Marketing e Festa Junina: oportunidade para diferentes setores


Marketing e Festa Junina

O período de Festa Junina é uma ótima oportunidade para realizar ações de marketing.  Elas tem essência multicultural, e mesmo que homenageie três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João, deixou de ser considerada uma festa religiosa. Seja em grandes eventos, nas escolas, faculdades, quermesses, no trabalho ou em casa, é praticamente impossível encontrar quem não goste das comidas, bebidas, simpatias, brincadeiras, danças e músicas típicas da época.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai se inspirar a engajar seus consumidores online em umas das melhores temporadas para promover marcas de diversos setores.

Como a festa junina começou no Brasil?

Chamadas de Festa Junina quando comemorada em Junho e Festa Julina quando comemorada em Julho, elas chegaram ao Brasil pelos portugueses. As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: (1) as festas da Região Nordeste e as (2) festas do Brasil caipira, ou seja, dos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e da Região Centro-Oeste.

A música e os instrumentos usados estão na base da música popular e folclórica portuguesa. As roupas caipiras são referência ao povo do campo e a decoração feita de papel, balões de ar quente e pólvora, foi inspirada na Ásia.

Como trabalhar o marketing durante as festas juninas?

De acordo com seu público-alvo, você pode focar a sua comunicação no gosto do brasileiro pela vida rural ou sertaneja. Afinal, mesmo quem nunca viveu no interior, geralmente aprecia a tradição, estilo, músicas, danças, brincadeiras, comidas e bebidas típicas da época.

É no início de maio que o interesse on-line pelos assuntos relacionados aos festejos começa a aumentar. Nesse sentido, as buscas por coreografia, tecido TNT utilizado na decoração, vestido para festa junina adulto, música para festa junina infantil, entre outros temas já aumentaram.

Esse aumento no interesse é uma boa oportunidade de melhorar o resultado das campanhas de lançamento de produto e awareness. Setores do varejo como alimentos e bebidas, vestuário e decoração costumam se beneficiar bastante nessa época. 

Promover ou não promover sua marca durante as festas juninas?

Promover sua marca nesse período, além de ser divertido, você terá a oportunidade de ser criativo com sua publicidade e mensagens digitais. É importante não ter medo de fugir da norma e fazer algo diferente para se destacar. No entanto, você precisa estar atento às vantagens e desvantagens.

Vantagens de promover as marcas no período junino

  • O marketing de escassez pode contribuir na publicidade. A promoção durante maio, junho e julho capitaliza o medo que a maioria dos consumidores têm de perder uma oportunidade exclusiva. Os anúncios certos podem incentivar o público a fazer uma compra;
  • Você pode mostrar aos consumidores que você está a par de suas necessidades e desejos e sua marca envolvida com festejos e comemorações com as quais tem afinidade;
  • Oportunidade de reciclar os anúncios ano após ano. É importante fazer ajustes nas mensagens para o teste A/B e identificar o que ressoa com o seu público. 
  • Recirculação e remarketing é uma maneira econômica de permanecer competitivo.

Desvantagens de promover as marcas no período junino

  • Nesse período existe uma quantidade significativa de concorrência pelo espaço publicitário. Isso pode ser um desafio para agências menores que enfrentam uma concorrência maior.

Compra programática 

Suas campanhas podem promover a marca ou produtos de itens da época. Aproveitar a otimização criativa para trocar imagens e mensagens é apenas uma parte da longa lista de exemplos de oportunidades que podem surgir.

Se você é um profissional de agência ou de marketing, saiba que aproveitar o clima de inverno, dados demográficos e geográficos, preferred deals e remarketing pode te proporcionar melhores resultados.

Publicidade gráfica na temporada de festas junina

A maioria das pessoas gostam de se reunir para tomar bebidas quentes e experimentar alimentos típicos da época. Isso será ainda mais especial após o período de distanciamento social que vivemos. Portanto, marcas, varejistas e anunciantes podem pensar em como fazer suas campanhas se destacarem durante esse período utilizando algumas táticas:

  • Use paletas coloridas, com cores vibrantes e quentes nas campanhas publicitárias;
  • Pense no seu público alvo, se eles estarão nas festas da região nordeste ou em São Paulo, Norte do Paraná, Sul de Minas ou Centro-Oeste; 
  • Entenda onde eles costumam se reunir e as compras que pretendem fazer;
  • Anunciantes de alimentos e bebidas podem utilizar publicidade programática por meio de banners em conjunto com outras estratégias de marketing digital;
  • Pense em como se destacar dos concorrentes e ser único. Estude a publicidade da concorrência e invista no tipo de publicidade que o seu mercado-alvo aprecia;
  • Seja divertido e divulgue elementos de tradição, amizade, gratidão, esperança e alegria.

Como gerenciar mensagens do período junino?

Há várias maneiras de fazer com que as tendências do período junino funcionem para a sua marca:

  • Planejar com antecedência:  seus esforços de marketing devem começar algumas semanas antes da temporada. Lance os materiais e mídia assim que os consumidores começarem a planejar e se preparar.
  • Análise de campanhas dos anos anteriores: Acompanhe todos os esforços de marketing e revise as métricas após o término da campanha para determinar o que funcionou e o que não funcionou. Atualize suas mensagens para criar ativos mais direcionados e eficazes no futuro.
  • Crie vários tipos de ativos de mídia, mas evite classificar seus esforços para um tipo de mídia: Em vez disso, considere como sua empresa pode integrar a publicidade do período junino em vários canais e plataformas para ter o maior alcance.

Pensamentos finais

Em suma, essas festas típicas podem fazer seu produto ou marca se destacar da concorrência e encantar os consumidores apaixonados por comemorações tradicionais.

Embora seja desafiador anunciar e gerenciar ativos no período junino, contar com bons parceiros de mídia nos canais programáticos e diretos pode facilitar e melhorar seus esforços. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada.

Quer receber nossos conteúdos?