Se você tem um site, blog ou é desenvolvedor de aplicativo, já deve ter se acostumado a ouvir a palavra servidor web (ou web server, como também é chamado). Porém, muitos profissionais podem não saber exatamente como é. É possível que você o imagine como um grande computador que gerencia uma enorme quantidade de informações, diversos racks com uma pilha de máquinas e muita fiação. Embora não esteja completamente errado, há muito mais sobre isso que você precisa saber.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender o que é um servidor web e qual a importância dele para o seu negócio de anúncios.
Index
O que é um servidor?
Antes de entender o que é um servidor web, você precisa entender o que é um servidor. Pode ser difícil para algumas pessoas obter uma imagem concreta de um servidor, mas basicamente não é muito diferente do computador que usamos. Ao instalar um software, ele pode funcionar como um servidor.
Um servidor é um computador do lado de uma empresa que fornece serviços online e está conectado aos usuários pela internet. Em outras palavras, todos os serviços relacionados à internet usam um servidor, como sites, e-mail, aplicativos, jogos, compras online, entre outros.
O que é cliente-servidor?
Servidor é o lado que fornece os dados na rede, enquanto cliente é o lado que usa os dados. Por exemplo, quando você visita um site ou envia um e-mail, o servidor envia de volta arquivos de dados (arquivos de imagem, arquivos HTML, etc.) em resposta às solicitações dos clientes.
O servidor envia arquivos processados de acordo com a solicitação do cliente e salvar os dados. Em resumo, pode-se dizer que o papel do servidor é fornecer serviços na rede.
O que é upload e download?
Download é quando você recebe um arquivo do servidor, por exemplo baixar uma imagem ou vídeo publicado na internet para o seu computador. Enquanto upload é quando o você fornece informações ao servidor, por exemplo postar um novo artigo e fotos no seu site.
Quais os tipos de servidores?
Conheça os tipos de servidores utilizados atualmente:
Servidor web
O servidor web contém arquivos HTML com texto, arquivos CSS que ajustam a estrutura, o design da página, arquivos de imagem, etc. Eles são necessários para exibir a página web no cliente. Um servidor da web é um servidor indispensável para a operação do site, pois pode recuperar e enviar informações da página da web armazenadas quando solicitadas por um cliente.
Servidor de e-mail
Um servidor de e-mail envia e receber mensagens. Existem servidores separados para envio e recebimento. O servidor de envio é um servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e o servidor de recebimento é um servidor POP (Post Office Protocol). Com a aprovação do servidor de mensagens, você pode enviar e receber com o software de e-mail.
Servidor de banco de dados
Um servidor de banco de dados possui um grupo de dados organizado e armazenado organicamente, além de gerenciar esses dados. Em resposta a uma solicitação de um cliente, ele pesquisa as informações organizadas no banco de dados e retorna o resultado do processamento.
Servidor DNS
Um servidor DNS (Domain Name System) é um servidor que conecta um endereço IP e um domínio. Um endereço IP é um número de identificação de um meio na Web. Ele é formado por números, por exemplo IPV4 (ex.: 54.207.20.104), ou números e letras, por exemplo IPV6 (ex: 2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334).
Já o domínio é o nome do endereço da web que você deseja acessar (exemplo: https://www.domínio.com). Pode-se dizer que um servidor DNS converte um endereço IP, que pode ser considerado um endereço de identificação de um indivíduo, em um domínio, que é indispensável para o uso da Internet.
Servidor FTP
Um servidor FTP (File Transfer Protocol), também conhecido como “protocolo de transferência de arquivos”, envia e recebe arquivos para um servidor. Enquanto os servidores web só enviam arquivos quando acessados, os servidores FTP permitem que os clientes carreguem dados de um computador para o servidor e baixem dados do servidor. Em um site, o servidor FTP carrega novos arquivos no servidor.
Servidor SSH
O servidor SSH (Secure Shell) é um serviço que possibilita acesso remoto ao sistema operacional do servidor, através dele é possível executar comandos remotos, alterar configurações, enviar arquivos e até mesmo instalar/desinstalar aplicativos e bibliotecas. O acesso a esse serviço é criptografado e necessita de credenciais de acesso.
Que tipo de servidor web existe?
Geralmente você não precisa se preocupar com taxas de comunicação ou segurança, mas pode haver restrições na instalação de aplicativos e na transferência de dados, o que pode ser impactar o custo. Por isso, você precisa saber escolher o servidor certo para o seu negócio.
Servidor Compartilhado
Compartilhado por vários usuários e adequado para operação de homepages de pequena escala. Existem muitos fornecedores desse tipo de serviço, é fácil de usar, tem custo baixo e quase nenhum conhecimento especializado é necessário.
Porém, os outros usuários que compartilham o serviço com você pode afetar o desempenho da sua própria página quando o tráfego aumenta.
VPS (Servidor Privado Virtual)
O VPS pode ser usado criando vários servidores virtuais em um servidor físico e atribuindo-os a usuários individuais. Você pode personalizar livremente o servidor virtual atribuído com seu sistema operacional e aplicativos favoritos.
Ao contrário dos servidores compartilhados, outros usuários não te afetam. O custo não é elevado, mas você precisa definir o funcionamento do servidor virtual e a segurança. Portanto, o administrador do servidor precisa ter conhecimentos e habilidades especializadas. Em outras palavras, não é adequado para iniciantes.
Servidor Dedicado
Um servidor dedicado pode ocupar um servidor físico. O sistema operacional, os aplicativos, o uso de CPU e memória podem ser selecionado livremente pelo contratante. Mas o custo é elevado devido ao bom desempenho. Assim como o VPS, para usar o servidor dedicado você precisa de conhecimento e habilidades para operar e manter o servidor por conta própria.
Servidor em Nuvem
Um servidor em nuvem é um servidor criado em um ambiente de nuvem. Sites com alto tráfego, por exempo relacionados à mídia e ecommerce usam esse tipo de servidor. Nele é possível expandir livremente as funções de acordo com as necessidades e você é cobrado apenas pelo que é utilizado.
Não há custos de instalação, mas é necessário que o contratante tome medidas de segurança em vez de depender do operador da empresa. Tal como acontece com VPS e servidores dedicados, são necessários conhecimentos e habilidades especializadas. As taxas de uso geralmente são mais altas do que VPS e servidores dedicados pelo altíssimo desempenho.
Como a Grumft administra o seu servidor?
Na Grumft, os parceiros de anúncio tem todo o suporte necessário para que seus domínios funcionem perfeitamente. A ferramenta utilizada é o Cloud AWS. Nossos especialistas dominam todas as habilidades necessárias para gerenciar as contas, configurar a rede, a conexão e manter a segurança do seu site.
Pensamentos finais
Em suma, os servidores são indispensáveis para operar sites e usar serviços na internet. Para os publishers, é fundamental ter um parceiro confiável para realizar a administração do servidor e contar com um serviço robusto dos fornecedores de tecnologia.
Um servidor administrado de forma eficaz e segura, dá aos publishers a tranquilidade necessária para focar nas atividades que realmente importam para os negócios, como as fontes de tráfego, receita geral do site, conteúdo, vendas diretas e outras demandas. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada.