Preferred Deal vs. Outras Transações Programáticas

Maximize seu Potencial: O Poder das Transações Preferenciais na Publicidade Programática


Preferred Deal

A preferred deal é um tipo de transação programática direta, mas exige uma conexão muito próxima entre o comprador e o vendedor do inventário para acontecer. Existem três tipos diferentes de transação nessa categoria: preferred deals, programmatic guaranteed e private marketplace (respectivamente em português, transações preferenciais, programática garantida e leilão privado), proporcionando mais transparência e segurança para ambos os lados.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender o que é preferred deal, a diferença entre os outros tipos de transação e quais as vantagens e desvantagens para o seu negócio de anúncios.

O que é Preferred Deal?

Preferred deal são transações diretas nas quais o publisher concorda em fornecer acesso preferencial exclusivo a um inventário específico em troca de uma taxa de CPM predeterminada. Os termos são negociados por meio de uma Supply Side Platform (SSP), o preço é fixo, portanto, o pedido de impressão não participa do leilão. 

Essa transação também é conhecida como programática não garantida, pois o anunciante pode escolher ou não comprar as impressões. Quando o anunciante decide não comprar o inventário, o espaço é direcionado para um leilão aberto ou privado.

O publisher pode iniciar as negociações com um único anunciante por meio de um ou diferentes compradores e selar o acordo final com um ou mais desses compradores.

Mais transparência e segurança com Preferred Deal

A agência ou o anunciante sempre saberão de qual publisher o inventário está sendo comprado. Enquanto o publisher sempre saberá quem está comprando o espaço publicitário. Dependendo do negócio, a entrega pode ser rastreada até o site individual ou até mesmo as categorias do site ou aplicativo.

Qual a diferença entre Preferred Deal e Programmatic Guaranteed?

Tanto a preferred deal e a programmatic guaranteed são transações direct deals. Nos dois casos, as agências e anunciantes escolhidos pelo publisher têm acesso exclusivo ao inventário. Porém existem diferenças significativas:

Preferred Deal 

  1. Na preferred deal não existe uma garantia de compra do inventário e a agência ou o anunciante pode optar por desistir assim que tiver acesso à first look. 
  2. O publisher pode propor o inventário a vários compradores e selecionar um ou mais para fechar a transação.

Programmatic guaranteed

  1. Como o próprio nome sugere, a venda é garantida; 
  2. A negociação é estritamente individual;
  3. Alta prioridade no AdServer. 

Qual a diferença entre Preferred Deal e Private Marketplace (PMP)?

Tanto as preferred deals quanto os PMPs são transações direct deals. As duas transações permitem que o publisher convide compradores, o que pode causar alguma confusão entre os métodos, veja a diferença:

Preferred Deal 

  1. Não há leilão, nem RTB;
  2. As agências e anunciantes acordam o preço do inventário e o fixam para a transação.

Private Marketplace (PMP)

  1. Não há negociações diretas, vence o maior lance.
  2. As agências e anunciantes não têm acesso à first look;
  3. A oferta tem prioridade menor no servidor de anúncios. 

Vantagens das Preferred Deals

  1. Previsibilidade: o publisher seleciona as agências e anunciantes com quem negociam e fixam um preço para o acordo, tornando as expectativas de receita previsíveis;  
  2. Segurança: ao escolher as agências e anunciantes para este tipo de negociação, a segurança e a transparência aumentam para ambos os lados e o risco de fraude é minimizado.  
  3. CPMs mais altos: os anunciantes estão dispostos a pagar por CPMs premium para garantir as impressões do público-alvo desejado. Por outro lado, o publisher pode negociar o inventário com vários compradores antes de fechar o negócio para garantir receitas mais altas.

Desvantagens das Preferred Deals

  1. Demorado: o publisher precisa pesquisar sobre os anunciantes potencialmente interessados; 
  2. Impressões não preenchidas: como as agências e anunciantes escolhem se querem ou não a impressão, os espaços em branco podem aumentar;
  3. Não apropriado para todos os publisher: esse tipo de transação é mais interessante para publishers que possuem um tráfego substancial e/ou um público único.

Pensamentos Finais

A preferred deal é uma ótima maneira para o publisher apresentar seu inventário às agências e anunciantes e vendê-lo por um preço justo. Porém, você vai precisar investir tempo (ou terceirizar) a prospecção para conquistar esses compradores.

Construir uma conexão próxima com os possíveis compradores exige esforço, mas pode elevar o seu negócio de anúncios a outro nível. Se você ainda não possui uma clientela significativa, a parceria com uma Ad Network pode contribuir ao apresentar o seu inventário agrupado com outros sites semelhantes. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo.

Quer receber nossos conteúdos?