- 19 de janeiro de 2023
- 0
- AnĂșncios
- Atualizado em 17 de janeiro de 2023 Ă s 9:23
- 8 min
- By Fernanda Calandro
In-App ads: tudo que que vocĂȘ precisa saber
In-app ads é uma ótima forma para os anunciantes gerarem resultados e, por isso, os publishers e desenvolvedores de aplicativo precisam dominar as estratégias desse tipo de publicidade.
Se vocĂȘ Ă© um parceiro de anĂșncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda nĂŁo Ă©, esperamos que este conteĂșdo te motive a conhecer nossas soluçÔes para mobile advertising.
Sumário
- 1 O que Ă© In-App ads?
- 2 Principais diferenças de sites responsivos x aplicativos móveis
- 3 Os consumidores passam mais tempo no aplicativo
- 4 Segmentação In-App com dados próprios
- 5 Compra programĂĄtica In-App ads
- 6 Como avaliar o viewability no aplicativo
- 7 Ecossistema programĂĄtico para dispositivos mĂłveis
- 8 Formatos in-app ads
- 9 PrĂĄticas recomendadas para o sucesso da In-App ads
- 10 Pensamentos finais
O que Ă© In-App ads?
In-app ads Ă© uma estratĂ©gia de monetização eficaz para publishers e desenvolvedores de aplicativos. Ou seja, vocĂȘ Ă© pago para veicular anĂșncios em seu aplicativo mĂłvel. AlĂ©m disso, a in-app ads te ajuda a manter o seu conteĂșdo gratuito aos usuĂĄrios, o interesse pelo app, gera receita e mantĂ©m a escalabilidade do negĂłcio.
De forma geral, os aplicativos impulsionam o uso de smartphones e o consumo global de mĂdia. Por isso, a in-app ads Ă© um canal de marketing fundamental para marcas e agĂȘncias, que se beneficiam de uma segmentação mais sofisticada, permitindo que eles alcancem usuĂĄrios relevantes e engajados.
Principais diferenças de sites responsivos x aplicativos móveis
Embora as semelhanças entre sites responsivos e aplicativos mĂłveis sejam muitas, os aplicativos mĂłveis monetizados oferecem um ambiente ainda mais envolvente, permitindo que os anunciantes chamem a atenção dos consumidores e incentive-os a visualizar e interagir com os anĂșncios. Saiba quais sĂŁo as principais diferenças entre eles:
Sites responsivos
- Rastreamento por cookies;
- Dados de usuĂĄrios disponĂveis atravĂ©s de atividades na Web (hĂĄbitos de compras, sites favoritos, etc.);
- VulnerĂĄveis a adblock;
Aplicativos mĂłveis
- ID do dispositivo;
- Dados de usuĂĄrios disponĂveis por localização de GPS, tipo de dispositivo, sistema operacional, sexo, idade, operadora de telefonia mĂłvel;
- A tecnologia adblocker nĂŁo bloqueia completamente anĂșncios no aplicativo;
Os consumidores passam mais tempo no aplicativo
Os aplicativos estão captando cada vez mais a atenção dos consumidores. Segundo uma pesquisa conduzida pelo Google em 2021, os consumidores gastam 31% a mais de tempo quando usam o app e o site de uma marca, do que aqueles que usam apenas o site.
Mas uma das principais vantagens da in-app ads, Ă© que ao contrĂĄrio do desktop ou notebook, que frequentemente sĂŁo compartilhados por uma ou mais pessoas, os smartphones geralmente sĂŁo usados ââapenas por uma pessoa.Â
Os aplicativos em um determinado dispositivo estĂŁo intimamente ligados Ă vida pessoal e aos hĂĄbitos de consumo do proprietĂĄrio do dispositivo, criando o cenĂĄrio ideal para os anunciantes exibirem anĂșncios eficazes e hiper personalizados sem comprometer a privacidade do usuĂĄrio.
Segmentação In-App com dados próprios
Como os aplicativos podem coletar dados primĂĄrios de forma opcional, eles tambĂ©m podem transmitir parĂąmetros de segmentação valiosos, como sexo e idade. Isso torna mais fĂĄcil para os anunciantes alcançarem com precisĂŁo seu pĂșblico-alvo ideal por meio de in-app ads. AlĂ©m disso, os anunciantes tambĂ©m podem aproveitar os dados de geolocalização para alcançar os usuĂĄrios com uma mensagem hiper personalizada, na hora e no lugar certos.
Rastreamento de usuĂĄrios ativados no aplicativo
No ambiente do aplicativo, a identificação do usuårio ativo estå vinculada ao ID exclusivo de cada dispositivo móvel. Isso permite que a in-app ads forneça uma segmentação centrada na pessoa.
Cookies da Web para dispositivos mĂłveis
- Amarrado aos navegadores
- DecadĂȘncia em 24 horas
- Consentimento do usuĂĄrio
IDs de dispositivos mĂłveis
- Vinculado aos usuĂĄrios
- Duração média de 21 meses
- Em conformidade com a LGPD
Compra programĂĄtica In-App ads
As ofertas programĂĄticas personalizadas sĂŁo uma maneira eficaz de garantir que a in-app ads alcance seu pĂșblico-alvo no momento certo em seus dispositivos mĂłveis. AlĂ©m disso, existem alguns tipos de ofertas programĂĄticas que oferecem mais transparĂȘncia e controle, uma forma eficaz para otimizar campanhas, inventĂĄrio e preços.
Ofertas programĂĄticas
A compra de inventĂĄrio por meio das ofertas programĂĄticas criam um relacionamento direto entre anunciantes, publishers e desenvolvedores de aplicativos mĂłveis. Ou seja, a agĂȘncia ou o anunciante sempre saberĂŁo de quem o inventĂĄrio estĂĄ sendo comprado, e o publisher ou desenvolvedor de aplicativos sempre saberĂĄ quem estĂĄ comprando o espaço publicitĂĄrio. Na Grumft recomendamos as transaçÔes de programĂĄtica garantida e preferred deal.
Preferred deal
Preferred Deals sĂŁo transaçÔes diretas nas quais o publisher ou desenvolvedor de aplicativos concorda em fornecer acesso preferencial exclusivo a um inventĂĄrio especĂfico por uma taxa de CPM predeterminada. Os termos sĂŁo negociados por meio de uma Supply Side Platform (SSP), o preço Ă© fixo e a compra nĂŁo Ă© garantida pelo comprador.
ProgramĂĄtica garantida
Na programåtica garantida o publisher ou desenvolvedor de aplicativos e o comprador negociam o preço e os termos do inventårio garantido. O inventårio reservado é designado apenas para esse comprador pelo preço predeterminado.
Mercado Privado
O private marketplace (PMP) Ă© um leilĂŁo RTB exclusivo, onde compradores selecionados podem dar lances em canais de anĂșncios especĂficos. O inventĂĄrio PMP costuma ser construĂdo em torno de algumas variĂĄveis como dados de pĂșblico, tipo de conteĂșdo, atributos de impressĂŁo, etc.
Open Deals
Nas open deals, os anunciantes podem comprar um pacote de inventĂĄrio de diferentes publishers e desenvolvedores de aplicativos com base em suas metas de segmentação, ou se preferir, personalizar seu prĂłprio pacote com aplicativos e espaços de anĂșncio especĂficos.Â
As transaçÔes sĂŁo realizadas por meio de RTB, mas criam parĂąmetros predeterminados em torno do inventĂĄrio exato em que o anunciante quer dar o lance. Os publishers e desenvolvedores de aplicativos tĂȘm a opção de definir preços mĂnimos ou nĂŁo. AlĂ©m disso, ofertas com curadoria de conteĂșdo tambĂ©m estĂŁo disponĂveis.
A Grumft oferece soluçÔes de header bidding in-app, incluindo soluçÔes de in-app unified bidding e Prebid Mobile, ajudando publishers e desenvolvedores de aplicativos a maximizar o fill-rate e eCPMs.
Como avaliar o viewability no aplicativo
A in-app ads e outras formas de publicidade programĂĄtica sĂŁo eficazes apenas quando sĂŁo visualizadas por pessoas reais. Isso significa que um anĂșncio Ă© considerado visĂvel se o conteĂșdo do anĂșncio estiver dentro da ĂĄrea visĂvel do aplicativo ou site mĂłvel por um perĂodo mĂnimo de tempo.
O padrĂŁo do setor para medir as impressĂ”es de anĂșncios Ă© determinado pelo Media Rating Council (MRC), que publicou as Diretrizes de medição de impressĂ”es de anĂșncios visĂveis para dispositivos mĂłveis. De acordo com as diretrizes, uma impressĂŁo sĂł pode ser considerada visĂvel no app se atender aos seguintes requisitos:
- Pelo menos 50% dos pixels do anĂșncio (independente da densidade) devem estar em um navegador em foco ou em um aplicativo totalmente baixado, aberto e inicializado no espaço visĂvel do dispositivo.
- A duração em que o requisito de pixel Ă© atendido deve ser de pelo menos um segundo contĂnuo, apĂłs a renderização do anĂșncio. Esse requisito de tempo se aplica igualmente a ambientes de feed de notĂcias e outros.
Atualmente, existem vĂĄrias organizaçÔes trabalhando para garantir que a medição do viewability seja objetiva e justa. O IAB Tech Lab desenvolveu o Open Measurement Software Development Kit (OM SDK), o primeiro SDK de medição de viewability de cĂłdigo aberto aprovado pela indĂșstria.
Ecossistema programĂĄtico para dispositivos mĂłveis
A in-app ads Ă© um processo automatizado de compra e venda de mĂdia mĂłvel. O ecossistema programĂĄtico consiste em um conjunto de plataformas de tecnologia que alimentam as estratĂ©gias de publicidade no aplicativo, incluindo as transaçÔes, mĂ©todos de compra e venda programĂĄtica e formatos de anĂșncios.
Essas plataformas estão integradas para que as transaçÔes automatizadas aconteçam. Isso significa que as tecnologias envolvidas não operam sozinhas e são gerenciadas por publishers, desenvolvedores de aplicativos, anunciantes, ad techs e intermediårios.
Conheça os principais players do setor in-app ads:
Anunciantes
Os anunciantes sĂŁo as empresas ou marcas que desejam comprar espaço publicitĂĄrio nos aplicativos. Geralmente eles contratam uma agĂȘncia de publicidade, mas tambĂ©m existem empresas e marcas que preferem trabalhar com suas equipes internas para projetar anĂșncios, desenvolver estratĂ©gias de campanha e lançar campanhas publicitĂĄrias.Â
Publishers e desenvolvedores de aplicativo
Publishers de aplicativos sĂŁo donos de sites de notĂcia, entretenimento e outros conteĂșdos informativos de nicho que contratam uma empresa para desenvolver o aplicativo do site e disponibilizar o conteĂșdo monetizado aos leitores.
Os desenvolvedores de aplicativos produzem e monetizam seus próprios aplicativos, que podem ser de diferentes categorias, como apps para smartwatch, arte e design, beleza, casa e decoração, jogos, clima, corporativos, educação, esportes, estilo de vida, etc.
Ambos integram uma plataforma de mediação e uma (ou vĂĄrias) ad networks por meio de um kit de desenvolvimento de software (SDK).Â
AgĂȘncia de publicidade
As agĂȘncias de publicidade sĂŁo empresas independentes que lidam com publicidade, promoção e marketing para vĂĄrios clientes. Para realizar transaçÔes programĂĄticas para dispositivos mĂłveis em larga escala para seus clientes, as agĂȘncias podem trabalhar com as trading desks, ad networks ou diretamente com as Demand Side Platforms (DSPs).
Trading Desk (ATD)
As trading desk (ATD) Ă© uma tecnologia ou conjunto de serviços fornecidos por uma agĂȘncia de mĂdia. Uma ATD realiza o planejamento, compra, gestĂŁo e otimização de campanhas de in-app ads.
Ad Network
As ad networks sĂŁo plataformas intermediĂĄrias entre um grupo de publishers e desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Elas ajudam os anunciantes a comprar inventĂĄrio de anĂșncio de vĂĄrios fornecedores conectados Ă sua rede. O termo ad network Ă© usado exclusivamente para se referir Ă publicidade online.
Demand-Side Platform (DSP)
DSP Ă© uma das tecnologias mais utilizadas e uma das principais fontes de demanda para os anunciantes. Eles utilizam o software das DSPs para exibir seus anĂșncios online.
As DSPs sĂŁo responsĂĄveis por coletar impressĂ”es de anĂșncio para os anunciantes, que tĂȘm a oportunidade de comparar, automaticamente, as ofertas de diversas SSPs, ad networks, etc. O processo de RTB tem influĂȘncia decisiva no posicionamento da campanha.
Ad Exchange
As ad exchanges permitem que anunciantes, agĂȘncias, ad networks, ATDs e DSPs comprem impressĂ”es de anĂșncio, enquanto as SSPs vendem inventĂĄrio de anĂșncio no Open Market, sem envolver intermediĂĄrios. Mas nĂŁo Ă© sĂł isso, as ad exchanges tambĂ©m operam preferred deal e private marketplace (PMP).
Geralmente, o inventĂĄrio de anĂșncio Ă© vendido por meio do RTB, onde todo o processo Ă© concluĂdo em milĂ©simos de segundos. Enquanto os publishers ou desenvolvedores de aplicativos obtĂȘm o maior valor conforme o preço de mercado, o anunciante pode definir o preço e pagar o melhor valor pelo espaço de anĂșncio.
Supply-Side Platform (SSP)
As SSPs possuem softwares que facilitam a venda do inventĂĄrio de anĂșncio dos publishers e desenvolvedores de aplicativos mĂłveis. Ela os conecta, ao mesmo tempo, com diferentes ad exchanges, DSPs e ad networks, permitindo que eles vendam impressĂ”es de anĂșncio para mais compradores em potencial e definir o floor price dos lances para maximizar a receita.
Formatos in-app ads
A mobile advertising pode ser usada ââpara criar visibilidade, garantindo brand safety, um Ăłtimo ambiente para anunciantes e a melhor experiĂȘncia para os usuĂĄrios. Os anĂșncios aparecem nos aplicativos, segmentados conforme o pĂșblico e interesse. Dessa forma, o anunciante consegue aumentar a relevĂąncia da mensagem e a demanda por seus produtos e/ou serviços ao mesmo tempo.
Os aplicativos oferecem um ambiente dinĂąmico para integrar anĂșncios. Ao escolher os formatos de anĂșncio corretos para uma campanha in-app ads, os anunciantes devem considerar como os consumidores usam seus dispositivos e como eles verĂŁo o anĂșncio. Entre os principais formatos disponĂveis estĂŁo vĂdeos ads, banner ads, native ads, interstitial ads, offerwall ads, app open ads e rewarded ads.
Para saber mais sobre elas, leia o artigo: Formatos da Grumft para publishers, desenvolvedores e anunciantes.
PrĂĄticas recomendadas para o sucesso da In-App ads
Devido ao uso cada vez maior e recursos técnicos eficientes, é muito vantajoso para os anunciantes investirem em in-app ads. Abaixo, listamos algumas pråticas recomendadas de otimização e estratégia para maximizar o desempenho da campanha:
- Saiba onde seus anĂșncios aparecerĂŁo, familiarize-se com o ecossistema de programĂĄtica mĂłvel e entenda o papel de cada participante.
- Escolha seus parceiros com sabedoria para garantir inventĂĄrio de alta qualidade, controle sobre seus anĂșncios e o melhor retorno do investimento (ROI) possĂvel.
- Use banner para campanha in-app de baixo custo e grande escala. Nenhum outro formato pode superĂĄ-los, pois eles se adaptam facilmente ao ambiente no aplicativo, sem serem invasivos para a experiĂȘncia do usuĂĄrio.
- Cause impacto visual no usuĂĄrio com anĂșncios intersticiais, pois eles sĂŁo eficazes para engajar os consumidores durante intervalos naturais de conteĂșdo no ambiente do aplicativo.
- Maximize o envolvimento com anĂșncios em vĂdeo interativos. Eles sĂŁo uma Ăłtima maneira de incentivar os usuĂĄrios a interagir com um criativo e concluir a ação desejada. VPAID (Video Player-Ad Interface Definition) Ă© um formato de entrega de anĂșncios em vĂdeo que permite aos anunciantes programar recursos interativos diretamente nos anĂșncios. Ele tambĂ©m permite que a solução de rastreamento de visibilidade preferida de um anunciante seja implementada, independentemente do provedor de medição especĂfico estar integrado ao SDK de um aplicativo.
- Obtenha conversÔes de alta qualidade com rewarded ads, que ajudam a obter cliques, conversÔes e viewability.
- Use as principais categorias de aplicativos para alcançar pĂșblicos engajados, ambientes ideias para atingir pĂșblicos muito especĂficos.
- Alcance usuĂĄrios de todas as idades em aplicativos de jogos, ambiente muito procurado por pessoas de todas as faixas etĂĄrias para relaxar ou desafiar seus amigos.
Pensamentos finais
Em suma, a in-app ads precisa de uma atenção analĂtica de anunciantes, publishers e desenvolvedores de aplicativos. Por isso, Ă© importante voltar a atenção aos modelos de precificação e atribuição, experimentar diferentes formatos e conhecer bem todo o ecossistema programĂĄtico para evitar fraudes.
Apesar dos desafios, a in-app ads Ă© um dos canais mais eficazes para atingir um pĂșblico amplo pelo menor custo. Se vocĂȘ estĂĄ pronto para lucrar com seu aplicativo ou impactar seus consumidores com parĂąmetros de segmentação valiosos e formatos envolventes, conte com a Grumft para apoiĂĄ-lo nessa jornada.