Geofencing Marketing para varejistas físicos

Conquiste Clientes ao Seu Redor: Desvendando o Poder do Geofencing Marketing para Varejistas Físicos!


Geofencing Marketing

Embora não seja um método novo, o geofencing marketing é uma tendência e não deve ser negligenciado. A publicidade baseada em localização aumentou rapidamente e é vista como uma ferramenta de marketing importante, especialmente por varejistas físicos, capaz de abordar clientes diretamente no ponto de venda.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai conhecer o geofencing como ferramenta de marketing.

O que é geofencing?

Geofencing é um serviço baseado em localização, no qual um aplicativo ou outro software usa identificação por radiofrequência (RFID), Wi-Fi, GPS ou dados de celular para acionar uma ação de marketing direcionada quando um dispositivo móvel ou tag RFID entra ou sai de um limite geográfico virtual, conhecido como cerca geográfica.

O que é geofencing marketing?

Com o aumento do uso de smartphones, os serviços baseados em localização permitem que usuários acessem serviços referentes à sua própria localização. Ou seja, geofencing é um serviço que aciona uma ação quando um dispositivo entra em um local definido, independente do que a pessoa está procurando.

Os serviços baseados na localização podem apoiar o usuário em todos esses desafios. Portanto, essa possibilidade de abordar as pessoas com ofertas e informações relevantes torna o marketing mais atraente e intersetorial.

Técnicas de geofencing marketing

Você pode rastrear a localização de um consumidor por meio de GPS, Bluetooth e beacons e existem três maneiras de utilizar essa tecnologia para direcionar os consumidores:

  • Geotargeting: concentra-se em fornecer publicidade direcionada aos usuários de desktop;
  • Geofencing: usado para entregar mensagens direcionadas no perímetro virtual que você constrói em torno de uma localização geográfica específica;
  • Beaconing: transmissão de mensagens e informações direcionadas para dispositivos móveis próximos.

Você pode enviar muitos tipos de alertas quando um usuário entra em uma cerca geográfica. Os tipos mais populares incluem mensagens de texto, notificações em aplicativos, anúncios de mídia social, anúncios em mecanismos de busca ou banners na web.

As cercas geográficas podem ser configuradas em dispositivos móveis, tablets e até desktops em qualquer lugar do mundo. O geofencing pode ser configurado para segmentar um determinado local como o shopping, uma área de mercado demográfico, uma categoria de negócios, um local de marca, uma cidade ou estado.

Principais benefícios do geofencing marketing

Usado de forma responsável, o geofencing marketing pode fornecer à sua empresa diversos benefícios interessantes como:

  • Acesso a dados e insights específicos do local sobre seus usuários;
  • Melhor ROI por meio de táticas de marketing mais otimizadas e eficazes;
  • Segmentação e personalização mais eficazes de suas mensagens de marketing;
  • Maior envolvimento do cliente/usuário com seu aplicativo ou tecnologia;
  • Vantagem competitiva.

Usos do geofencing marketing 

Há muitas maneiras de utilizar geofencing marketing. Confira as mais comuns:

Aplicativo de marca

Muitas empresas desenvolvem seu próprio aplicativo. Depois que os consumidores baixam o aplicativo, os profissionais de marketing podem enviar notificações logo que um usuário entra em um perímetro geográfico.

Envolvimento de texto

Muitos de nós já assinamos “termos e condições” quando queremos receber algo de uma empresa. Nesses termos, muitas vezes aceitamos receber mensagens de texto e promoções SMS. 

Mas nenhuma empresa quer desperdiçar dinheiro e sobrecarregar o cliente enviando mensagens todos os dias. Então, quando o cliente entra em um perímetro geográfico que a empresa deseja impactar esse consumidor, as mensagens são enviadas usando o geofencing.  

Aplicativo de terceiros

Empresas que não possuem seu próprio aplicativo podem utilizar aplicativos de terceiros para enviar suas próprias notificações. Por exemplo: um aplicativo de cupons pode ser utilizado por um restaurante para enviar descontos assim que um consumidor entrar em um determinado perímetro geográfico.

Anúncios de mídia social

As principais plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter possuem recursos de geofencing. Por meio dessas plataformas, você define seu perímetro geográfico e os anúncios são enviados aos consumidores quando eles entram nessa área.

Anúncios da Web

Semelhantes aos anúncios de mídia social, os anúncios são veiculados aos consumidores assim que eles cruzam uma área geográfica predefinida utilizando plataformas de pesquisa na Web, como por exemplo, o Google.

Anúncios de geofencing e compra programática

Em sua forma mais simples, a exibição programática permite que a publicidade seja direcionada ao público-alvo enquanto eles visitam sites que veiculam publicidade. 

Exemplo:

geofencing marketing

Quando os profissionais de marketing pensam em exibição programática, geralmente o que vem à mente é utilizar retargeting para que eles voltem ao site do anunciante. Essa é uma boa estratégia, mas apenas arranha a superfície do que é possível com o geofencing. 

Embora as compras de anúncios programáticos ofereçam aos profissionais de marketing ótimos recursos de segmentação, ao aliar o geofencing na estratégia de campanha você conseguirá impactar o públicos até o nível do usuário.

Exemplo

Digamos que uma marca de automóveis esteja procurando aumentar sua participação no mercado. Uma das maneiras de fazer isso é segmentar todas marcas concorrentes que ofereçam itens semelhantes.

Mas supondo que a Jeep fará um anúncio do Jeep Compass e não deseja necessariamente atrair os clientes do Chevrolet Equinox, um dos concorrentes direto, eles podem conseguir melhores retornos ao impactar pessoas que já se interessaram pelo VW Taos, Toyota Corolla Cross e Fiat Toro.

A marca poderiam coletar os IDs de anúncios móveis dos visitantes dessas concessionárias através de um DSP e veicular anúncios direcionados apenas aos interessados nesses veículos e também utilizar uma Ad Network Full Service como a Grumft, para veicular anúncios apenas para usuários que já se interessaram por essas marcas. Vale ressaltar que essa é apenas uma das muitas estratégias possíveis.

Dicas para implementar geofencing em sua estratégia de marketing

Primeiro você precisa saber quem é realmente o seu público-alvo. Como esse é um marketing altamente direcionado e baseado em localização, você deve entender quem seus clientes e potenciais para usar uma linguagem que os atraia.

Limite o perímetro geográfico

Depois disso, limitar seu perímetro geográfico. Lembre-se que usar um geofence muito amplo sua mensagem perderá a eficácia. Afinal, ninguém está disposto a viajar quilômetros para comprar algo que pode encontrar do lado de casa ou do trabalho.

Uma boa estratégia é manter sua cerca geográfica em um raio de quatro ou cinco minutos a pé ou de carro. Embora pareça pouco, é o perímetro geográfico que mantém a sua mensagem atraente e direcionada a potenciais clientes que estão literalmente perto do seu negócio.

Call to action

Utilize um CTA claro que exijam ação imediata. O que faz o geofencing eficaz é segmentar as pessoas que estão atualmente em sua área demográfica. 

O geofencing não funciona se for simplesmente um anúncio geral, como uma grande inauguração ou promoções de longo prazo. É fundamental ser sucinto e criar urgência com suas mensagens ao fazer geofencing.

Diferentes técnicas de marketing

Utilize diferentes técnicas para obter melhores resultados. Como em qualquer plano de marketing, seu ROI não será alto se você utilizar apenas uma estratégia. Considere diversas técnicas como geofencing com marketing de conteúdo, remarketing, publicidade em mecanismos de pesquisa, publicidade gráfica, publicidade em vídeo, entre outras para personalizar e segmentar vários públicos específicos.

Pensamentos finais

Em suma, o geofencing marketing é ótimo para qualquer tipo de negócio, tem várias filiais e também pode trazer benefícios para pequenas empresas de um único local para limitar seus gastos com publicidade aos negócios locais. 

Segmente os usuários com conteúdo e ofertas específicas para o local, seja criativo e encontre maneiras de divertir, engajar e converter clientes em potencial que se envolvam com a sua publicidade. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo com anúncios de geofencing por meio de compra programática.

Quer receber nossos conteúdos?