Saiba mais sobre a importância do inventário de mídia do seu site

14/02/2019

Matéria de: Bianca de Santi

O que é um inventário programático? Quem pode visualizá-lo? Aprenda  tudo isso e muito mais neste artigo.

Grande parte dos sites monetizados por publishers possuem um inventário programático e os disponibilizam, isso acontece independentemente se o alcance do site for grande, médio ou pequeno. Mas afinal, disponibilizar para quem? Acompanhe nosso artigo e descubra!


Nesse post você encontrará conteúdos como:

  • Entenda o que são inventários remanescentes;
  • Descubra a definição de  inventários premium;
  • Saiba quem deve ver o espaço de mídia do seu domínio;

 

Para você entender melhor esse artigo é importante entender que a publicidade programática é a automação da compra e venda de inventários, que antes eram feitos através de negociações com contato direto entre o publisher e o anunciante, o que levava muito tempo dos dois.

Devido a sua facilidade e rendimento, a mídia programática vem crescendo muito e se popularizando cada vez mais, nada disso seria possível se os inventários de mídia não estivessem em ascensão. Na verdade um item é consequência do outro, portanto, quanto maior o número de anunciantes entrando no mundo digital, maior é o índice de oferta de mídia pelos publishers.

 

Entenda o que são inventários remanescentes

 

O termo inventário remanescente tem uma definição simples. É o espaço de mídia do domínio que não foi vendido e assim é viável disponibilizá-lo para a monetização através de anúncios programáticos. Feito isso é possível lucrar com espaços que antes estariam estagnados sem rentabilidade.

Apesar de poder monetizá-lo, por exemplo pelo AdSende, o lucro a receber é muito inferior ao do inventário premium, normalmente isso acontece com sites de pequeno e médio porte pois ainda não conseguem vender todos os seus espaços para as plataformas.

É aí que as Ad Network entram, essas agências segmentam e classificam o seu espaço de mídia de acordo com o conteúdo da página e em seguida vende-o para anunciantes, tornando mais lucrativo aquele inventário calhau. 

Algumas agências Ad Networks cobrem não só o calhau, ou seja que sobrou, e sim 100% de todo o espaço disponibilizado pelo publisher. Quer entender mais sobre essas empresas? Aprenda seus conceitos em outro artigo nosso – Conheça 5 vantagens de fazer parceria com uma Ad Network

 

Descubra a definição de  inventários premium

 

São aqueles espaços de mídia que possuem seus segmentos mais definidos  e devido a isso, são mais valorizados e requisitados por muitos anunciantes, tornando-os mais competitivos pela publicidade digital.

Por sua classificação ser mais clara e bem segmentada, eles seguem uma direção mais certa e a publicidade não se dispersa entre o público que não corresponde ao target. Entregam o anúncio ao público alvo e por isso tem a sua lucratividade maior.

 

“À medida que o ambiente publicitário se torna mais automatizado, um turbilhão de novos inventários estão disponíveis aos anunciantes – e as marcas estão aproveitando a oportunidade para atingir novos mercados e públicos de forma segmentada e envolvente” – Artigo do site Meio&Mensagem

 

Saiba quem deve ver o espaço de mídia do seu domínio

 

Para obter a melhor lucratividade do espaço de mídia do seu site, é preciso disponibilizar-lo em uma plataforma que seja boa e confiável. Uma das mais comuns e que busca pelo melhor preço de venda, é a plataforma que o Google disponibiliza para esse propósito, o Google Ad Exchange, também conhecido como AdX.

Dentro da plataforma, as mídias são disponibilizadas para que os anunciantes possam ver, selecionar o segmento desejado e fazer os lances que acham adequados em sites que são compatíveis com o anúncio e o propósito da sua campanha.

Quer entender melhor sobre a plataforma AdX? Acesse esse artigo e conheça mais – Conheça as diferenças entre o Google Ad Exchange e o AdSense

 

Quer agilizar o processo de negociação de mídia programática de seu site e ainda poder valorizar seu inventário, recebendo um lucro maior sobre isso? Faça parceria com a agência Ad Network que te prioriza! A Grumft oferece as melhores estratégias de otimização de receitas.

Cadastre-se em nosso site, é fácil.

 

Gostou do conteúdo? Conheça melhor nosso blog e acompanhe nossos conteúdos e dicas semanais.

Entenda melhor sobre nosso trabalho em nossas redes sociais, Facebook,Twitter,Instagram e Linkedin. Compartilhe nossos posts para deixar seus colegas por dentro do universo digital.

Compartilhe: