Descubra o significado das siglas CPC, CPM e CPA

06/11/2018

Você já ouviu falar nos termos CPC, CPM e CPA? Essas abreviações são abordadas frequentemente no meio de marketing digital, por isso é fundamental que sejam entendidas por pessoas que se interessam, estudam ou trabalham nessa área.

Os termos CPC, CPM e CPA estão diretamente ligados as campanhas digitais, pois antes de determinada empresa anunciar seus produtos e serviços online, existe uma série de decisões a serem tomadas, a forma de pagamento é uma delas.

As siglas citadas acima referem-se às maneiras que os anúncios onlines podem ser cobrados, independente do segmento do domínio a ser anunciado.

 

O que é CPC?

A sigla CPC é a abreviação do termo Custo por Clique. Essa opção funciona de forma com que o anunciante seja cobrado apenas quando o leitor clicar em seu anúncio. Para que o pagamento não seja mais alto do que o seu orçamento, a CPC é dividida em três categorias:

  • CPC máximo: Refere-se ao valor máximo que você está disposto a pagar por cada clique;
  • CPC real:  É o valor exato que você pagou por cada clique;
  • CPC médio: É o valor médio que foi pago por clique, com base no histórico de cliques da campanha.

O formato Custo por Clique trás a visualização de como o público do segmento aceitou a sua campanha, através do fornecimento do resultado exato que cada anúncio gerou.

Veja abaixo o cálculo para descobrir o CPC:

 

O que é CPM?

O CPM refere-se ao termo Custo por Mil, ou seja o valor deverá ser pago para os anunciantes a cada mil impressões, nenhum valor antes desse número ser atingido será cobrado. Por esse motivo que esse formato é mais indicado a domínios com tráfegos maiores.  

Cada impressão é contada por visualização, não por clique, fazendo com que valor seja cobrado independente se o usuário clicar ou não no anúncio.

Confira abaixo a fórmula para calcular o CPM:

O que é CPA?

A abreviação CPA significa Custo por Aquisição, ou seja o pagamento do anúncio apenas será realizado quando alguma ação for tomada pelo usuário do site, podendo ser o preenchimento de um formulário, download de material, visualização de alguma página e até a compra de um produto.

Por ser tão assertiva e concreta, a forma de pagamento CPA é a mais cara, podendo alcançar até 50% do valor da compra efetuada.

Aprenda como se descobre o CPA:

 

A escolha da forma de pagamento do anúncio deverá ser baseada no target, no foco e na verba da campanha. Lembrando que o objetivo de sua ação publicitária é atingir o público alvo e converter novos clientes, é fundamental pesquisar e fazer testes antes de tomar a decisão entre CPC, CPM e CPA.

 

A Grumft oferece um serviço personalizado para você, com os melhores anunciantes e uma monetização maior por CPM. Se torne um parceiro com apenas 3 passos básicos em  grumft.com/register e conheça todas as vantagens de escolher a empresa que zela por você.

Quer entender mais sobre marketing digital? Conheça outros artigos do nosso blog.

Nos acompanhe também pelas redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Compartilhe nossos posts para que seus colegas também possam ficar por dentro! 

Compartilhe: