Escolher um tema WordPress de qualidade é desafiador tanto para iniciantes como para profissionais devido às inúmeras soluções para diferentes necessidades. Alguns preferem temas gratuitos, outros premium, ou ainda, um tema exclusivo. Independentemente de qual você preferir usar ou encomendar, todos terão impacto no SEO, classificação, performance, etc.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai descobrir como o tema WordPress pode afetar o seu site e ter acesso a orientações de escolha com foco em SEO e performance.
Index
- 1 O que é um tema WordPress?
- 2 Como escolher um tema WordPress?
- 2.1 Por que é importante escolher o tema WordPress certo desde o início?
- 2.2 O que sites de sucesso devem buscar em um tema WordPress?
- 2.2.1 Escolha um tema WordPress leve
- 2.2.2 Design Simples e Minimalista
- 2.2.3 Fácil de personalizar e fazer alterações
- 2.2.4 Responsivo e com boa aparência em todos os dispositivos e tamanhos de tela
- 2.2.5 Atualizações frequentes e base de código de alta qualidade
- 2.2.6 Compatível com os plugins que você precisa
- 2.2.7 Classificações e críticas sólidas
- 2.2.8 Equipe de suporte ao cliente ativa e útil
- 2.2.9 Otimizado para os motores de busca
- 2.2.10 Tradução em diferentes idiomas
- 3 Como o tema do site afeta o SEO?
- 4 Como mudar o tema do site afeta o SEO
- 5 Tema WordPress exclusivo vs pré-construído
- 6 Pensamentos Finais
O que é um tema WordPress?
Um tema WordPress é um grupo de arquivos gráficos, style sheets e código que estabelece a aparência geral do seu site, blog ou e-commerce. Por meio dele é possível controlar o layout, cores do seu hiperlink e muito mais.
É impossível ter um site em WordPress sem ter um tema, tanto que a plataforma oferece vários temas prontos para você escolher. Mas pode existir razões pelas quais você pode querer escolher e instalar um tema diferente no seu site, como melhorar o apelo visual do seu site, por exemplo. Mas a maioria dos temas são personalizáveis, o que pode facilitar muito a vida de publishers sem experiência em design ou programação.
Embora a versão padrão ou personalizada dos temas oferecidos pelo WordPress funcione bem para muitos sites, existem marketplaces que oferecem temas prontos e personalizáveis para WordPress e outros CMS, ou ainda empresas de desenvolvimento que constroem temas exclusivos para atender diferentes nichos e propósitos específicos.
Como escolher um tema WordPress?
Com tantas opções, pode parecer difícil escolher um bom tema WordPress. Mas com essas dicas, você saberá o que priorizar para e ter um base sólida que vai preparar o seu para o sucesso.
Por que é importante escolher o tema WordPress certo desde o início?
A maioria dos temas do WordPress vêm com opções de personalização. Mas se não forem codificados corretamente, você pode ter dificuldade de realizar alterações futuras e usar os plugins da plataforma. Para resumir, se você não escolher o tema certo, ficará preso a ele ou vai precisar da ajuda de um desenvolvedor especialista no assunto.
Existem alguns temas que parecem ótimos à primeira vista, mas que podem tornar o seu site lento, prejudicando seus rankings nos mecanismos de pesquisa, experiência do usuário, etc. Portanto, seu objetivo na hora de escolher um tema WordPress deve ser encontrar um que tenha um design que você goste, seja rápido e possa ser facilmente personalizado.
Primeiros passos antes de escolher o tema WordPress
Se vocẽ está pensando em criar ou mudar o tema do seu site WordPress, você precisa se atentar em alguns pontos:
- Ter certeza de que está usando a versão correta do WordPress, pois existe o WordPress.com (hospedada limitada) e o WordPress.org (versão auto-hospedada). Para o negócio de anúncio, a versão recomendada é o WordPress.org, onde você terá a liberdade e a flexibilidade que precisa para expandir seu site da maneira que você deseja.
- Escolha uma boa hospedagem e seu próprio nome de domínio. Existem ótimos hosts que você pode usar. Alguns publishers assessorados pela Grumft no sistema Full Service, migram seus sites para utilizar o AWS. Nossos especialistas dominam todas as habilidades necessárias para gerenciar as contas, configurar a rede, a conexão, manter a segurança, etc.
- Depois de se inscrever para hospedagem na web e configurar seu nome de domínio, você precisa instalar o WordPress.
O que sites de sucesso devem buscar em um tema WordPress?
Nessa hora, pode surgir dúvidas sobre escolher um tema gratuito ou premium. Certamente você encontrará outros conteúdos sugerindo uma opção gratuita que funciona perfeitamente. Isso só faz sentido para pessoas que desejam iniciar um novo blog/site e precisam manter seus custos baixos, mas isso não reflete necessariamente um pensamento estratégico de longo prazo.
Tenha em mente que cada tema é diferente e há vários recursos para escolher. Alguns são puramente estéticos, mas outros podem ser importantes para a funcionalidade real do site. Portanto, saiba o que buscar em um tema WordPress:
Escolha um tema WordPress leve
Ele garante melhor performance no tempo de carregamento de página, importante desde a UX até o SEO e as taxas de conversão. Para descobrir se o tema terá um bom desempenho, você pode testá-lo no Google Lighthouse e no PageSpeed Insights. Mas se você pretende usar uma versão gratuita, execute os mesmos testes em site local ou em homologação.
Design Simples e Minimalista
Diversos temas do WP vêm com muitas cores, layouts complexos, animações chamativas, controles deslizantes, etc. Pode ser que você goste disso, mas na maioria das vezes, você não precisa de tantos recursos adicionais.
Portanto, prefira um design que ajude você a atingir seu objetivo com o negócio de anúncio e, para isso, você só precisa de um layout com boa aparência sem comprometer a usabilidade e a simplicidade. É importante que o tema não seja complicado e ajude os usuários a encontrar as informações que precisam o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que destaca informações relevantes sobre a sua marca.
Um tema recomendável, é aquele que ajuda obter novos clientes ou assinantes de newsletter por e-mail. Isso significa que você deve escolher o tema mais simples possível. Se for necessário adicionar novas funcionalidades a ele, existem plugins do WordPress que você pode instalar.
Fácil de personalizar e fazer alterações
Antes de optar por um tema do WordPress, você deve ter certeza que será fácil de personalizar. Mesmo que o tema de demonstração seja exatamente o que você deseja, é importante personalizá-lo para que o template se torne exclusivo da sua marca.
A maioria das alterações é feita por meio da API de personalização do WordPress ou do painel de opções de temas. Cada tema tem suas características específicas, escolha um que permita que você faça a quantidade de alterações necessárias.
Geralmente, você terá controle sobre as cores do tema, fonte, layout, logotipo, widgets, etc. Você também pode usar um plugin construtor como o SeedProd para criar um tema completamente personalizado, ou contratar uma empresa de desenvolvimento para criar o seu tema do zero.
Porém, esse não é um investimento barato e pode ocorrer uma dificuldade de encontrar uma empresa que consiga atender as especificidades do seu negócio. Isso pode ser ainda mais complicado para sites com muito tráfego com foco em negócios de anúncio.
Responsivo e com boa aparência em todos os dispositivos e tamanhos de tela
Hoje em dia a maior parte do tráfego do site é proveniente de dispositivos móveis. Claro que isso pode mudar dependendo do nicho, mas é fundamental que o tema seja responsivo e funcione bem em dispositivos móveis.
A maioria dos temas do WP ajusta o layout com base em diferentes tamanhos de tela, mas isso não significa que ele tenha um design responsivo bom.
Antes de escolher o tema, visualize-o em todos os tamanhos de tela. Faça isso ajustando a janela do navegador e vendo como ele se comporta, além de realizar um teste em diferentes navegadores para garantir que funcione perfeitamente em todos eles. Existem plugins que te ajudam com essa demanda, o mais conhecido é o Monster Insights.
Atualizações frequentes e base de código de alta qualidade
Seu tema WordPress formará a base para o site. Além do design geral, você precisa ter certeza de que ele carrega rápido e é atualizado regularmente. Portanto, antes de selecionar o tema, verifique a última vez que ele foi atualizado e se novas versões para ter certeza que o desenvolvedor é confiável. Afinal, um tema desatualizado pode causar problemas de segurança e conflitos com outros plugins em seu site. Para ser eficiente nessa tarefa, converse com a sua equipe interna de desenvolvedores ou parceiros de tecnologia.
Compatível com os plugins que você precisa
Um bom tema WordPress deve ser capaz de lidar com o design e todas as funcionalidades adicionais atendidas pelos plugins. Praticamente todos os temas suportam plugins. Portanto, escolher um tema mal codificado e que venha com muitos recursos possíveis de serem adicionados através de plugins, pode entrar em conflito com outros plugins que talvez você possa precisar.
Quando isso acontece, o site começa a apresentar erros difíceis de solucionar e sua única alternativa será reconstruir o site. Evite esse tipo de problema escolhendo um tema simples e prefira integrar as funcionalidades por meio de plugins. Pode ter certeza que para qualquer funcionalidade, existirá um plugin para te ajudar.
Classificações e críticas sólidas
Outro indicador da qualidade de um tema WP são as classificações e avaliações fornecidas pelos usuários. Se você está procurando opções gratuitas, pode encontrar as avaliações dos clientes acessando a página do tema no wordpress.org.
Ele mostrará o número de avaliações e estrelas dadas pelos usuários e também uma análise detalhada das avaliações fornecidas em cada nível de estrela. Se o tema for vendido em um marketplace, esses depoimentos estarão disponíveis na página de venda.
Equipe de suporte ao cliente ativa e útil
Mesmo que você tenha uma sólida experiência com WordPress, pode ser que em algum momento você precise de suporte. Por isso, é importante lembrar que existem diferentes opções de suporte conforme o tema escolhido.
A maior parte dos templates WP gratuitos não oferecem suporte garantido ou fornecem suporte regular. Por outro lado, a maioria dos temas premium oferecem suporte técnico por meio do próprio site do desenvolvedor e atualizações após a compra entre 6 e 12 meses, com opção de renovação.
Além das opções de suporte, é muito importante ler a documentação do tema, que mostrará como fazer a configuração, além de responder às suas perguntas mais comuns.
Otimizado para os motores de busca
O tema WordPress desempenha um papel importante na qualidade de SEO do site. Em nossa experiência, já vimos muitas opções interessantes, mas que geram HTML mal codificado e dificultam a classificação do site nos mecanismos de busca.
Pode ser difícil para iniciantes analisar o código-fonte de um tema por conta própria. Por isso que muitos desenvolvedores de temas do WordPress informam que seus temas são otimizados para SEO.
Ao optar por um template leve e de carregamento rápido, você está dando um passo a mais na classificação nos mecanismos de pesquisa, mas isso não é tudo. Você ainda precisa usar plugin de SEO do WordPress como o Yoast para otimizar ainda mais seu site e melhorar o ranqueamento para obter mais tráfego, além de produzir conteúdos de qualidade, estruturados e otimizados para o SEO e outros canais de tráfego.
Tradução em diferentes idiomas
O WordPress é responsável por quase metade dos sites online. Isso quer dizer que você pode querer criar um site em um idioma diferente ou atender a um público que fala outro idioma.
Nos temas gratuitos, você pode descobrir qual está pronto para tradução na opção de menu ‘Filtro de recursos’ no repositório de temas do WordPress.org. Em seguida, selecione ‘Tradução pronta’ no menu suspenso para ver a lista de temas criados para facilitar a tradução.
Mas se você estiver procurando por uma opção premium, normalmente encontrará a compatibilidade de idioma na página do tema. Caso o template selecionado não esteja pronto para tradução, você pode criar um site WP multilíngue usando um plug-in de tradução do WordPress.
Como o tema do site afeta o SEO?
Em 2021, o Google publicou um vídeo curto onde John Mueller compartilhou informações sobre como o tema do site afeta o SEO e observou como isso pode acontecer.
O especialista do Google explica como elementos essenciais para o SEO (título, texto, imagens, integração de página, tempos de carregamento e dados estruturados) podem facilitar ou dificultar a compreensão do conteúdo pelos buscadores. Além disso, ele também afirma que mudar o tema geralmente afeta o SEO do site.
Como mudar o tema do site afeta o SEO
De novas cores, fontes, estilos e layouts, um novo tema WordPress é uma ótima maneira de informar aos mecanismos de pesquisa sobre o que é o seu site e aumentar sua navegabilidade. Por outro lado, alterar ou atualizar o tema também pode afetar as classificações do mecanismo de pesquisa. Especialmente se a maior parte da audiência do site depende de SEO.
Essas alterações podem ter consequências de longo alcance para seus rankings. Portanto, antes de fazer uma mudança, é preciso pensar nas razões pelas quais você deve (ou não) alterar o tema do seu site e conhecer as melhores maneiras de alterá-lo sem afetar negativamente os rankings.
Quando faz sentido mudar seu tema?
Existem alguns motivos pelos quais você pode querer alterar o tema do seu site. Para começar, a baixa velocidade de carregamento do site geralmente é o que mais incomoda as empresas. Sites que carregam lentamente geralmente resultam em altas taxas de rejeição, pois os usuários geralmente preferem visitar sites rápidos do que esperar um site carregar.
Os temas do WordPress codificados e gerenciados profissionalmente, frequentemente tem uma velocidade de carregamento superior e taxas de rejeição menores. Além disso, sites mais rápidos também têm melhores classificações nos mecanismos de pesquisa, seja no Google, Bing, Yahoo, Baidu, DuckDuckGo e outros.
Portanto, estar atento aos temas fornecidos por fontes confiáveis pode fazer toda a diferença se o seu site sofre com a velocidade de carregamento. Temas confiáveis são altamente responsivos, o que resulta em melhor performance do site e, frequentemente, uma melhor experiência do usuário.
A experiência do usuário é outro ponto crítico na performance e classificação do site nos mecanismos de pesquisa mais populares. Novos temas do WordPress podem melhorar o design do seu site, consequentemente aprimorar a experiência que o seu site oferece aos visitantes. Um design agradável é valioso para sites de qualquer tamanho, bem como para sites administrados por pequenas e grandes marcas.
Como as alterações de tema podem afetar a velocidade do site
Na maioria das vezes, um tema WordPress atual é fornecido com scripts e outros recursos dinâmicos que afetam diretamente a velocidade do webserver e, consequentemente, a velocidade de carregamento do seu site.
Lembra que anteriormente falamos sobre preferir um tema simples? O fato é que essa escolha pode não ser tão simples para algumas empresas, especialmente para as que realizam vendas pelo site. Alguns temas possuem recursos dinâmicos e integrados para a capacitação de vendas.
Eles vêm em muitas formas diferentes, mas na maioria das vezes vem como planilhas de produtos e scripts de vendas. Portanto, dependendo do segmento do seu site, não faz sentido negligenciar algo que pode influenciar positivamente as taxas de conversão de seus clientes. Mas tenha cautela e selecione um tema que ofereça exatamente o que você precisa, pois muitos recursos desnecessários prejudicam a velocidade do seu site.
Seu objetivo deve ser encontrar um tema de qualidade, capaz de equilibrar o conteúdo rico do site e os tempos de carregamento responsivos que atendam às suas necessidades. Temas WordPress leves e GPL normalmente não vêm pré-empacotados com trechos de códigos ocultos que podem inadvertidamente prejudicar os tempos de carregamento do seu site. Eles também oferecem configurações de personalização que permitem ajustar o conteúdo que você deseja exibir em seu site e geralmente não se apoiam muito em elementos dinâmicos e intensivos em recursos.
Uma segunda opção é escolher um tema com a capacidade de desativar recursos que não estão em uso. O tema Total WordPress é uma ótima opção, pois oferece um painel de tema personalizado onde você pode desativar todos os recursos que não precisa.
Como as alterações de tema podem afetar a experiência do usuário
A qualidade do design do seu site e a experiência do usuário se correlacionam e têm impacto direto na eficácia do SEO. É possível melhorar seu ranking com o Google usando um novo tema, mas pode prejudicá-lo se você não tiver cuidado.
Antes de qualquer coisa, pense que o design do seu site deve proporcionar uma experiência do usuário que priorize a navegabilidade e ter um layout sensato. Sites que têm designs confusos, com muitos pop-ups e barras de navegação pouco intuitivas costumam sobrecarregar os usuários e impactar negativamente o SEO.
A chave para uma UX moderna é um design que prioriza dispositivos móveis. Portanto, se você pretende atualizar o tema do seu site, priorize melhorar a experiência desses usuários. Ao escolher o novo tema do seu site WordPress, prefira um que permita criar um protótipo de design a partir dos olhos de um usuário móvel. Dessa forma, você conseguirá garantir que o design seja responsivo para todos.
Mas você também não quer economizar muito no design, para que seus usuários não se sintam desapontados com seu site e com o conteúdo que ele oferece, prefira os temas do WordPress que aprimorem tanto a experiência do usuário quanto às classificações do mecanismo de pesquisa.
Portanto, use um tema que forneça um design de largura total com cores e tipografia em negrito, elementos de navegação personalizáveis e recursos que indicam aos usuários o tipo de conteúdo que seu site exibe. Existem temas WordPress que oferecem uma variedade de ferramentas com as quais você pode melhorar o design, experiência do usuário e sua classificação no Google, além das taxas de conversão, essenciais para anunciantes.
Tema WordPress exclusivo vs pré-construído
A maioria dos publishers e marcas se preocupam com os temas do site WordPress. Independentemente se você optar por um tema exclusivo ou pré-construído, é essencial que ele seja fácil de ser mantido por sua própria equipe, fácil de ser atualizado e expandido.
Construir ou não um tema exclusivo?
O WordPress oferece muitas possibilidades e isso inclui ter um tema exclusivo. Agora que você já sabe que é possível usar temas pré-construídos e personalizados para as necessidades do seu negócio, o próximo passo é saber pensar cuidadosamente antes de decidir optar por um tema exclusivo ou pré-construído, além dos prós e contras de cada decisão.
Essencialmente, estas são as opções:
- Tema exclusivo: funcionalidade do WordPress e modelos de página de acordo com os próprios arquivos de design do desenvolvedor.
- Tema pré-construído: tema existente de um desenvolvedor confiável possível de se ajustar às necessidades da empresa.
Tradicionalmente, criar temas exclusivos pode levar tempo até que tudo esteja perfeitamente ajustado, o que tem levado muitas empresas optarem por um tema pré-construído e contratar uma empresas de desenvolvimento para realizar as personalizações conforme a necessidade do contratante devido a rapidez do processo.
Em vez de construir exclusivo, um tema pré-construído pode ajudar a encontrar o caminho na direção do design e oferece a vantagem inicial de desenvolvimento com uma abordagem “plug-and-play”. Mas mesmo com essas vantagens, ainda existem vantagens e desvantagens a se considerar. Veja:
Temas exclusivos
Como você já sabe, este é um tema desenvolvido do zero para WordPress. Quando você contrata uma empresa de desenvolvimento WordPress capaz de atender as especificidades do seu negócio, as possibilidades são muitas:
Vantagens
- Permite uma correspondência exata com o designs de página originais;
- Facilidade de expansão e mudanças futuras;
- Conflitos de código limitados desde que a compilação seja limpa;
- Gerenciamento de backend simples;
- Funciona bem com outros plugins desde que o desenvolvedor use plugins confiáveis e populares;
- Manutenção mais fácil de CMS e plugins;
- Capacidade de se conectar a sistemas de terceiros usando API.
Desvantagens
- Custo mais alto;
- Tempo de entrega mais lento;
- Pode sobrecarregar os recursos do desenvolvedor devido à natureza desatualizada da compilação.
Temas pré-construídos
Este é um tema completo, disponível em marketplaces especializados. Você poderá personalizá-lo para as suas necessidades específicas. No geral, os pré-construídos estão muito bem alinhados aos projetos da Web com cronogramas rápidos. Um bom tema pré-construído deve permitir máxima flexibilidade em design e funcionalidade.
Vantagens
- Cronograma geral do projeto mais rápido;
- Design mais prático;
- Existem ótimos temas pré-construídos;
- Embora sejam necessárias algumas configurações, a abordagem “plug and play” é simples.
Desvantagens
- Personalização e extensibilidade mais limitada;
- As atualizações podem ser problemáticas e algumas vezes é necessário excluir funcionalidade personalizadas anteriormente, exigindo desenvolvimento manual;
- O gerenciamento de backend pode ser mais complexo.
Pensamentos Finais
Em suma, escolher um novo tema WordPress para o seu site pode ser um processo simples se você entender quais aspectos deseja melhorar e como ele pode afetar o SEO. Ao optar pela mudança do tema, tenha em mente que isso significa muito mais que design. Seu foco deve ser em aumentar a velocidade de carregamento da página e reduzir suas taxas de rejeição, mesmo que para isso seja necessário remover posts antigos irrelevantes e atualizar os que ainda são válidos.
Se você atualmente tem um site lento devido a enorme quantidade de funcionalidade e plugins instalado, considere usar um tema WordPress leve e livre de GPL. Além do carregamento rápido seu sucesso online depende de um design simples centralizado na experiência do usuário.
Se você concluiu que está na hora de mudar o tema do site, escolha algum que priorize designs de largura total com cores e tipografias fortes, bem como elementos de navegação fáceis de usar e caixas de recursos que permitam que você indique seus usuários o tipo de conteúdo que seu site produz. Certifique-se também de produzir conteúdos de qualidade, estruturados e otimizados para o SEO e outros canais de tráfego.
Para finalizar, ressaltamos que não existe uma resposta certa e definitiva sobre os temas exclusivos e pré-construídos. Ambos podem atender as necessidades do seu negócio de anúncio desde que o tema tenha qualidade e seja bem construído. Nesse ponto, é essencial conversar com o seu desenvolvedor WordPress para não fazer uma escolha equivocada e prejudicar o desempenho do seu site a longo prazo. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo.