Evite cliques inválidos em sua conta do Google AdSense

17/05/2019

Preocupado com avisos sobre cliques inválidos em sua conta do Google AdSense? Confira nessa matéria o que realmente são essas impressões e entenda porque você recebeu essas notificações.

Imagem: freepik.com

A dúvida e a preocupação sobre cliques inválidos no AdSense, é algo recorrente entre publishers. Portanto, se você está começando a trabalhar com sites agora ou mesmo que já trabalhe com eles por mais tempo, preste atenção nas informações que iremos te oferecer nessa matéria e aprenda a evitar a violação de qualquer regra do Google.

 

Neste artigo você encontrará conteúdos como:

  • Você sabe o que significam cliques inválidos?;
  • Como saber se meu site está gerando cliques inválidos nos anúncios?
  • Minha conta já foi desativada, e agora?
  • Como evitar impressões falsas;

 

O AdSense é uma das maiores plataformas de mídia programática do mundo. E como todas as ferramentas do Google, ele possui suas regras, justamente para não prejudicar nenhum dos envolvidos no processo de monetização. Não só publishers, mas também os anunciantes e os usuários que visitam o blog.

Violar qualquer regra da plataforma de monetização citada acima, pode trazer sérios prejuízos aos publishers que usufruem da ferramenta para melhorar os rendimentos do seu site. Por isso, explicaremos melhor nesse artigo como evitar infringir uma das regras mais importantes do Adsense, impressões falsas:

 

Você sabe o que significam cliques inválidos?

 

Os cliques inválidos significam qualquer tipo de ação com o fim de aumentar as impressões de forma artificial, ou seja, são cliques que não tem como origem “usuários que se interessam pelo anúncio” e a suas intenções são cobrar mais dos anunciantes e como consequência aumentar o lucro dos administradores da conta.

As impressões que não vieram de formas naturais pelos usuários do site, não são cobradas dos anunciantes, portanto, não são monetizadas.

 

Segundo a plataforma, segue os itens que tornam suas impressões inválidas:

 

  • Cliques ou impressões gerados por editores ao clicarem nos seus próprios anúncios ativos

 

  • Impressões ou cliques de anúncios repetidos gerados por um ou mais usuários;

 

  • Editores que incentivam cliques nos próprios anúncios (por exemplo, textos que estimulem os usuários a clicar em anúncios, implementações de anúncios que possam provocar um alto volume de cliques acidentais etc.);

 

  • Ferramentas de clique ou origens de tráfego automatizadas, robôs ou outros softwares fraudulentos.

Fonte: Ajuda do AdSense

 

Publishers que insistirem em violar as políticas da plataforma com seu site, estão sujeitos a suspensão e até desativação de suas contas e em muitos casos não conseguem voltar a trabalhar com a ferramenta permanentemente.

Como sabemos, infelizmente existem casos de terceiros gerarem tráfego inválido para as páginas, porém como editor da conta, é responsabilidade sua interferir e assegurar que seu site evolua sempre com tráfego e impressões válidas.

 

Como saber se meu site está gerando cliques inválidos nos anúncios?

 

Você será notificado. O Google te enviará uma mensagem no e-mail cadastrado na conta, avisando que se em um tempo determinado por eles, os problemas que estão violando as regras da plataforma não forem resolvidos, você terá sua conta desativada.

E após a percepção de cliques inválidos nos anúncios, que estão prejudicando sua conta, o Suporte do Google disponibiliza um formulário para ser preenchido e avisar a equipe do AdSense sobre a qualidade do tráfego.

Clique aqui e preencha o formulário caso queira informar o Google sobre a procedência das impressões do seu site.

 

Minha conta já foi desativada, e agora?

 

Sendo justo também com os publishers da plataforma, o Google disponibiliza um formulário apelativo para você contestar a desativação da sua conta, caso considere que a decisão tomada tenha sido incorreta.

Após enviar o formulário relacionado a ação inválida, seu pedido será avaliado e serão tomadas medidas apropriadas conforme o necessário, de acordo com a análise do AdSense.

Não há garantia que sua conta será reativada e se a decisão tomada pelo suporte for manter a conta desativada, outros pedidos de contestamento serão negados. Por isso, não aja de má fé, só recorra se achar realmente que a desativação da conta foi injusta.

Caso sua conta tenha sido desativada injustamente, clique aqui e avise a equipe do Google.

 

Muito melhor do que ter a opção de recorrer, é prevenir o erro, saiba como no tópico abaixo.

 

Como evitar impressões falsas


Como falamos anteriormente, você é responsável por todas as ações de sua conta, portanto acompanhe e monitore os dados do seu site regularmente. Confira algumas dicas abaixo para manter seu site dentro do regulamento do Google:

 

  • De forma alguma programe qualquer tipo de script ou plataforma para aumentar artificialmente as impressões dos anúncios.

 

  • Não clique e não deixe terceiros que possuem relação com a conta, clicarem nos anúncios de suas páginas, mesmo que sem querer ou que realmente haja o interesse no conteúdo do banner.

 

  • Mantenha sempre as pessoas que possuem relação com seu blog, informados sobre as políticas e regras do Google. Mostre que todas as ações que não são espontâneas de usuários que visitam o site, não irão aumentar o faturamento e sim prejudicar a monetização.

 

  • Acompanhe e entenda sempre as fontes de visitas do seu site, para assim poder notar e avaliar qualquer tipo de mudança repentina e estranha na origem do tráfego, que possa afetar de qualquer maneira seu domínio.  

Em outro artigo nosso, ensinamos como monitorar o seu site com o Google Analytics. Clique aqui e aprenda.

 

  • Previna cliques acidentais. Selecione bem a posição dos blocos de anúncios e evite sempre posicioná-los perto de imagens, pois você pode induzir aos usuários acharem que o banner faz parte do conteúdo.

 

  • Antes de fechar parceria com algum site, rede de anúncios, entre outros, conheça-o bem, confie, tenha certeza que ele oferece qualidade e não burle de nenhuma forma, os regulamentos do programa.

 

  • Não permita que seu código de anúncio seja usado sem permissão. Use e aplique sempre os recursos para sites autorizados, fornecidos pelo Google, para evitar esses acontecimentos.

Clique aqui e gerencie seu site no AdSense.

 

  • A última dica, porém tão importante como as outras, é conhecer o guia do AdSense para publishers iniciantes. Lá ele ensina e te ajuda a prevenir qualquer violação às regras definidas pela plataforma.

Clique aqui e conheça o guia para principiantes.

 

Gostou do conteúdo? Acesse e confira muitas outras matérias sobre conteúdos digitais, em nosso blog.

Conheça também nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Por lá avisamos sempre quando conteúdos novos são lançados. Compartilhe os posts para que seus colegas também possam ficar por dentro das dicas.

Compartilhe: