O que é mídia programática?

12/02/2020

A mídia programática, de modo resumido, pode ser definida como uma forma automatizada de comprar espaços publicitários na internet.

Até algum tempo atrás, antes da existência da mídia programática, o processo de compra de mídia online — display e vídeo — era totalmente manual e consumia muito tempo. Ou seja, para anunciar na internet, seria necessário negociar separadamente com cada site que se desejava anunciar/exibir a campanha, o que tornava o processo bem menos prático e fácil.

É mais ou menos o que aconteceu também em outros mercados, como o financeiro, por exemplo. Antes era necessária uma ligação para comprar e vender cada ação, hoje em dia se pode fazer tudo on-line, ao mesmo tempo e de uma só vez…

Com o exemplo dado acima fica mais fácil entender o conceito da mídia programática, que nada mais é que um método completamente novo e prático de comprar anúncios on-line, que trouxe eficiência, inteligência e automatização ao processo, como ocorre com o GoogleAds ou com o FacebookAds.

Além disso, diferente da aquisição de publicidade na mídia tradicional, em que o valor é determinado pelo canal no qual a publicidade será veiculada, na mídia programática é possível comprar diretamente o perfil do público desejado – e não uma audiência presumida.

Assim, seu anúncio será exibido à pessoas que buscam produtos ou serviços similares, tornando a margem acerto muito maior e monetizando/facilitando tanto para o anunciante quanto para o target, processo este que é feito através de um dashboard (painel de controle), onde é possível controlar tudo, desde a inserção do anuncio até a obtenção de resultados.

Gostou do conteúdo? Siga nosso blog sempre repleto de novidades e de novos artigos a cada semana.

Siga-nos no  FacebookTwitterInstagram  e  Linkedin.

Compartilhe: