Invista em conteúdo de qualidade para o seu site

29/03/2019

Você já parou para pensar se os posts do seu blog possuem conteúdo de qualidade e se os leitores estão interessados no assunto? Aprenda algumas dicas de como evitar o bloqueio criativo e produzir artigos úteis.

“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.” – Steve Jobs

 

Nesse artigo você encontrará os seguintes assuntos:

  • Como produzir conteúdo de qualidade?;
  • 5 dicas para ajudar com a criatividade de seus posts.

 

Produzir conteúdo de qualidade não é um diferencial e sim algo essencial para um publisher que está engajado no crescimento do seu blog e em conquistar consumidores fiéis de seus posts. Por isso, é fundamental que o redator do site tenha gosto por escrever, principalmente sobre o segmento das matérias.

 

Sabemos que escrever não é fácil e que muitas vezes as ideias vão se esgotando junto com a criatividade. Esse artigo irá te ajudar com dicas de como manter seus posts sempre com qualidade e com assuntos interessantes para o público.

 

Como produzir conteúdo de qualidade?

Já parou para pensar que a queda do tráfego do seu site pode ter ligação com a qualidade do conteúdo que está sendo postado? Se ainda não, comece a analisar seus materiais e conheça 10 dicas para manter seus artigos interessantes para o público:

  • Conheça seu público alvo: É essencial ter em mente o target do seu blog para que você possa produzir conteúdos úteis e interessantes para os usuários.
  • Títulos pensados: O título da matéria é a primeira impressão que qualquer um terá sobre o seu site, por isso ele deve mostrar qual é o objetivo da postagem e de uma forma direta e geral, sobre o que se tratará o artigo.
  • SEO: Você já deve ter ouvido falar muito nessa sigla, não é? Porém, o Search Engine Optimization é um aspecto essencial para a atrair pessoas ao seu blog, por isso sempre crie materiais pensando na otimização dos mesmos.
  • Teste A/B: Faça testes com suas matérias, escreva duas versões diferentes de um post e invista na opção que teve uma melhor aceitação dos leitores.
  • Tempo: Evite escrever com pressa, separe um tempo específico para isso, a criatividade requer tempo, portanto, não apresse as coisas.
  • Compartilhe ideias: Se possível, mostre seu material, compartilhe, esteja aberto a críticas e opiniões diferentes, elas podem ser construtivas e mostrar uma visão de fora como leitor.
  • Seja objetivo: Com a velocidade em que chegam informações novas na internet, os leitores buscam conteúdos que só de baterem o olho já consigam entender do que o artigo se trata, portanto, seja objetivo.
  • Parágrafos curtos: Parágrafos compridos deixam a leitura mais cansativa, invista em parágrafos de no máximo 3 ou 4 linhas.
  • CTA: Não esqueça da Call to Action, essa frase curta e direta, chama para a ação e  influencia positivamente fazendo com que os leitores consumam o que está sendo dito.
  • Coloque-se no lugar do leitor: Lembre-se sempre que você é um leitor e com certeza também gosta de ler informações úteis e bem explicadas. Portanto, mergulhe no mundo do seu público e descubra o que eles querem saber no momento.

Lembre-se sempre: “Em primeiro lugar, o conteúdo é a razão das buscas terem começado.” – Lee Odden, CEO da TopRank Marketing

 

5 dicas para ajudar com a criatividade de seus posts

Bloqueio criativo? E agora? Calma, é a coisa mais normal de acontecer no mundo dos escritores. Por isso, separamos algumas dicas para você passar tranquilamente por essa fase.

 

  • Vá atrás: Leia bastante, vá atrás de saber o que as pessoas querem ler, o que está acontecendo no momento.
  • Anote: Se surgir alguma ideia, não importa onde você estiver, anote-a.
  • Brainstorming: Pegue um papel e vá juntando ideias, pensamentos, conceitos e dicas. Não importa se estiver bagunçado, é algo para você poder renovar suas ideias.
  • Crie um planejamento: Planejar o que escrever é uma ótima ideia, uma dica é ir atrás de palavras-chaves relevantes que possam te dar um caminho para um começo de conteúdo.

 

  • Não se cobre: É claro que muitas vezes você pode ter prazo para postar o artigo, porém, uma dica importante é colocar uma música, deixar de lado o que te distrai, como barulhos externos e escrever sem pressa para terminar.

“Para viver uma vida criativa, devemos perder o medo de errar. – Joseph Chilton Pearce

 

Gostou do conteúdo? Então acompanhe nosso blog com novas dicas e informações todas as semanas.

Nos siga também pelas redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Compartilhe nossos posts para que seus colegas também possam ficar por dentro!

Compartilhe: