Dicas para escolher as melhores keywords para seus artigos

11/07/2019

Matéria de: Bianca de Santi

Aprenda a selecionar as keywords ideais, para aplicar uma estratégia de SEO qualificada em seu blog, melhorando o ranqueamento do seus posts.

 

Nesse artigo você encontrará conteúdos como:

  • A importância das palavras-chave para o seu blog;
  • Quais os tipos de keywords?;
  • Como escolher a palavra-chave ideal?.

 

As keywords são as palavras indispensáveis de qualquer artigo, elas encaminham seu texto para o assunto que ele tratará.

A palavra-chave de cada conteúdo deve ser bem escolhida. Elas são o termo pelo qual os usuários conseguem encontrar a matéria que desejam na internet, e, por isso são o primeiro passo a ser feito para poder competir uma melhor posição nos buscadores.

Explicando melhor, sabe os termos que jogamos no Google quando buscamos por algum conteúdo? Mesmo que a sentença não esteja completa, eles são as palavras-chave que utilizamos para encontrar posts falando sobre o assunto que queremos e através deles o buscador identifica as matérias para te oferecer.

 

A importância das palavras-chave para o seu blog

 

Técnicas SEO são fundamentais para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, as keywords são um dos tópicos encontrados neste plano. Além disso, entenda porque é tão importante saber usá-las adequadamente:

 

  • São elas que direcionam os usuários do blog para suas matérias: através dos mecânicos de busca.
  • Os usuários: podem se tornar leads e posteriormente clientes em potencial/leitores fiéis. 
  • Aumento de visitas: com mais usuários acessando suas páginas, é inevitável que seu tráfego aumente.
  • Quanto mais relevante ela for: melhor o posicionamento nos buscadores.

 

Como falamos anteriormente, para atingir boas colocações nos buscadores é preciso elaborar um conteúdo interessante para o seu público-alvo. 

Aprenda a produzir matérias criativas em outro artigo nosso – Invista em conteúdo de qualidade para o seu site

 

Quais os tipos de keywords?

 

Antes de saber como descobrir as palavras-chave ideais para o seu artigo, conheça os dois tipos de keywords existentes, Head Tail e Long Tail. 

As duas possuem características diferentes, que será explicado em seguida:

 

  • Head Tail: Em tradução, cauda curta, refere-se a termos pequenos, ou seja, uma ou duas palavras. A Head Tail também tem como característica possuir um significado mais amplo, como, por exemplo: futebol. 

Ao buscar essa palavra, inúmeros artigos com informações variadas serão entregues pelo buscador. Devido a esses fatores, os termos menos específicos, possuem um maior volume de busca e como consequência, maior concorrência.

 

  • Long Tail: Em português, cauda longa, possui características opostas a categoria de palavras-chave citada acima. A Long Tail é composta normalmente por mais de duas palavras e também abrange conteúdos mais específicos, onde você pode focar de uma melhor forma no nicho de seu site. 

Como exemplo segue a sentença que é classificada como Long Tail: Tabela de classificação do Brasileirão. Na frase citada, o usuário mostra exatamente o que quer encontrar realizando essa busca. Como consequência, o volume de busca é menor, porém a concorrência é baixa e o termo é totalmente focado no público que deseja atingir.

 

Como escolher a palavra-chave ideal?

 

Depois de entender melhor as características de cada classe de palavras-chave, aprenda nesse tópico a fazer um planejamento de keywords.

Ao contrário do que muita gente pensa, utilizar palavra-chave em seu artigo não é apenas pegar um termo aleatório e repeti-lo muitas vezes no texto. Para um bom resultado nos buscadores é preciso muito mais que isso. Em seguida, ensinaremos como escolher o termo ideal para o seu artigo.

Primeiro é preciso ter em mente o tema que seu texto tratará, pois se esse passo ainda não estiver bem decidido, é provável que o sucesso na busca pela palavra-chave ideal seja nulo.

 

  • Conheça o seu público alvo: É importante reconhecer quais são os objetivos dos usuários com o seu post, para, assim poder oferecer um conteúdo que os leitores irão buscar. Uma dica é tentar entender como os termos são buscados pelo seu nicho.

 

  • Volume de busca: Leve em consideração o volume em que os termos são buscados, de nada adianta para suas táticas SEO usar uma keyword que não é utilizada pelo público que deseja atingir.

 

  • Concorrência: Analise o volume da concorrência, ou seja, qual a quantidade de artigos que estão utilizando determinada palavra-chave. Categorize o tamanho da concorrência como: baixo, médio e alto, quanto menor a classificação, melhor.

 

  • Organize uma planilha: Para poder analisar todos os dados que foram citados acima, faça uma planilha. Lá, você pode adaptá-la como preferir. Uma dica é colocar as seguintes informações: A keyword escolhida e a que classificação ela pertence (Long Tail ou Head Tail), volume de busca, concorrência (alta, baixa ou média), entre outros tópicos.

 

Já entendeu como fazer seu planejamento de termos-chave? Mas afinal, onde eu faço essas buscas?

Algumas plataformas relevantes para te ajudar com seu planejamento são:

 

  • Google Ads (Planejador de palavras-chave): Isso mesmo, o Google Ads é seu aliado em muitos momentos e por isso é uma opção excelente para publishers que pretendem investir em seu site.

 

  • Google Correlate: Mais uma vez o maior buscador do mundo oferecendo ferramentas para facilitar o dia a dia de quem trabalha com a web. Essa plataforma não é tão conhecida como a citada acima, porém pode ser sua grande parceira. Ela não te fornece apenas as palavras que você deseja encontrar, como também como elas são pesquisadas no Google.

 

  • Keyword Tool: É uma plataforma fácil de se mexer e que também te oferece informações completas para a sua pesquisa. A ferramenta oferece dados de buscas além do buscador, como no Youtube e Apple Store.

 

 

  • SEMRush: O SEMRush é bastante usado entre publisher, justamente por fornecer uma grande variedade de informações, como obter dados sobre os seus concorrentes.

 

 

Essas são algumas de uma vasta lista de plataformas que podem te ajudar em suas pesquisas. Conheça outras ferramentas clicando no artigo do blog Flammo – 8 melhores ferramentas de busca de palavra-chave.

 

Gostou de matéria? Acompanhe outros conteúdos sobre o meio digital em nosso blog.

Conheça nossas redes sociais  Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin e fique atento as atualizações de nosso blog.

Compartilhe: