Independente do nicho, a ideia de como monetizar um blog vai passar pela cabeça de quem criou um site ou blog. Afinal, o seu conteúdo é um produto e as oportunidades de monetizá-lo são grandes.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender como monetizar um blog com mídia programática.
Sumário
O que é monetização?
A monetização de um blog ou site tem o objetivo de converter o tráfego dos conteúdos em lucro. As formas mais populares de monetização são a impressão de publicidade paga por clique (CPC) e custo por impressão (CPI/CPM).
7 formas de monetizar seu blog
Você pode ganhar dinheiro com um site escrevendo sobre sua paixão, sem precisar abrir uma loja online ou vender um serviço. Além disso, existem outras formas de usar o seu blog para gerar renda. Confira 7 formas de monetizar o seu blog.
1. Publicidade
Você pode obter receita exibindo anúncios em seu blog que sejam relevantes para seu público-alvo. Os anúncios Pay-Per-Click (PPC) permitem que você seja pago se alguém clicar nos anúncios exibidos em seu blog, enquanto a publicidade Pay-Per-Impression paga pelo número de vezes que um anúncio é exibido.
Muitos blogueiros e publishers usam o Google AdSense, um serviço de inserção de publicidade em que os anunciantes fazem lances pelo seu espaço para exibir um anúncio. Outra plataforma popular é o Google Adx, o servidor mais utilizado e quase todos os grandes e médios editores vendem impressões de anúncios. O Google AdX é responsável por aproximadamente 70% de todas as transações de mídia programática.
Para exibir publicidade em seu site ou blog, pense em seu público-alvo para garantir que os anúncios sejam relevantes e no volume de tráfego para ajudar a determinar se a publicidade é uma opção lucrativa para você.
O que é mídia programática?
Como o próprio nome diz, mídia programática é a capacidade de usar a tecnologia para comprar e vender anúncios. Os anúncios programáticos permitem o endereçamento dinâmico e direcionado ao grupo certo de pessoas por meio da definição precisa do grupo-alvo, abordando clientes em potencial com base em clientes existentes ou redirecionamento específico do usuário (retargeting).
Em frações de segundo, os espaços publicitários nos sites, blogs e apps são leiloados de forma totalmente automática. Além disso, a otimização contínua com base em indicadores de desempenho individuais e a mídia programática aumenta significativamente a eficácia das campanhas de marketing. Ou seja, apresenta o material publicitário certo, na hora certa, no lugar certo.
2. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma forma de gerar renda encaminhando visitantes para outros sites relevantes. Nesses sites, eles podem comprar itens. Por exemplo, se você escreve sobre tecnologia, poderá influenciá-los com anúncios até notebooks, smartphones, etc.
Você não precisa fazer nada além de hospedar os anúncios e, se quiser, pode escrever algumas resenhas para ajudar seus leitores e aumentar as vendas geradas.
Se você deseja uma maneira fácil de adicionar links de afiliados, dê uma olhada no programa e Associados da Amazon, é simples de configurar e você pode ganhar até 10% em compras qualificadas.
3. Marketing de influenciadores
Se você conquistar um número substancial de seguidores do seu site, postagens de blog ou mídia social que direcionam um grande volume de tráfego para seu site, poderá ser pago para promover produtos e serviços de outras marcas.
Por exemplo, os influenciadores de moda podem ganhar dinheiro com marcas de moda promovendo seus produtos por meio de resenhas, fotos ou blogs.
4. Crie um e-book
Se você tem um público engajado para o seu conteúdo, por que não oferecer a eles um e-book? Dependendo da quantidade de conteúdo em seu blog, você pode compilar e expandir suas postagens mais populares em um livro para dar ao seu público todo o seu conteúdo em uma narrativa abrangente.
Você pode vendê-lo como um e-book em seu site e também aproveitar o alcance da Amazon; anuncie seu e-book por um valor menor que R $9,99 e você ganhará até 70% da venda.
Existem muitos plugins disponíveis que permitem selecionar o conteúdo do seu blog e combiná-lo em um único documento, deixando-o com tempo para expandir o conteúdo, organizar os capítulos e adicionar uma introdução e conclusão.
Depois de ter um público engajado e seguidores, você pode criar conteúdo especializado acessível apenas para quem paga por ele. Por exemplo, expansões de conteúdo existente, combinações de conteúdo novo e existente ou artigos em vídeo e vlogs exclusivos.
Ao criar uma área de membros em seu blog, você pode oferecer conteúdo premium por uma taxa mensal, gerando receita a longo prazo, além de construir sua comunidade e se envolver melhor com eles.
Seus membros também serão leais e altamente engajados com o conteúdo do seu blog, tornando-os mais propensos a compartilhar seus links, o que pode aumentar o tráfego e o número de membros.
6. Conteúdo Patrocinado
Semelhante ao marketing de influenciadores, você pode ser pago para publicar uma postagem escrita por uma empresa ou escrever uma postagem mencionando uma empresa e contendo um link para o site ou produtos no conteúdo.
As empresas com um público-alvo semelhante aos leitores do seu blog pagarão para que você escreva sobre elas, direcione o tráfego para o site e aumente a conscientização e a visibilidade da marca.
As empresas podem abordá-lo pedindo taxas ou você pode abordar empresas em setores semelhantes para oferecer esse serviço; elas também são empresas que atuam como intermediárias entre você e as empresas que procuram conteúdo patrocinado.
7. Use um blog para vender seu negócio principal
Lembre-se de usar seu blog como uma ferramenta para ajudar a vender seu negócio principal, quer você venda artesanato ou habilidades freelancers, oferecendo conteúdo útil e útil, você conquistará seguidores leais que provavelmente se converterão em clientes pagantes em um e- plataforma de comércio. Se você está apenas hospedando um blog e descobre que está ganhando dinheiro com isso, por que não procurar expandir a oportunidade e ver se pode começar a oferecer um produto ou serviço online.
Como monetizar um blog com mídia programática?
Para explicar como ocorre, é importante que você conheça quem são as partes envolvidas nessas negociações:
- Publisher: proprietários de sites e blogs e abriram espaços em seus blogs para lucrar com anúncios.
- Anunciantes: marcas e agências que desejam anunciar online.
Os anunciantes disputam para determinar qual anúncio aparecerá no espaço disponibilizado pelo publisher. Essa disputa é chamada de leilão online e acontece em uma plataforma online por meio de Real-Time Bidding (em português, oferta em tempo real).
O anunciante visualiza o inventário de um publisher e oferece um valor de acordo com o número de impressões do domínio. Um sistema libera as impressões nos sites cadastrados na rede para serem avaliados e receber um lance de acordo com a relevância do domínio.
O anunciante que fizer a melhor oferta e tiver o anúncio mais relevante para o segmento do domínio, ganhará o leilão. Ao definir o ganhador, o anúncio é exibido imediatamente no site. Para que esse processo ocorra, uma ad network faz o intermédio entre o publisher e o anunciante, oferecendo as melhores soluções para ambos.
O que é uma Ad Network?
Uma ad network é uma rede com acesso a diversas plataformas e mídias on-line. Esse tipo de empresa atua como intermediária ao agrupar o inventário dos publishers e vendê-lo para um ou mais anunciantes.
Banner ads, vídeo ads, native ads e outras mídias são exibidos pelas ad networks de forma que se relacionem com os critérios previamente definidos pelo anunciante com público-alvo, interesses, geodados, palavras-chave, etc.
A entrega é feita por meio de ad servers especiais, que também são usados para avaliação, rastreamento e relatórios.
Quando você pode começar a monetizar um blog?
Se você começar a monetizar o conteúdo muito cedo, certamente ficará desapontado. Monetizar um blog exige preparação, por isso, a primeira coisa a se fazer é incentivar os leitores a confiar no seu blog.
Ao construir uma audiência sólida e otimizar para os buscadores e outras ferramentas de tráfego, você pode obter assinantes de newsletters do site ou blog e ter sucesso na monetização.
Pensamentos finais
Em suma, na era digital é importante que os publishers cuidem não apenas da distribuição e monetização do site ou blog, mas também estejam atentos às vantagens de ter diversos parceiros de anúncio e tecnologia.
Esses parceiros podem contribuir com o crescimento da audiência, além de promover as melhores práticas de exibição de anúncio e gerenciamento. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada!
Sobre a Grumft
Nós ajudamos centenas de publishers e desenvolvedores de aplicativos a monetizar seus sites e apps, principalmente em economias emergentes, sem prejudicar a experiência do usuário.
Por meio de parcerias com marcas e agências, anunciantes de diferentes setores estão se beneficiando de impressões qualificadas por Compra de Mídia, Programática Garantida e Preferred Deal.
Nossos produtos estão gerando receita em milhares de anúncios neste exato momento. Tire suas dúvidas ou faça um teste conosco.