Coleta de dados primários: 5 estratégias para publishers


estratégias de Coleta de dados primários

A regulamentação de privacidade e o aumento da prevenção de rastreamento estão forçando muitos publishers a repensar sua estratégia de coleta de dados primários. Enquanto novas alternativas de segmentação de anúncios surgem para priorizar a privacidade, a coleta dados primários vem ganhando cada vez mais a atenção dos publishers, especialmente aqueles que já construíra a audiência. Nesse caso, tudo que você precisa é de uma estrutura e ferramentas para começar a coletar os dados. 

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Neste artigo, revisaremos as estratégias de dados que muitos publishers já estão usando para enriquecer seus segmentos de público com dados primários. 

Estratégia de dados primários

Conforme explicamos no artigo First-party: como coletar, armazenar e usar os dados”, First-party (dados primários) são quaisquer informações coletadas diretamente pelos publishers de seu próprio público ou clientes.

Estratégias de coleta de dados primários

Troca de valor

As estratégias que vamos mostrar a seguir, consiste em construir um canal de coleta de dados a partir de incentivos tangíveis. Em outras palavras, fazer seus visitantes se interessem em compartilhar os dados com você. Esse incentivo pode ser acesso a conteúdo premium, assistência, ofertas especiais, descontos ou qualquer outra coisa que seja valiosa para o público.

Estratégias baseadas em troca de valor depende da confiança contínua entre o publisher e a audiência. Mas isso também significa facilidade para o usuários retirar o consentimento para que seus dados sejam usados ​​a qualquer momento, além da necessidade de você investir em proteção adequadas contra falhas, violação de dados ou uso indevido.

Registros de usuários simplificados

Nós já estamos acostumados a fazer login usando e-mails como o identificador principal em sites de compras e de comércio eletrônico, que geralmente exigem a criação de uma conta antes de fazer uma compra. Nesse processo eles coletam dados primários valiosos. 

Sites imobiliários e financeiros também costumam coletar dados primários ao exigir que seus usuários criem uma conta antes de mostrar os detalhes da propriedade, mas a questão é: como os publishers podem criar oportunidades para motivar seus usuários a criarem contas? Aqui o segredo é oferecer facilidade na hora de fazer a inscrição. Você pode facilitar a experiência permitindo que os usuários se inscrevam usando suas contas sociais usando o login universal. 

Existem plataformas de fácil implementação para autenticação e autorização adaptável, como Auth0 , Okta e One Login. Se você conta com uma equipe de desenvolvimento interna, não será difícil criar seu próprio sistema de login social. Mas aqui vale o bom senso, portanto, o login nunca deve ser a primeira coisa que o usuário vai encontrar no seu site. Você precisa otimizar as conversões e, para isso, pode usar o perfil progressivo para coletar dados gradualmente.

Assinaturas de newsletter com base em interesses

Hoje em dia, os publishers oferecem newsletter personalizados para os interesses e necessidades exclusivos de vários segmentos de usuários. Isso ajuda a coletar mais e-mails e permite que os usuários se auto selecionem em segmentos de público distintos, tornando mais fácil para o publisher empacotar e valorizar esses segmentos de público com base nos interesses específicos do anunciante e nos objetivos da campanha.

Existem duas vantagens principais de implantar newsletter como uma estratégia de coleta de dados primários:

  1. Newsletter é baseado apenas em permissão, pois os usuários se inscrevem com base em seus próprios interesses e podem cancelar a inscrição facilmente a qualquer momento. 
  2. Newsletter permite que os editores ativem várias técnicas de monetização, além de usar os dados de interesse para campanhas de exibição, o que inclui conteúdo patrocinado e veiculação de anúncios no boletim informativo.

Conteúdo interativo e gamificação

Cerca de 58% dos usuário brasileiros acessam a internet exclusivamente por um dispositivo móvel. Portanto, se você oferece um conteúdo divertido, envolvente e fácil de consumir, poderá acelerar a coleta de dados. Formatos interativos como questionários, calculadoras, charadas ou quebra-cabeças podem ser usados ​​para criar oportunidades de interação com os usuários, conforme você coleta novas informações para enriquecer seus perfis.

Bloqueio seletivo de conteúdo

Se você ainda não estiver pronto para configurar um sistema de registro de usuário, bloquear seletivamente o acesso ao conteúdo pode ser outra maneira de começar a coletar e-mails e dados de usuário. Antes de bloquear um conteúdo, você pode usar o Google Analytics para saber quais páginas da web em seu site recebem a maioria das visualizações e têm o maior tempo médio de usuários que permanecem na página para criar um conjunto com melhor desempenho. 

Você vai precisar realizar teste para saber a porcentagem de usuários que saem da página  sem fornecer nenhuma informação, para então ajustar a rolagem ou os gatilhos de ação que acionam o as informações solicitadas para otimizar a conversão.

Perfil progressivo

Criar um perfil progressivo ajuda a não sobrecarregar os usuários ao pedir muitas informações. Antes, você estabelece a confiança e prova o valor do que você oferece em troca dos dados. Eles serão coletados progressivamente ao longo de um período de tempo, em vários pontos de contato e interações. 

Funciona assim: na primeira vez que o visitante baixe um conteúdo no seu site, você solicita apenas o nome e o endereço de e-mail. Mas se eles voltarem ao site e repetirem a ação, você aproveita a oportunidade para coletar informações adicionais, como cargo, empresa e site.

A maioria dos CRMs permite que os proprietários de sites identifiquem os usuários com um cookie que foi definido anteriormente. Em seguida, atualize esses formulários dinamicamente e outras ferramentas de coleta de dados para capturar novos dados. O uso de perfis progressivos permite que os publishers criem perfis de dados ricos ao longo do tempo, sem prejudicar a experiência dos usuários.

Pensamentos finais

Em suma, essas 5 estratégias de dados vão te ajudar a enriquecer seus segmentos de público. Pode ser que leve um tempo para ver os resultados, mas a melhor maneira de você começar, é avaliar as estratégias mais adequadas para implementar. Acima de tudo, conte com a Grumft para continuar a apoiá-lo em 2022. ​ 

Quer receber nossos conteúdos?