Exibir anúncios sem comprometer a experiência do usuário (UX) pode ser difícil, mas o teste A/B é um dos melhores métodos para vencer esses desafios e aumentar o faturamento geral do site ou app.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo você vai entender como realizar um teste A/B UX para exibir anúncios sem causar grandes impactos na experiência do usuário.
Index
O que é monetizar um site?
Monetizar um site é sobre converter o tráfego em receita. Existem diferentes estratégias para fazer isso e a mais popular é a impressão de publicidade paga por clique (PPC) e custo por impressão (CPI/CPM).
Confira em nosso artigo “Monetização de sites: estratégias para 2022” diversas formas de gerar receita com o seu site ou blog.
O que é experiência do usuário (UX)
UX ou “User experience” ( em português experiência do usuário), refere-se à qualidade da experiência que o usuário terá no seu site ou app. Todo site deve garantir a melhor UX, que inclui a ergonomia do site e a facilidade de navegação sem se esquecer das necessidades e expectativas do usuário.
Não confunda design de UX com User Interface (IU). O design da UI consiste em criar uma interface agradável, prática e fácil de usar.
O impacto do UX no SEO
Monetizar seu site sem atrapalhar a UX é importante por vários aspectos, pois em SEO, alguns critérios são considerados:
- Ergonomia, através da aparência e qualidade do site;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de conversão;
- Jornada do usuário.
Como realizar o teste A/B para exibição de anúncio?
Para realizar um teste A/B para exibição de anúncio, compare uma variável que pode controlar como o tipo de anúncio e o posicionamento dele no conteúdo, com uma variável que não pode controlar, como a origem do tráfego. Dessa forma você vai identificar qual anúncio funciona melhor em todas as origens de tráfego, dispositivos, horários e muito mais.
O que você precisa testar?
Existem muitas variáveis que você pode testar, algumas podem ser controladas, outras não.
Posicionamento do anúncio
Teste seus anúncios na parte superior, inferior, na barra lateral e entre os parágrafos do conteúdo. O posicionamento do anúncio afeta o viewability e isso tem impacto na sua receita.
Origem do tráfego
Entender a origem do seu tráfego pode ajudar você a monetizar melhor o seu site, entendendo o que é mais valioso para você. Pode ser interessante investir em algumas fontes de tráfego pago e focar em SEO.
Tamanho da imagem
Pode ser óbvio que os anúncios maiores são mais visíveis na página, mas isso não significa que terão um desempenho melhor.
Segmentação geográfica
Se você usa a segmentação geográfica para mostrar aos usuários anúncios relevantes, certifique-se de usar uma linguagem adequada.
Densidade
Um anúncio pode diminuir o eCPM dos outros anúncios da página, é por isso que a densidade deve ser testada na hora de exibir anúncios no site.
Ad Networks
Algumas ad networks pagam menos ou mais por determinados anúncios. Teste as opções disponíveis e escolha as que melhor atendem suas necessidades e as dos usuários.
Ferramentas de teste A/B
Existem algumas ferramentas que você pode usar para testar seus anúncios. Entre elas estão:
Google Optimize
O Google Optimize é uma ferramenta simples de usar e também é gratuita. A desvantagem é que você terá que fazer tudo manualmente Acesse o Google Optimize e o conecte à sua conta do Google Analytics. Em seguida, você precisará inserir as informações para cada teste A/B que deseja executar.
Ad Inserter
O Ad Inserter é um plugin de gerenciamento de anúncios All-in-One WordPress simples. Ele pode inserir qualquer código em qualquer posição suportada. Perfeito para anúncios do AdSense, Amazon, Ad Manager DFP, banners e outros anúncios.
Ponto único de falha (SPOF)
SPOF refere-se a uma dependência externa crítica de um site. Em outras palavras, seu site pode não funcionar corretamente. Isso diz respeito ao servidor que você utiliza e no caso de não funcionamento adequado, as consequências para o negócio podem ser grandes.
Origem do conteúdo
O conteúdo de publicidade vem de uma ampla variedade de fontes, mesmo que você inclua apenas um script de anúncio. Como é impossível prever com antecedência o anúncio que será exibido, isso pode causar, entre outras coisas:
- Lazy loading da página;
- Alto uso da CPU que pode tornar a navegação insustentável em smartphones mais antigos;
- Roubo de dados.
Estabilidade da tela
Um layout cheio de anúncios pode tornar o progresso de exibição de página instável. Se você fizer certo, os anúncios aparecerão em seu site após o conteúdo. Isso pode ser frustrante para um usuário que começou a ler e, de repente, se perder na leitura devido a um.
5 dicas para monetizar com melhor UX e desempenho de anúncios
- Reduza o número de anúncios em seu site: isso não resolve todos os problemas de desempenho, mas se a sua taxa de rejeição for muito alta, pode ser proveitoso fazer um teste A/B com menos anúncios.
- Hospede os scripts em seus servidores: é fácil de fazer para recursos de terceiros, como widgets ou bibliotecas js. Sabemos por experiência que é mais difícil quando se trata de publicidade, mas se você pode fazê-lo, não hesite. Isso remove o problema do SPOF, além de fornecer melhor controle sobre esses scripts.
- Torne os recursos externos assíncronos: qualquer coisa que não possa ser hospedada com você, não deve bloquear a renderização. O usuário não está lá para ver os anúncios, portanto, não causará nenhuma frustração se eles carregarem no final.
- Use iframes: isso isola o anúncio do resto da sua página. É uma técnica que tem algumas limitações: você não pode exibir anúncios em tela cheia, por exemplo. Mas os ganhos em termos de desempenho e segurança são muito significativos.
- Monitore continuamente o desempenho de terceiros: você precisa saber quanto seu script de anúncio está custando em termos de desempenho. Não hesite em organizar reuniões regulares com terceiros para melhorar o desempenho do seu site.
Pensamentos Finais
Em suma, todo publisher de sucesso sabe que exibir anúncios é uma ótima maneira de gerar receita com tráfego, mas há diferentes tipos de anúncios e muitas variáveis para considerar.
Se você realmente deseja gerar receita com anúncios, garanta que eles sejam otimizados e testados por meio de testes A/B. Verifique se você está executando os testes certos para aproveitar ao máximo seus anúncios. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada!