Muito popular nas tradições norte-americanas e inglesas, o Halloween no Brasil vem ganhando popularidade a cada ano, beneficiando as marcas e o varejo. Mesmo que existam oposicionistas que criticam a influência dessa cultura no Brasil, o dia 31 de outubro, que também é o dia do Saci, é uma ótima oportunidade para as equipes de marketing desenvolverem ações emblemáticas.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai ter ideias estratégicas de mídia programática para a sua marca, site ou app se destacarem no Halloween.
Index
Origem do Halloween
A tradição se originou com o antigo festival celta de Samhain, quando as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias para afastar fantasmas. No século VIII, o Papa Gregório III designou o dia 1º de novembro como um momento para homenagear todos os santos. Logo, o Dia de Todos os Santos incorporou algumas das tradições do Samhain. A noite anterior era conhecida como All Hallows Eve, e mais tarde Halloween. Com o tempo, o Halloween evoluiu para um dia de atividades quando crianças e jovens se fantasiam de zumbis, monstros, bruxas e outros personagens para sair pela vizinhança usando a frase “doces ou travessuras?”. A festividade também inclui esculpir lanternas de abóbora, reuniões festivas, vestir fantasias e comer guloseimas.
Halloween no Brasil
É inegável que o Halloween caiu no gosto do brasileiro. Impulsionado pelas escolas de inglês, que desenvolvem atividades voltadas à cultura dos países que costumam festejar a data, o Halloween, também chamado de Dia das Bruxas, foi incorporado por diversos nichos de mercado e de eventos no Brasil.
Uma prática muito comum entre os brasileiros é assistir programas de curiosidades sobrenaturais e filmes de terror durante o período, quando diferentes canais de televisão costumam exibir uma programação especial sobre o tema na semana do Halloween.
Outro evento que, embora não aconteça no dia 31 de outubro, mas no dia 02 de novembro, dia de finados no Brasil, é o Zombie Walk. A iniciativa ocorre desde 2006 em São Paulo e reúne pessoas com fantasias assustadoras. Em outras capitais também pode ser percebida algumas manifestações.
Halloween no Brasil e Varejo
De acordo com uma publicação a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) com dados da Euromonitor, o valor de venda no varejo de confeitos de açúcar e goma de mascar, colocou o Brasil na quarta posição do ranking mundial em 2019, faturando US$ 3.762 milhões, atrás apenas de mercados como Estados Unidos, China e Japão. Este valor representou a venda de 292 mil toneladas de produtos.
Para Ubiracy Fonseca, Presidente da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) que representa 93% do mercado no país, o Halloween é uma data importante para o setor de Balas e Gomas.
“Nossos associados se programam com até seis meses de antecedência para atender a demanda por esses produtos nesta época do ano, além de produzirem embalagens e produtos temáticos para incrementar a data”, disse.
Outra matéria da AdNews destacou as lojas de fantasias, que perceberam no Halloween uma chance de impulsionar as vendas.
A Promoview, site especializado em brand experience e live marketing, também destacou a opinião de Marco Quintarelli, especialista em tendências de consumo. De acordo com ele, as categorias decoração, fantasias, doces e guloseimas, alimentos, bebidas alcoólicas, papelaria, presentes, maquiagens e efeitos especiais têm consumo aumentado no período.
Halloween no Brasil e Marcas
Marcas como o Fanta, Burger King, Garoto, Nike, Habib’s, Starbucks, C&C, Leroy Merlin e Cheetos já promoveram ações inusitadas e assustadoras durante o período. Confira as campanhas que destacamos para você.
Fanta
A Fanta resolveu deixar o Halloween mais colorido e saboroso. A campanha da marca foi desenvolvida para a América Latina e China em 2021. O objetivo foi empoderar os jovens de espírito a lutarem contra o cinza, espalhando alegria.
De acordo com Javier Meza, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola, o Halloween é a data perfeita para isso.
Burger King
O Burger King trouxe ofertas especiais no período de 26 de outubro e 1 de novembro. Às 3 da manhã daquele ano, ofertas apareceram no app do BK.
Garoto
A Garoto uniu o Halloween com o Dia do Saci e brincou com “gostosuras ou travessuras?” (na versão da marca, “garotices ou travessuras?”) e trouxe o Saci como personagem principal da ação, onde o personagem travesso esconde o boné do personagem da Garoto.
View this post on Instagram
Nike
A Nike levou os jogadores da seleção brasileira, Richarlyson e Debinha, para o (sur)real mundo de Any Malu. O filme faz parte da campanha “Vai no Novo”, que incentiva as pessoas a descobrirem novas formas de praticar esportes.
Habib’s
O Habib’s misturou manga com leite e promoveu a sobremesa mais assustadora do mundo no Halloween de 2019.
Starbucks
Em 2021, a Starbucks trouxe de volta ao Brasil a linha de produtos Pumpkin Spice, com 4 opções de drinks preparados com abóbora.
Em 2019 a ação foi em torno do Frappuccino Bruxa, inspirado nas porções de bruxa que levam uma “pitada de respiração de sapo”, “asas de morcego”, e “pele de lagarto”.
C&C
Em 2019, a Publicis se inspirou no Halloween para criar peças que resgataram a estética e as referências dos posters de filmes de terror para divulgar as ofertas da a C&C Casa & Construção em jornais, espaços de mídia Out of Home e nas redes sociais.
Leroy Merlin
As câmeras da Leroy Merlin flagraram fantasmas fazendo compras e mostraram os espíritos aproveitando a queda de preços em todas as lojas em 2019. A campanha de Halloween da Leroy Merlin deu início a Festa da Bricolagem, maior operação comercial feita anualmente pela varejista.
Cheetos
Em 2019 a marca Cheetos lançou um salgadinho de churros especial para o Halloween. Ela posicionou o salgadinho como “estranhamente delicioso” e a campanha foi inspirada nas identidades visuais dos filmes de terror.
Halloween no Brasil e mídia programática
Para que você possa aproveitar esse aumento no fluxo de consumo, preparamos algumas dicas para marcas e publishers. Confira:
Halloween no Brasil para marcas
Se a sua marca está procurando uma maneira divertida e sazonal de envolver o público durante o Halloween e fazer com que eles se interessem pelo que sua empresa tem a oferecer, trouxemos algumas ideias que te ajudarão a criar mensagens com temas de Halloween eficazes.
1. Use as palavras-chave certas
Primeiramente, faça uma pesquisa de palavras-chave para saber o que o seu público-alvo deseja.
Use algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave conhecidas, como Keyword Tool, Google Trends e Ubersuggest para saber o que as pessoas estão procurando e em que tipo de tópicos você pode centralizar suas postagens.
Nessa época as buscas por fantasias, jogos, filmes de terror e receitas com o tema de Hallowenn aumentam. Depois de ter algumas ideias do que as pessoas estão procurando, você pode começar a criar banners para a rede display, redes sociais e outras mídias que abordem esses temas e, ao mesmo tempo, forneçam valor a elas para otimizar sua segmentação.
2. Use imagens com tema de Halloween
É comum que as empresas físicas entrem no espírito do Halloween e convidem as pessoas para suas lojas. Com mídia programática e outras mídias digitais você pode fazer a mesma coisa usando imagens com tema de Halloween em seus anúncios. Veja alguns anúncios criativos:
Heinz
Mini Cooper
M&M
Pizza Hut
Guinness
McDonald’s
3. Ofereça um desconto sazonal
Anunciar um desconto de Halloween também é uma ótima maneira de chamar a atenção das pessoas e deixá-las interessadas em comprar o que você está vendendo. Direcione tráfego ao seu site para que elas possam obter cupons de desconto por meio de display ads e outras mídias online.
Programática direta no Halloween
A Grumft oferece uma plataforma especializada 100% em mídia programática, onde agências e anunciantes têm acesso à nossa rede de anúncios. Temos parcerias diretas com centenas de publishers premium, proporcionando menor CPC, CPA e maior alcance de audiência.
Nossa oferta de programática direta inclui transações garantidas e preferenciais, que geram um reconhecimento geral da marca através de impressões de anúncios garantidos. Você também pode continuar a jornada do cliente ao dividir as campanhas em segmentos e depois configurar mensagens específicas para exibir sua mensagem para determinados públicos por meio de retargeting.
Se você deseja comprar todas as impressões de um canal de anúncio específico durante o período de Halloween, pode optar pela programática garantida. Mas se você quer garantir que a sua campanha alcance um grupo de público-alvo, mas não quer ficar preso às impressões, pode optar pelo preferred deal, uma ótima opção para as marcas que estão lançando produtos específicos para o Halloween.
Halloween no Brasil para publishers
Se você quer aproveitar o aumento do interesse dos usuários e do orçamento dos varejistas e marcas durante o período de Halloween, conheça algumas ideias para preparar o seu site:
Opções de campanha de anúncios de Halloween
Embora você mesmo possa veicular anúncios de venda direta em seu site sem a ajuda de uma ad network, você também pode ir além e veicular anúncios de mídia programática. Devido ao Halloween, muitos consumidores farão compras online e a quantidade de anunciantes costuma aumentar.
Esta é uma ótima oportunidade para você vender o inventário remanescentes com mídia programática e veicular anúncios com uma segmentação melhor, eCPM mais alto e aumentar a receita geral do site ou aplicativo ao fazer parceria com mais parceiros de demanda.
Nessa época, o header bidding se destaca dos outros métodos. Isso significa que você pode se conectar com vários compradores para vender as impressões de anúncios por um preço maior ao configurar suas ofertas diretas e aumentar a concorrência com os anunciantes indiretos.
Segmentação contextual
Geralmente, anúncios contextuais possuem taxas de cliques maiores que outros métodos de segmentação, pois mostram anúncios mais relevantes aos usuários. Além disso, a publicidade contextual vem se destacando devido a LGPD.
Por isso, é importante que você consiga segmentar o seu público com base nos conteúdos preparados especialmente para o Halloween, como receitas de doces, gelatina, bolos e outras sobremesas, ideias de fantasias, tutorias de maquiagem assustadoras, decoração, etc., que podem deixar a data ainda mais interessante.
Ao produzir esse tipo de conteúdo, você torna o seu site mais relevante para os anunciantes que preferem segmentação contextual, pois quando o ROI dos anunciantes é maior, a receita de anúncios para o publisher também é.
Segmentos de público no Halloween
A transição para publicidade com base em dados próprios já está ocorrendo. Por isso, você precisa capturar os dados primários do seu site e entender como os usuários navegam, clicam e pesquisam. Use o Google Analytics e similares para criar segmentos de público com base em seus interesses para melhorar seus resultados.
Crie diferentes artigos com tema de Halloween
Atraia seu público e mantenha-os engajados produzindo conteúdo original e exclusivo sobre o Halloween. Durante o período, os usuários costumam procurar ideias de Halloween. Para saber o que eles estão procurando, use o Google Trends e outras ferramentas de palavras-chave para ajudar. Facebook, Pinterest, Instagram, TikTok e outras mídias também podem ser ótimas fontes de inspiração.
Pensamentos Finais
Em suma, mesmo que o Halloween não seja tão popular no Brasil como na América do Norte e Europa, ele pode ser uma ótima forma das marcas atraírem o público e gerar reconhecimento. Para os publishers, a oportunidade está em atrair anúncios relevantes segmentando o tráfego do site para encontrar usuários interessados no tema.
Inspire-se nas ideias que você acabou de ler, crie suas próprias estratégias e colha os resultados ao longo dos anos com o Halloween. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada!