Você sabia que a mídia programática pode ajudar a impulsionar conteúdos da sua propaganda eleitoral em 2022? Com as eleições se aproximando, gastos com publicidade digital devem aumentar, mas é preciso seguir a norma de propaganda eleitoral, publicada pelo TSE em 23 de dezembro de 2022.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender como a sua propaganda eleitoral pode prosperar utilizando a tecnologia programática na campanha de 2022.
Index
- 1 Resolução para a propaganda eleitoral 2022
- 2 Como cadastrar sua agência na Justiça Eleitoral?
- 3 Como as agências podem se preparar para campanha eleitoral 2022?
- 4 Plalataformas que podem ser utilizadas
- 5 Benefícios da mídia programática para anúncios políticos
- 6 Planejamento da campanha programática
- 7 Pensamentos finais
Resolução para a propaganda eleitoral 2022
Conforme a RESOLUÇÃO Nº 23.671, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet, exceto impulsionamento de conteúdos. Porém, ele precisa estar identificado de forma inequívoca como tal e contratado exclusivamente por partidos políticos, federações, coligações, candidatas, candidatos e pessoas representantes.
O impulsionamento de conteúdo na internet é permitido a partir da pré-campanha, desde que não haja o disparo em massa. Ou seja, não é permitido enviar, compartilhar ou encaminhar o mesmo conteúdo, ou de variações deste para um grande volume de usuárias e usuários por meio de aplicativos de mensagem instantânea. Além disso, não pode haver pedido explícito de votos e o limite de gastos deve ser respeitado. A multa prevista varia entre R$5 mil a R$30 mil.
Mas apenas as empresas cadastradas na Justiça Eleitoral poderão realizar o impulsionamento de propaganda eleitoral, uma vez que é necessário identificar quem contratou os serviços e quem vai gerenciá-lo.
Como cadastrar sua agência na Justiça Eleitoral?
Os provedores de aplicações de internet devem indicar à Justiça Eleitoral um representante legal, os endereços de correspondência e e-mail e o número de telefone móvel que disponha de aplicativo de mensagens instantâneas pelos quais receberão ofícios, citações ou intimações, e podem ainda, indicar procuradora ou procurador com ou sem poderes para receber citação, hipótese em que farão juntar a procuração respectiva. A empresa pode optar pelo recebimento das comunicações referentes às determinações administrativas e de ordens judiciais em feitos nos quais não seja parte exclusivamente pelo e-mail informado à Justiça Eleitoral.
Além disso, os provedores de aplicação que pretendam prestar serviço de impulsionamento de propaganda devem manifestar a intenção, na forma do § 3º do artigo 29 da RESOLUÇÃO TSE nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019, e indicar seus dados à Justiça Eleitoral.
Para atendimento a tais dispositivos, e no que diz respeito aos processos de competência do Tribunal Superior Eleitoral, é disponibilizado formulário específico para envio eletrônico dos dados e documentos.
Acesse o formulário no site da justiça eleitoral neste link: formulário para o cadastrar agência na Justiça Eleitoral.
Como as agências podem se preparar para campanha eleitoral 2022?
De acordo com a resolução, o impulsionamento de conteúdo na internet é permitido a partir da pré-campanha, ou seja, a partir de 16 de agosto. Portanto, antes dessa data, é importante que a sua agência tome medidas para preparar as campanhas digitais. Dessa forma, você poderá adquirir novos clientes que veiculam anúncios políticos, apoiar esses clientes e mantê-los informados durante todo o ciclo da campanha. Depois disso, você precisa:
- Criar uma estratégia para adquirir novos clientes ou atender os clientes políticos que já possui. Mas seja rápido, você tem pouco mais de 3 meses para apresentar uma estratégia sólida para esses clientes antes do início da pré-campanha.
- Se preparar para educar seus clientes políticos existentes e novos, pois a maioria dos candidatos que estão concorrendo a cargos não estão familiarizados com as tendências programáticas atuais. Educar esses clientes sobre a natureza dinâmica da mídia e o cenário programático faz parte do seu trabalho.
- Gerar insights através de campanhas políticas anteriores é importante na criação de campanhas publicitárias políticas bem-sucedidas. É por isso que você precisa começar agora mesmo.
Em 2020, a maior parte dos gastos de campanha nas eleições presidenciais e parlamentares nos Estados Unidos foi para o digital. Isso sinaliza a crescente importância de alavancar a programática para anúncios políticos, e isso pode ser comunicado aos clientes. Lembre-se que as campanhas políticas são sempre aceleradas, por isso, é fundamental que as agências estejam preparadas para trabalhar com tempos de resposta rápidos e prazos apertados.
Plalataformas que podem ser utilizadas
Quando se pensa em impulsionamento de conteúdo, logo vem à cabeça as redes sociais. Mas segundo a Resolução nº TSE 23.610, esse impulsionamento pode ser feito em plataformas de mídias sociais com foro no Brasil.
As plataformas digitais e outras formas de entrega digital de mídias, devem ser cadastrar junto às emissoras de radiodifusão os dados de identificação eletrônica das pessoas que acessem tais meios de entrega.
O objetivo deve ser promover candidatos e propostas, não podendo ser feito para prejudicar candidaturas adversárias. Também não pode veicular notícias falsas ou distorcidas, sob pena de responsabilização do candidato e da agremiação pela inautenticidade do conteúdo.
Benefícios da mídia programática para anúncios políticos
Independente das novas tecnologias da mídia programática, um dos maiores benefícios para anunciantes políticos é a capacidade de segmentação. Com a mídia programática, é possível alcançar grupos específicos de pessoas motivadas por seus problemas em um período muito curto de tempo.
Com a metodologia utilizada pela Grumft, por exemplo, você pode transformar análises em insights desde o primeiro clique no banner e alterar as campanhas sempre que necessário para atingir os objetivos.
Nessa segmentação, informações como link de acesso, tecnologia utilizada, localização, conteúdos e outras pesquisas são consideradas, produzindo um target qualificado e altamente relevante.
Fatores como razão, emoção e afluência servem como indicadores para interpretar o comportamento online dos usuários. Dessa forma você consegue personalizar o conteúdo para indivíduos que estão mais interessados na economia, saúde, esportes, moradia, tecnologia, turismo, educação e assim por diante.
Planejamento da campanha programática
Antes de executar uma campanha política programática, incluindo sua estratégia, as mensagens e os criativos que serão aproveitados para alcançar os eleitores, é necessário considerar como a campanha chegará às pessoas e atrai a atenção delas.
Por isso, entender quem é o público-alvo do candidato ajuda os anunciantes políticos a selecionar os formatos e canais certos para veicular anúncios políticos programáticos.
Antes de mais nada, conheça o público para construir uma estratégia política eficaz para depois considerar as mensagens da campanha.
Aprenda sobre o candidato que está disputando a eleição para encontrar maneiras de destacar seus pontos fortes, aqueles que se relacionam com o eleitor ideal. Em seguida, selecione formatos de anúncio que suportem a mensagem-chave e garanta que esses anúncios transmitam as informações corretas, inclusive quando os eleitores podem ir às urnas.
A mensagem que você vai apresentar ao eleitor precisa ser persuasiva, bem produzida, ter roteiro forte e uma narrativa direta é imprescindível. O criativo contribui para a forma como o candidato é projetado para o eleitor, portanto, certifique-se de não cortar custos e orçamento quando se trata de desenvolver os recursos criativos de uma campanha.
Pensamentos finais
Em suma, os gastos com anúncios digitais para a propaganda eleitoral devem crescer em 2022. Mas para atender os clientes já existentes e potenciais clientes, sua agência precisa estar preparada. Por isso, realize o cadastro no TSE e comece sua prospecção de clientes políticos.
Este ano, os anunciantes políticos podem aproveitar o cenário cada vez mais digital com publicidade programática e planejar, preparar e implementar campanhas políticas digitais que alcancem os eleitores certos. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo em 2022.