Embora o Valentine’s day não seja celebrado massivamente no Brasil, como na maioria dos países do hemisfério norte, você pode começar a preparar o seu site de olho na terceira data mais importante do comércio brasileiro, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes.
Index
- 1 O que é Valentine’s Day?
- 2 Diferença de Valentine’s Day e Dia dos Namorados
- 3 Estratégias no Valentine’s Day
- 4 Google Trends
- 5 Tráfego do site no Valentine ‘s Day
- 6 Hábitos de Consumo no Valentine’s Day
- 7 Investimento em anúncios digitais
- 8 Valentine’s Day e o comércio online
- 9 Conteúdo para o Valentine ‘s day
- 10 SEO no Valentine’s Day
- 11 Pensamentos Finais
O que é Valentine’s Day?
Em primeiro lugar, o Valentine ‘s Day, que também chamado St. Valentine ‘s Day, é uma data comemorativa celebrada em 14 de fevereiro em países como Estados Unidos, alguns países do Reino Unido, Canadá e Austrália, Argentina, França, México, Coréia do Sul e Filipinas. Por tanto, nesse dia, quem ama, pode expressar seu carinho com saudações e presentes.
Algumas fontes contam que o festival celebrava a chegada da primavera, incluía ritos de fertilidade e o união de mulheres com homens por sorteio. Sugere-se que o feriado tem origem no festival romano de Lupercalia, realizado em meados de fevereiro.
O festival, que celebrava a chegada da primavera, incluía ritos de fertilidade e o emparelhamento de mulheres com homens por sorteio. No final do século V, o Papa Gelásio I proíbe a celebração da Lupercalia e às vezes é atribuído a substituí-lo pelo Dia de São Valentim, mas a verdadeira origem do feriado é vaga na melhor das hipóteses. Mas o Dia dos Namorados não era celebrado como um dia de romance até o século XIV.
Embora houvesse vários mártires cristãos chamados Valentim, o dia pode ter recebido o nome de um padre que foi martirizado por volta de 270 DC pelo imperador Cláudio II Gótico. Conta a lenda, que o padre assinou uma carta “de seu Valentim” para a filha de seu carcereiro, de quem havia feito amizade e, segundo alguns relatos, curado da cegueira.
Outros relatos afirmam que foi São Valentim de Terni, um bispo, que deu o nome ao feriado, embora seja possível que os dois santos fossem na verdade uma pessoa.
Por outro lado, existe uma lenda comum que afirma que São Valentim desafiou as ordens do imperador e se casou secretamente para poupar os maridos da guerra. Por isso, seu dia de festa está associado ao amor.
Diferença de Valentine’s Day e Dia dos Namorados
Mas diferente do Dia dos Namorados, o Valentine ‘s Day é uma data para celebrar o amor, independente de relacionamento entre casal, pais, filhos, amigos, e até com o pet. O mais importante, é celebrar com quem se ama!
Estratégias no Valentine’s Day
Publishers mais experientes já começaram a reunir e publicar o conteúdo comercial de 2022. Embora seja uma data considerada secundária no Brasil, algumas marcas já incluíram o Valentine’s Day na estratégia anual.
Portanto, para capitalizar o conteúdo relacionado, o seu material precisa repercutir com o seu público. Direcione os anunciantes em sua abordagem, você também precisa entender cada tipo de público. Além disso, fique atento aos lançamentos de novos produtos e as colaborações especiais que estão ocorrendo.
Google Trends
É possível notar o início da pesquisa na web relacionada ao termos em meados de janeiro, que se intensifica ao longo do tempo. O Google Trends aponta um pico de pesquisas até 20 de fevereiro. As categorias mais acessadas são ‘artes e entretenimento’ para Valentine ‘s Day, e hobbies e lazer para o Dia de São Valentim.
Termo: Dia de São Valentim
Fonte: Google Trends – Data da Pesquisa: 25/01/2022
Termo: Valentine’s day
Tráfego do site no Valentine ‘s Day
O Valentine ‘s Day é uma ótima oportunidade de aproveitar a sazonalidade nas pesquisas para aumentar o tráfego do seu site e o faturamento com anúncios. Conteúdo e recomendações personalizadas podem aumentar a lucratividade e o CTR dos anúncios, se os seus usuários estiverem buscando por conteúdos relacionados.
Hábitos de Consumo no Valentine’s Day
Por ser uma data secundária no Brasil, não existem grandes pesquisas do setor, mas você pode se inspirar nas pesquisas realizadas para o dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães, dia das crianças e assim por diante, pois essas são datas para presentear quem se ama. Além disso, fique atento ao perfil comportamental, como gênero, idade, canais de compra, segmentos mais impactados, além dos presentes favoritos.
Investimento em anúncios digitais
Como você já sabe, o engajamento via dispositivo móvel continua a crescer ano após ano, e os consumidores, em especial os os compradores, utilizam seus dispositivos para ler, pesquisar, interagir com marcas e, finalmente, comprar.
Valentine’s Day e o comércio online
Mesmo sendo uma celebração secundária no Brasil, pode ser uma ótima data para alavancar as vendas do comércio online em fevereiro.
Estimular a comemoração do Valentine ‘s Day é uma forma de incentivar o comércio em um trimestre não tão bom para o comércio online. Principalmente em 2022, quando a maioria das cidades turísticas já cancelaram as festas do Carnaval de rua.
Celebrar o Valentine ‘s Day é relevante, principalmente nos meios digitais, em um ambiente globalizado, onde pessoas de diferentes localidades e culturas compartilham gostos e hábitos.
Conteúdo para o Valentine ‘s day
Existe uma infinidade de conteúdos que você pode criar, como apresentar um guia de presentes para seus leitores que estão com dificuldades de presentear, lista de lançamentos de marcas mundiais no Valentine’s day, um guia de receitas com comida e bebidas para uma ocasião especial a dois, entre amigos ou com a família, um guia de aplicativo de encontros para os que estão solteiros, postagens com temas de amor e frases para o Valentine’s Day, curiosidades sobre a data, fale de famosos que gostam de comemorar a data nas redes sociais, tutoriais de estilo com maquiagem e roupas que não deixarão seus leitores na mão se o plano for uma noite especial fora de casa e muito mais! Nesse momento, use toda a sua criatividade!
SEO no Valentine’s Day
Nós sabemos que planejar SEO não é fácil, mas preparar seu site para o Valentine’s Day vai ajudar. Portanto, é hora de começar a pensar no UX, otimização de conteúdo, atividade social, configuração móvel, boa arquitetura de site, e ler as dicas que trouxemos para você sobre SEO no Valentine ‘s Day.
Descubra o momento certo para atender aos desejos e necessidades dos usuários
Descobrir o momento certo! Isso acontece em todo relacionamento valioso. Você tem que saber quando criar, publicar e promover o conteúdo. Por isso, você precisa conhecer e entender as necessidades do seu público e se preparar para oferecer o que ele quer receber.
Por ser celebrado em 14 de fevereiro e nós sabemos que é um um período sazonal, as pessoas começam a pesquisar pelo evento cerca de um mês antes.
Use o Google Trends para pesquisar e ver a evolução das pesquisas para diferentes datas, consultas e tópicos. Apenas lembre-se, antes de publicar que os profissionais de marketing lançam suas campanhas antecipadamente, quando há interesse na tendência.
Selecione as palavras-chave adequadas para a ocasião
É muito importante encontrar a palavra-chave adequada para a ocasião. Então, você vai precisa pesquisar. Usar o Planejador de palavras-chave do Google ou a sua ferramenta favorita.
O Planejador de palavras-chave do Google agrega dados sobre volume médio mensal de pesquisa, concorrência, custo por clique, localização. Você precisa pesquisar uma consulta e a ferramenta oferecerá algumas ideias de palavras-chave.
Valorize o UX
Corações, cupidos e um bons conteúdos são essenciais, mas seus visitantes só terão uma boa experiência se tudo estiver no lugar e não demorar muito para carregar.
Para o seu site estar perfeito, organize-o e torne-o melhor. Portanto, faça as seguintes otimizações:
- Use fonte legível (tamanho e tipo de fonte);
- Espaçamento entre linhas e parágrafos;
- Evite cores brilhantes ou neon para texto;
- Prefira imagens de alta qualidade que carregam rapidamente em páginas da web;
- Crie um site de carregamento de alta velocidade;
- Não use textos coloridos ou brilhantes em imagens ou algum plano de fundo texturizado.
Use links internos
Como você quer “fisgar” o usuário e aumentar o tempo dele gasto no seu site, os links internos é uma ótima maneira de construir conexões. Saiba que eles funcionam de maneira semelhante aos links externos, têm muito valor e podem melhorar o desempenho de determinadas páginas, fazendo que adquiram melhores posições nos buscadores. Quanto mais links internos apontarem para uma página do seu site, maior será o valor dessa página dentro do site.
Um bom link interno aparece quando surge a necessidade. Por exemplo, se você estiver escrevendo um assunto específico, poderá vincular conteúdos semelhantes que funcionam muito bem.
Use imagens para contato visual
Uma imagem de tamanho relevante e de alta qualidade pode atrair usuários e ajudá-los a lembrar melhor das informações. Além de manter seus usuários mais tempo no site, você melhora a experiência no site, pois a maioria das pessoas gostam de seguir instruções de imagens.
Além disso, usar conteúdo visual relevante pode fazer muito bem ao seu site em termos de SEO. Afinal, ter imagens exclusivas em cada página, além de ser uma boa jogada de branding, você pode utilizá-las para os mecanismos de busca.
Otimize com Core Web Vitals
Como os Core Web Vitals (CWV) se aplicam a todas as páginas da web, você precisa medi-los, pois são exibidos em todas as ferramentas do Google. Portanto, cada sinal representa uma pequena parte da experiência do usuário, é mensurável em campo, refletindo a experiência do mundo real centrado no usuário.
Embora muitos pensem que a nova atualização não tenha nada de especial e seja apenas um conjunto de coisas que já conhecem, como usar HTTPS, Mobile Friendly, os Core Web Vitals são diferentes e podem influenciar a prática de SEO de maneiras inesperadas, como redução de tráfego e perda de receita para os publishers.
Pensamentos Finais
Em resumo, o Valentine’s day é uma data secundária no comércio brasileiro, estimular os usuários para a data, pode ser uma ótima estratégia, tanto para marcas, quanto para os publishers. Mas para ser bem sucedida, sua estratégia precisa visar casais e solteiros para obter resultados e contemplar as tendências de hábitos de consumo.
Certamente a cereja do bolo é um ótimo SEO, impulsionado por um conteúdo incrível, com boa UX, imagens relevantes e boa arquitetura no site. Acima de tudo, conte com a Grumft para continuar a apoiá-lo em 2022.