AD Network Full Service
  • HOME
  • BLOG
  • CONTATO
  • CLIENTES
  • LOGIN
  • CADASTRE-SE
  • IDIOMA
    • PORTUGUÊS
    • INGLÊS
    • ESPANHOL
  • 3 de janeiro de 2019
  • 3
  • Mídia Programática
  • Atualizado em 31 de maio de 2022 às 10:01
  • 7 min
  • By Fernanda Calandro

ads.txt: o que é, como criar e implementar ao seu site

  • Home »
  • Blog »
  • ads.txt: o que é, como »
ads.txt: o que é, como criar e implementar ao seu site

O ads.txt é uma iniciativa Interactive Advertising Bureau (IAB) para dificultar a fraude de anúncios. Como muitos sites são financiados por anúncios, onde os webmasters podem gerar renda disponibilizando conteúdo de mídia gratuitamente aos visitantes do site, o mercado de publicidade programática precisou se proteger contra esses fraudadores que desejam obter receita sem nenhum esforço.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções Full Service para websites. Nesse artigo, você vai saber o que é, como criar e implementar o ads.txt no seu site.

Banner da Grumft para cadastro de parceria no conteúdoads.txt

Leia mais: MCM Google: tudo sobre a substituição do SPM

Sumário

  • 1 Ads.txt e IAB
  • 2 Como funciona o Ads.txt?
  • 3 Estrutura do arquivo Ads.txt
  • 4 Como criar um Ads.txt
  • 5 Ads.txt validator: como verificar seu arquivo
  • 6 Como implementar o arquivo ads.txt 
  • 7 Pensamentos finais

Ads.txt e IAB

O Interactive Advertising Bureau (IAB) é um grupo internacional de defesa do setor de marketing online. Seu objetivo é fortalecer a indústria, desenvolver padrões e, assim, melhorar a publicidade online a longo prazo. Nesse contexto, a associação também se esforça para detectar e prevenir fraudes no setor. Isso se aplica particularmente à fraude de anúncios, que desperdiça enormes quantias de dinheiro todos os anos. 

Tanto os anunciantes quanto os publishers honestos sofrem com esse tipo de golpe. Afinal, enquanto os anunciantes investem seu dinheiro em golpistas sem receber nada em troca, os webmasters perdem uma receita importante à medida que os cibercriminosos arrecadam esse dinheiro.

Com a publicidade programática, muita coisa funciona automaticamente, pois os publishers oferecem espaço publicitário em suas páginas e os anunciantes compram ou fazem lances por esses espaços. Na maioria das vezes, tudo é executado por meio de um intermediário em uma plataforma na qual ocorrem vendas ou leilões.

Nesse ambiente, os cibercriminosos geralmente recorrem à falsificação de domínio, fazendo os anunciantes acreditarem que estão comprando espaço publicitário de um publisher conhecido, mas os anúncios são publicados posteriormente em uma página completamente diferente .

A plataforma na qual a fraude de anúncios ocorre nem precisa estar envolvida na fraude. Os operadores muitas vezes nem sabem que a fraude online está ocorrendo em seu site. Com a fraude de anúncios, os criminosos cibernéticos fingem que o site no qual desejam colocar o anúncio é outro, muito mais respeitável. Em outras palavras, eles disfarçam a identidade real do site. Nesse contexto, também se fala em camuflagem de sites. O site que é realmente oferecido geralmente tem relativamente pouco tráfego e muitas vezes também tem uma má reputação, o que pode até colocar o anunciante em uma situação ruim. O arquivo Ads.txt foi desenvolvido para evitar tal fraude.

Como funciona o Ads.txt?

O IAB usa “Anúncios” como uma abreviação para “Vendedores digitais autorizados”. Mas “Anúncio” também é conhecido por muitos como abreviação de “Publicidade”. Nesse arquivo de texto simples, os publishers devem listar todos os fornecedores aprovados para a venda de seu espaço publicitário. O arquivo dá aos publishers mais voz na negociação de seu espaço publicitário. Ao mesmo tempo, garante mais transparência, pois é armazenado com precisão com quais provedores devem ser cooperados.

Os publishers inserem o ads.txt no diretório raiz do site. Também existe o Z.B, além do robots.txt, que fornece informações para os rastreadores do mecanismo de pesquisa. Assim como ele, o Ads.txt também pode ser processado por rastreadores. O arquivo de texto é abertamente acessível e pode ser lido tanto por máquinas quanto por humanos.

Anunciantes e plataformas podem usar isso para verificar se as vendas são realmente permitidas no varejista relevante. Se um publisher estiver listado em um mercado de publicidade e o arquivo de anúncios correspondente puder ser verificado por todas as partes envolvidas, será muito mais difícil para os fraudadores se passarem por plataformas que não estão listados em Ads.txt.

O Ads.txt permite verificar se é uma oferta real ou não. Alguns mercados já implementaram o padrão em sua própria plataforma, como por exemplo o Google. O Ads.txt é rastreado automaticamente se um publisher disponibilizar seu inventário. Se o publisher não anotou o mercado em seu arquivo Ads.txt, nenhuma transação poderá ocorrer.

como funciona o ads.txt Leia mais: Google GPT: MCM e a atualização de tags

Estrutura do arquivo Ads.txt

Como o Ads.txt é um arquivo de texto simples, você também pode criá-lo com um editor de texto simples. Apenas três detalhes são necessários para cada vendedor autorizado, o quarto é opcional.

  • Nome de domínio do vendedor: sob qual domínio a empresa licenciou para vender o inventário de publicidade. A designação correta geralmente pode ser encontrada diretamente no provedor ou você pode contatá-los para descobrir o nome de domínio correto. 
  • ID da conta: se você estiver registrado como publicador em um provedor, terá uma identificação de conta lá. O mesmo ID também é fornecido para transações.
  • Relação com o provedor: neste campo você pode inserir dois valores diferentes. Se for indicado DIRECT aqui, o próprio publisher assume o gerenciamento de seu inventário na plataforma (sob o ID inserido no segundo campo). A entrada RESELLER, por outro lado, indica que o editor contratou um terceiro para gerenciá-lo.
  • ID em um organismo de certificação (opcional): Se o sistema de publicidade estiver listado em um organismo de certificação, você pode nomear o ID relevante aqui. Esse lugar é B. o Trustworthy Accountability Group (TAG). Se houver uma entrada para isso, você deve inserir o TAGID.

Todos os campos são listados um após o outro dentro de uma linha, com os campos individuais separados por vírgulas. Se você quiser incluir explicações no arquivo que os bots não devem considerar, elas devem ser excluídas com marcas de hash (#). Tudo até o final da linha após o hash é ignorado. Portanto, se o caractere estiver no início de uma linha, a linha inteira será ignorada.

Além das entradas e comentários do vendedor, o padrão permite duas outras entradas: CONTATO e SUBDOMÍNIO. Ambos os valores são inseridos no arquivo no formato variável=valor , ex. B. CONTATO=example.com/about_us. Enquanto a primeira entrada indica uma opção de contato, a segunda entrada se refere a um arquivo Ads.txt em um subdomínio. Sem a nota neste segundo arquivo de texto, os bots o ignoraram, porque basicamente apenas o diretório raiz do domínio principal é rastreado.


Banner da Grumft para cadastro de parceria no conteúdo ads.txt

Como criar um Ads.txt

Você mesmo pode criar um arquivo de anúncios ou ele pode ser criado para você, isso depende de quantas plataformas você trabalha. Se você for um publisher e quiser proteger seu inventário de publicidade contra fraudes no futuro, poderá criar o arquivo de texto necessário em apenas algumas etapas.

Para fazer isso, abra um editor de texto (como o Bloco de Notas no Windows ou o TextEdit no Mac) e preencha os parâmetros necessários para os vendedores com os quais você está trabalhando. 

Vamos supor que a URL do domínio seja porexemplo.com.br e o publisher queira adicionar o código informando a autorização para vender seu inventário. 

1ª etapa: O arquivo com os códigos ads.txt deve ser inserido na raiz do seu domínio.
2ª etapa: Ao hospedar o arquivo criado, ele ficará disponível para todos e poderá ser rastreado por compradores, vendedores e poderá ser visto em porexeplo.com.br/ads.txt.
3ª etapa: A cada parceiro autorizado inclua uma linha diferente para inserir os arquivos.
4ª etapa: Cada linha do arquivo deve ser composta pelas três e/ou quatro seguintes informações, lembrando que cada campo deve ser separado por vírgula: 

  • a. O primeiro dado obrigatório deve sempre conter a URL do domínio do sistema de publicidade ou seja google.com
  • b. O segundo campo precisa conter o ID da conta do editor que é a identificação do Ad Exchange associada ao vendedor/revendedor, após a segunda etapa o código ficará mais ou menos assim, google.com, pub-0000000000000000. 
  • c. A terceira informação necessária é indicar o tipo de conta/ relacionamento que o editor possui, seja direta ou indireta. 

Use DIRECT para informar se é o próprio publisher que controla a conta do Ad Exchange que foi inserida no segundo campo. Caso o editor possua parceiros utilize RESELLER para identificar que os dados anteriores pertencem a outro usuário, segue o exemplo:

google.com, pub-0000000000000000, DIRECT

google.com, pub-0000000000000000, RESELLER 

  • d. O último campo é opcional e contém um código informando que o editor autorizou o usuário do segundo campo a revender os espaços publicitários de seu site em google.com, no final seu arquivo estará com a seguinte ordem:

      google.com, pub-0000000000000000, RESELLER, f08c47fec0942fa0

É claro que as informações e números serão colocados de acordo com os dados de cada usuário.

Ads.txt validator: como verificar seu arquivo

Use um validador de Ads.txt para verificar se o arquivo de autorização foi criado corretamente e se não houve erros. Como regra, é suficiente para a maioria dos validadores inserir a URL na máscara de entrada. 

Alguns serviços da web também oferecem o upload do arquivo diretamente e a verificação antes da publicação em seu próprio espaço da web. O validador Ads.txt da Adx.txtLAB, permite fazer alterações no arquivo diretamente na ferramenta, verificar e baixar o novo arquivo. Depois você precisa transferir o Ads.txt alterado para o seu servidor.

No entanto, um validador Ads.txt apenas verifica se a sintaxe das entradas está correta. As ferramentas online não verificam se as informações estão corretas. Mas um validador não consegue verificar se o publisher realmente trabalha com as plataformas mencionadas.

Como implementar o arquivo ads.txt 

Depois de entender melhor, de uma forma simplificada, sobre esse arquivo de textos muito pedido por agências que trabalham com programática, vamos a implementação: 

  1. Faça download da pasta que foi criada/ enviada para você;
  2. Copie os dados que estão nesse arquivo;
  3. No domínio, vá para a parte de configurações de monetização (o local pode variar de acordo com a plataforma usada);
  4. Habilite o ads.txt;
  5. Cole os dados, que foram copiados anteriormente, no espaço que a plataforma destinada para esse propósito;
  6. Salve as alterações.

O documento ads.txt deve ser adicionado ao domínio raiz e não aos seus subdomínios. Após realizado, aguarde em até 24 horas para que o sistema processe as mudanças. Pronto, seu site já está seguro de todos os inventários falsificados e poderá ser encontrado em “seudominio.com/ads.txt”.

Banner da Grumft para cadastro de parceria no conteúdo ads.txt

Leia mais: Ads.cert: tudo que você precisa saber

Pensamentos finais

Em suma, a iniciativa ads.txt é amplamente aceita no setor e continuará a influenciar o mercado publicitário por muitos anos. 

Com o apoio de grandes participantes do mercado, como o Google ou publishers conhecidos, o golpe de fraude de anúncios pode, pelo menos, ser minimizado. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo em 2022.

Quer receber nossos conteúdos?

Tags : ads.txt, segurança
Categories: Mídia Programática

Comments (3)

  1. Learn how to implement the ads.txt file

    at 23 de janeiro de 2019

    […] Find out how to create and the importance of this text file is for all publishers and advertisers. –  Learn the importance of ads.txt code for your business […]

    Reply
  2. Conheça todos os formatos de banners que estão disponíveis para você

    at 6 de fevereiro de 2019

    […] Quer entender mais sobre o arquivo ads.txt? Confira outro artigo nosso e aprenda! – Entenda a importância do código ads.txt para o seus negócios […]

    Reply
  3. Aprenda a implementar o arquivo ads.txt

    at 20 de março de 2019

    […] Descubra detalhadamente como criar e a importância que esse arquivo de texto tem para todos os publishers e anunciantes. – Entenda a importância do código ads.txt para o seus negócios […]

    Reply

Post a Comment

A GRUMFT é uma rede de anúncios de mídia programática (Ad Network), que traz receita premium em display e vídeo versões mobile, desktop e AMP, com a mesma configuração fácil e rápida que o Google Adsense.

Endereço

Rua Girassol, 925 - Vila Madalena

São Paulo | SP | Brasil

Código de conduta

Download







FALE CONOSCO



  • HOME
  • BLOG
  • CONTATO
  • CLIENTES
  • LOGIN
  • CADASTRE-SE
  • IDIOMA
    • PORTUGUÊS
    • INGLÊS
    • ESPANHOL

Controle sua privacidade

Esse site utiliza cookies  Leia mais

Aceitar