Entenda de uma vez por todas o signficado de CTR, CPM, CPC e PRM

19/02/2020

Se você está ligado no mundo do marketing digital, com certeza já ouviu algum dos termos acima, certo? Essas práticas são muito utilizadas por diversos sites e empresas, para gerar renda com o marketing online, mas você já se perguntou qual a função de cada uma delas?

No artigo de hoje explicaremos como elas funcionam e suas respectivas diferenças. 

CPC:
Denominado como “custo por clique”, o CPC representa o benefício ganhado a cada clique recebido em seus respectivos anúncios. Explicando melhor, é o valor que o Google paga a uma empresa a cada clique de anúncio presente em seu site.

A função CPC é divida em 3, para que o seu pagamento não seja maior do que o seu orçamento. A divisão ocorre da seguinte forma:

CPC máximo: O valor máximo que você está disposto a pagar por cada clique;
CPC real: O valor exato que você pagou por cada clique;
CPC médio: O valor médio que foi pago por clique, com base no histórico de cliques da campanha.

Para saber o valor do CPC é necessário dividir o custo total de anúncio pelo número de cliques.

CPM:
O significado da sigla é “custo por mil”, qual o valor será pago ao anunciante por cada mil impressões. Os anunciantes pagam cada uma das vezes em que o anúncio é exibido, sendo é uma ótima opção para domínios com maiores tráfego.

Diferentemente do CPC, dessa vez, a impressão é contada pelo número de visualizações, não pelo de cliques.

Para calcularmos o valor do CPM, a conta a se fazer é: o número do custo total do anúncio dividido pelo número de visualizações, então dividimos novamente por mil.

CTR:
A tradução do CTR é click through rate, ou seja, a porcentagem de vezes que o anúncio é clicado relacionado ao número de vezes que o mesmo foi visualizado. Se um anúncio aparece em um site 100 vezes, e é clicado 10, sua porcentagem de CTR foi de 10%.

A conta do cálculo é feita rapidamente, de uma forma fácil; devemos fazer a divisão entre o número de vezes que o anúncio foi clicado e o número de visualizações recebidas, as famosas impressões.

RPM:

O Google define a RPM como “receita por mil impressões”, ou seja, ou ganhos estimados para cada mil impressões atingidas.

Para fazer o cálculo, é necessário dividir o número de ganhos estimados pelo número de visualizações da página e multiplicar por mil.

A Grumft oferece um serviço personalizado para você, com os melhores anunciantes e uma monetização maior por CPM. Se torne um parceiro com apenas 3 passos básicos em grumft.com/register e conheça todas as vantagens de escolher a empresa que zela por você.

Gostou do conteúdo? Descubra mais sobre o universo digital em nosso blog.

Conheça também nossas redes sociais  FacebookTwitterInstagram e Linkedin para se manter atualizado sobre novos conteúdos. Dê um like, comente e compartilhe nossos posts para que seus colegas também possam ficar por dentro.

 

Compartilhe: