O ads.txt dificulta possíveis fraudes. Portanto, se você gera receita de anúncio disponibilizando conteúdo gratuitamente aos usuários da Internet, o mercado prioriza essa proteção.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo, você vai saber o que é, como criar e implementar o ads.txt no seu site.
Sumário
O que é Ads.txt?
Antes de mais nada, você precisa saber que o ads.txt é uma iniciativa do Interactive Advertising Bureau (IAB), uma associação comercial independente para publicidade digital e inovação de marketing. O arquivo visa melhorar a transparência (principalmente da publicidade programática).
Mesmo que o uso do ads.txt não seja obrigatório, é recomendado implementá-lo no seu site. Além disso, é gratuito e você mesmo pode criar seus arquivos para revelar aos anunciantes quem está autorizado a vender seu espaço de anúncio.
Qual a importância do Ads.txt?
Em primeiro lugar, ao inserir linhas de ads.txt no seu site, você tem total controle sobre quem vê seus espaços publicitários, evita fraudes e mostra aos parceiros de anúncios quem está autorizado a vender seu inventário. Ao mesmo tempo, os anunciantes ficarão mais tranquilos sobre investir em campanhas no seu site.
Como funciona o Ads.txt?
Com a finalidade de evitar fraudes, você deve listar todos os fornecedores aprovados para vender de seu espaço publicitário. Esse pequeno arquivo te dará mais voz na negociação, ao passo que garante mais transparência, pois armazena com precisão com quais provedores cooperar.
Assim sendo, a maioria das plataformas implementam o ads.txt por padrão, pois o arquivo é rastreado automaticamente se você disponibilizar seu inventário. Desse modo, se o vendedor não estiver identificado em seu arquivo ads.txt, nenhuma transação ocorre.
Por isso, o ads.txt deve ser implementado no diretório raiz do site, pois se o seu site estiver listado no mercado e um arquivo de anúncios correspondente for verificado pelas partes envolvidas, ficará difícil para um fraudador se passar por uma plataforma que não esteja listada no arquivo. Além disso, você poderá verificar se a oferta é real ou não.
Estrutura do arquivo
Você pode criar o ads.txt em um editor de texto simples. Para cada vendedor autorizado, três detalhes são necessários, o quarto é opcional.
- Nome de domínio do vendedor: sob qual domínio a empresa licenciou para vender o inventário de publicidade. O provedor fornece a designação correta, mas você também pode contatá-los para descobrir o nome de domínio correto.
- ID da conta: se você estiver registrado como publisher em um provedor, terá uma identificação de conta lá. As transações ocorrem com o mesmo ID.
- Relação com o provedor: neste campo você pode inserir dois valores diferentes. Se for indicado DIRECT, o próprio publisher assume o gerenciamento de seu inventário na plataforma (sob o ID inserido no segundo campo). A entrada RESELLER, por outro lado, indica que o editor contratou um terceiro para gerenciá-lo.
- ID em um organismo de certificação (opcional): Se o sistema de publicidade estiver listado em um organismo de certificação, você pode nomear o ID relevante aqui. Esse lugar é B. o Trustworthy Accountability Group (TAG). Se houver uma entrada para isso, você deve inserir o TAGID.
Observações
Separe os campos individuais por vírgula e liste um após o outro. Você pode incluir explicações no arquivo que os bots não devem considerar. Para isso, você deve excluí-las com marcas de hash (#), pois tudo após a hash não será lido.
Além das entradas e comentários do vendedor, o padrão permite duas outras entradas: CONTATO e SUBDOMÍNIO. Ambos são inseridos no arquivo no formato variável=valor, ex. B. CONTATO=example.com/about_us.
Enquanto a primeira entrada indica uma opção de contato, a segunda se refere a um arquivo ads.txt em um subdomínio. Sem a nota neste segundo arquivo de texto, os bots o ignoraram, porque basicamente apenas o diretório raiz do domínio principal é rastreado.
Como criar um Ads.txt
Você mesmo pode criar um arquivo de anúncios, mas o seu parceiro de anúncio também pode criar para você. Se quer proteger seu inventário contra fraudes no futuro, poderá criar o arquivo de texto necessário em apenas algumas etapas.
Para fazer isso, abra um editor de texto e preencha os parâmetros necessários para os vendedores com os quais você está trabalhando. Vamos supor que a URL do domínio seja www.example.com/ads.txt e o publisher queira adicionar o código informando a autorização para vender seu inventário.
- etapa: o arquivo com os códigos ads.txt deve ser inserido na raiz do seu domínio.
- etapa: ao hospedar o arquivo criado, ele ficará disponível para todos e poderá ser rastreado por compradores, vendedores e poderá ser visto em porexeplo.com.br/ads.txt.
- etapa: a cada parceiro autorizado inclua uma linha diferente para inserir os arquivos.
- etapa: cada linha do arquivo deve ser composta pelas três e/ou quatro seguintes informações e cada campo deve ser separado por vírgula.
Exemplo
- a. O primeiro dado obrigatório deve sempre conter a URL do domínio do sistema de publicidade
- b. O segundo campo precisa conter o ID da conta do publisher que é a identificação do Ad Exchange associada ao vendedor/revendedor, após a segunda etapa o código ficará mais ou menos assim, google.com, pub-0000000000000000.
- c. A terceira informação necessária é indicar o tipo de conta/ relacionamento que o editor possui, seja direta ou indireta.
Use DIRECT para informar se é o próprio publisher que controla a conta do ad exchange que foi inserida no segundo campo. Caso o editor possua parceiros utilize RESELLER para identificar que os dados anteriores pertencem a outro usuário, segue o exemplo:
Cada usuário tem seus próprios dados.
Ads.txt validator: como verificar seu arquivo?
Use um validador de ads.txt para saber se o arquivo foi criado corretamente. Como regra, é suficiente para a maioria dos validadores inserir a URL na máscara de entrada.
Alguns serviços da web também oferecem o upload do arquivo diretamente e a verificação antes da publicação em seu próprio espaço da web. O validador adx.txt LAB permite fazer alterações no arquivo diretamente na ferramenta, verificar e baixar o novo arquivo. Depois você precisa transferir o ads.txt alterado para o seu servidor.
No entanto, um validador Ads.txt apenas verifica se a sintaxe das entradas está correta, mas não se as informações estão corretas. Mas um validador não consegue verificar se o publisher realmente trabalha com as plataformas mencionadas.
Como implementar o arquivo ads.txt?
Adicione as informações recebidas. Uma vez adicionado, você deve salvar essas informações e enviá-las para a raiz da página. Confira o passo a passo do processo:
- Baixe o arquivo que você recebeu;
- No domínio, vá para a parte de configuração de monetização (a localização pode variar dependendo da plataforma utilizada);
- Copie todas as linhas que estão no arquivo;
- Faça o upload do arquivo para o diretório raiz do domínio, para que fique acessível pelo navegador, por exemplo: www.example.com/ads.txt
Como adicionar um arquivo ads.txt do WordPress?
No WordPress existe um plugin chamado ads.txt que permite adicionar linhas com todos os anunciantes permitidos:
Ademais, uma das vantagens deste plugin é que ele verifica a sintaxe das linhas inseridas e exibe os erros que detecta. Aguarde até 24 horas após adicionar o ads.txt para que o sistema processe os dados. Seu site agora está protegido contra qualquer inventário falso. Se você ainda não recebeu o seu arquivo ads.txt da Grumft, peça ao seu account manager.
Pensamentos finais
Em suma, a iniciativa ads.txt é amplamente aceita no setor e continuará a influenciar o mercado publicitário por muitos anos. Foi o Google e outras redes conhecidas que ajudaram a popularizar o seu uso, que contribuíram para minimizar as fraudes.
Portanto, se você quer monetizar ou anunciar com segurança, é indispensável o uso do ads.txt. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada!
Sobre a Grumft
Nós ajudamos centenas de publishers e desenvolvedores de aplicativos a monetizar seus sites e apps, principalmente em economias emergentes, sem prejudicar a experiência do usuário.
Por meio de parcerias com marcas e agências, anunciantes de diferentes setores estão se beneficiando de impressões qualificadas por Compra de Mídia, Programática Garantida e Preferred Deal.
Nossos produtos estão gerando receita em milhares de anúncios neste exato momento. Tire suas dúvidas ou faça um teste conosco.