- 19 de fevereiro de 2020
- 1
- Blog, Mídia Programática
- Atualizado em 20 de abril de 2022 às 8:53
- 5 min
- By Fernanda Calandro
CPC Marketing: definição, cálculo e exemplos
Seja você um usuário experiente ou dando os primeiros passos em campanhas de marketing na Internet, sempre estará cercado de métricas e o CPC é uma delas. Elas são importantes para mensurar o sucesso ou insucesso da campanha, te ajudar a ter clareza nos planos de ação, entender o funcionamento da campanha e otimizar a estratégia. Entretanto, tenha em mente que não existe um indicativo padrão, já que fatores como objetivos e setor são variáveis que você precisa considerar.
Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções Full Service para websites. Nesse artigo, vamos falar sobre o CPC (custo por clique), as vantagens e desvantagens, como é calculado, além de apresentar exemplos que melhoram a compreensão.
Leia mais: Ad Network Full Service: o que é e quais as vantagens
Sumário
O que é CPC em Marketing
O CPC, abreviação de custo por clique, é uma métrica de marketing que significa que você paga por cada clique no anúncio. Anúncios que têm como meta obter cliques, são veiculados em redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc) e em também nas Redes Display.
Quando você cria um anúncio CPC, é possível definir o preço máximo que você deseja pagar na palavra-chave. Ou seja, nas palavras-chave com maior valor para sua empresa, você pode dar lances maiores e diminuir conforme a relevância.
Objetivo do CPC
A meta principal é fazer com que as pessoas visitem seu site ou preencham uma landing page. Usando o CPC, você paga apenas quando alguém realmente clicar no anúncio e acessar o link de destino. Isso significa que essa métrica pode influenciar em várias áreas diferentes do desempenho da campanha, incluindo:
- Quantos cliques foram recebidos para o orçamento definido;
- O viewability do anúncio e a frequência com que ele é exibido;
- O ROAS (retorno dos gastos com anúncios) de uma campanha e sua lucratividade.
Para uma campanha de CPC ser considerada bem-sucedida, é necessário encontrar o equilíbrio entre o investimento e as oportunidades, sejam elas vendas ou leads. Porém, se você definir um lance muito baixo, os anúncios não são exibidos com uma frequência suficiente para gerar conversões. Do contrário, você também terá problemas, pois definir lances muito altos pode comprometer a lucratividade da campanha.
Como o CPC é calculado
O CPC corresponde ao valor médio que você paga por cada clique em um anúncio. Vários anunciantes podem dar lances para canais de anúncio em sites e palavras-chave populares. O CPC ideal de cada marca é determinado pela classificação do anúncio, bem como pela classificação de outras marcas e produtos relacionados. Isso significa que quanto mais procurada uma palavra-chave for no leilão e quanto mais alto o canal do anúncio, maiores serão os custos de publicidade.
Para entender a diferença nesses custos, veja:
- Max CPC: preço máximo que você está disposto a pagar por clique, definido no seu gerenciador de anúncios.
- CPC médio: custo total de todos os seus cliques dividido pelo número total de cliques.
- CPC real: O preço real que você paga por um clique.
Plataformas como o Google DV360, por exemplo, consideram o CPC real com base em lances de CPC com a seguinte fórmula:
- classificação do anúncio do anúncio imediatamente abaixo da sua / seu índice de qualidade + 0,01 = CPC real
Tipos de CPC
Existem dois tipos principais de CPC:
- Taxa fixa / com base em fórmulas: no CPC taxa fixa, você e o publisher decidem por um preço fixo que será pago por cada clique do visitante. Alguns publishers tem uma tabela de preços que relaciona o valor de cada clique em várias áreas da rede. Esses valores diferentes são frequentemente associados ao conteúdo das páginas da Web, com o conteúdo que geralmente interessa aos visitantes mais importantes com um valor mais alto do que o conteúdo que interessa aos visitantes menos relevantes. Nesse modelo, os publishers já têm em mente o valor que será cobrado.
- Com base em lances: o processo é um pouco mais complexo e o anunciante faz um acordo que lhe permite dar lances em um leilão separado realizado pelo publisher ou rede de publicidade. O seu gerenciador de anúncio notifica o host da quantia mais alta que você está pronto para pagar por um determinado espaço de anúncio. O leilão começa automaticamente sempre que um visitante do site aciona o espaço de anúncio. O vencedor é determinado quando todos os lances que visam a localização geográfica do usuário e outras segmentações são analisadas e comparadas. Frequentemente podem ser determinados vários vencedores, cujas posições na página e formato do anúncio são afetadas pelo valor de cada lance.
Lance manual de CPC
Depois que uma marca decide seu custo máximo por clique, ela precisa decidir se usa ou não o lance manual de CPC ou o lance automático de CPC. O lance manual significa que a marca escolhe seus próprios valores de lance individuais. Mas se escolher a opção automática, as marcas podem usar lances de custo por clique aprimorados.
Lance CPC aprimorado
Uma opção alternativa ao lance manual é o lance de CPC aprimorado, em que a marca define seu orçamento geral e, em seguida, tem seus lances automatizados com base nisso.
O CPC varia por setor
O valor do CPC costuma variar com base no setor de atuação, seja na rede de pesquisa do Google e os da Rede de Display do Google (GDN).
- Anúncios da rede de pesquisa do Google: anúncio exibido nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa
- Anúncios da Rede de Display do Google: exibidos em sites da Internet
De acordo com os dados de 2017-2018 do Statista, os anúncios para marcas do setor jurídico exibidos para usuários dos Estados Unidos tinham o CPC mais caro. Os dados indicam que a taxa média de CPC para palavras-chave legais em anúncios da rede de pesquisa do Google era de US $6,75 e 0,72 centavos para anúncios GDN.
Leia mais: Integração de API em WordPress: uma visão geral para publishers
CPC x CPM
Na publicidade digital, os anunciantes sabem quantas pessoas clicaram ou pelo menos visualizaram o anúncio. Portanto, existem duas métricas que mensuram essa forma de alcançar os consumidores:
- CPM ou custo por mil é um modelo de precificação que cobra dos anunciantes o número de vezes que seus anúncios foram exibidos a um consumidor.
- Conforme explicado no início do conteúdo, o CPC cobra dos anunciantes apenas o número de vezes que um consumidor clicou no anúncio.
A publicidade CPC é sobre gerar leads. Os anunciantes selecionam um público que acreditam ser mais receptivos ao produto. Para um público mais amplo, as campanhas de CPM são as mais indicadas.
Vantagens e desvantagens do CPC
A publicidade CPC é mais valorizada e mais cara do que a publicidade CPM. A publicidade CPC considera que o clique é um cliente em potencial que deu o primeiro passo em direção a uma compra, preenchimento de um formulário ou adquirir mais informações.
Nas campanhas de CPM, o anunciante paga por um número indefinido de impressões de página.
Como diminuir o CPC
O objetivo de todo anunciante é ter um CPC baixo, mas para isso, é necessário otimizar os anúncios constantemente. Porém, como o objetivo final do CPC é impulsionar conversões, o CPC deve ser proporcional ao lucro geral.
Leia mais: RPM de página: 11 maneiras de aumentar essa métrica no seu site
Pensamentos finais
Embora o CPC seja fácil de calcular, você precisa ter em mente que essa é apenas uma das muitas métricas importantes para acompanhar o desempenho das campanhas de marketing online.
Além disso, cada plataforma tem suas particularidades, que considera qualidade da página de destino, qualidade do anúncio, entre outras variáveis. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo em 2022.
Comment (1)
AffiliateLabz
at 20 de fevereiro de 2020Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂