conteúdo esteja sempre em HTML.

 

  • Sitemap: Outro ponto importante para fazer parte da ferramenta, é criar um plugin com todas as URLs das matérias com fins jornalísticos, o sitemap. Ele ajudará os algoritmos a identificarem as páginas do site. Os códigos desse arquivo são específicos e devem estar em formato xml (sitemap.xml).

 

 

  • Webmasters Tools: Após criar e adicionar o plugin siteamp.xml em seu site, é preciso cadastrar-se na ferramenta Webmasters Tools, pois é através dela que o algoritmo irá ler o código das URLs. Depois de logar a sua conta à ferramenta, vá ao tópico rastreamento do painel e selecione a opção sitemaps.

 

Entenda melhor sobre as diretrizes do Google Notícia, em um artigo do blog GhFly – Como usar o Google News para aumentar o tráfego do seu site?

 

Por fim, chegou a hora de cadastrar-se na plataforma de Notícias e aguardar pela aprovação. Se você seguir as dicas acima a probabilidade do seu site ser aceito é alta.

Após de aprender como se tornar parceiro da ferramenta, é preciso entender melhor porque é tão importante fazer parte dela.

 

Entenda porque o seu site deve fazer parte do Google Notícias

 

Hoje em dia qualquer dono de site quer ver suas matérias, com ranqueamento orgânico, na primeira página dos buscadores, os critérios do Google News te ajudam a chegar lá, porém não é só isso. Confira a lista abaixo e descubra mais benefícios que a ferramenta oferece:

 

  • Credibilidade: Fazer parte de uma das plataformas do maior buscador do mundo, não é para qualquer site e por isso transmite credibilidade e segurança aos usuários, que acessam seus posts, com a certeza de que seus conteúdos serão úteis.

 

  • Qualidade: Para que suas matérias apareçam no feed da ferramenta de notícias, é essencial estar sempre postando conteúdos sobre eventos atuais, matérias originais e acontecimentos verdadeiros e é por isso que podemos ter a certeza que serão posts de qualidade.

 

  • Ranqueamento: Não há dúvidas de que se as matérias do seu blog estão aparecendo no feed do Google News, elas possuem uma probabilidade muito grande de estar na primeira página do buscador.

 

  • Dispositivo: O portal está disponível tanto para desktop como para aparelhos mobile, como smartphone e tablet.

 

  • Personalização: Com os serviços de personalização que a plataforma oferece, seu site pode estar entre os favoritos de muitos leitores, o que aumentará o número de visitas ao seu site.

 

Esses são uns entre inúmeros benefícios que o portal de notícias oferece.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas matérias pelo blog.

Nos siga também pelas redes sociais  Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Compartilhe nossos posts para que seus amigos possam ficar por dentro.

 

Compartilhe: