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  • 15 de janeiro de 2019
  • 4
  • Dicas, Otimização de Receita, Otimização do Site, Para Anunciantes
  • Atualizado em 24 de junho de 2022 às 16:53
  • 20 min
  • By Fernanda Calandro

KPIs de Marketing: parâmetros acionáveis para a sua estratégia digital

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KPIs de Marketing: parâmetros acionáveis para a sua estratégia digital

Os KPIs de Marketing são vitais para qualquer estratégia digital. Independentemente da sua empresa ser pequena ou grande, normalmente o objetivo é reduzir custos e crescer, bem como acompanhar outras medidas quantitativas ou qualitativas dentro do negócio.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções Full Service para websites. Nesse artigo, você vai entender o que são os KPIs, como eles surgiram e quais seguir conforme a estratégia digital.

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Leia mais: MCM Google: tudo sobre a substituição do SPM

Sumário

  • 1 O que são KPIs de marketing
  • 2 Medida x métrica x KPI
  • 3 Como surgiram os indicadores de desempenho
  • 4 Como o Balanced Scorecard mudou a face dos KPIs
  • 5 Critérios SMART para determinar a relevância do KPI
    • 5.1 Seus KPIs devem detalhar as metas
    • 5.2 Você tem KPIs que podem ser medidos claramente
    • 5.3 Defina KPIs para seus funcionários se esforçarem
    • 5.4 Certifique-se de que seus KPIs são relevantes para o seu setor
    • 5.5 Definir KPIs com prazos cronometrados
    • 5.6 Dicas e truques adicionais
  • 6 Quais KPIs seguir na estratégia de marketing digital?
  • 7 KPI Website: os indicadores a seguir para avaliar o desempenho do seu site
    • 7.1 Conversão indireta (ou conversão assistida)
      • 7.1.1 Como o medir?
    • 7.2 Taxa de conversão
      • 7.2.1 Como o medir?
      • 7.2.2 Como melhorar?
    • 7.3 Taxa de rejeição
      • 7.3.1 Como o medir
      • 7.3.2 Como melhorar
      • 7.3.3 Métricas médias
    • 7.4 Tempo médio na página
      • 7.4.1 Como o medir
      • 7.4.2 Como melhorar
    • 7.5 Cabaz médio
      • 7.5.1 Como o medir
      • 7.5.2 Como melhorar
    • 7.6 Usuário x Sessão
      • 7.6.1 Como medir
    • 7.7 Novos visitantes x visitantes recorrentes
      • 7.7.1 Como o medir
      • 7.7.2 Como melhorar
      • 7.7.3 Métricas médias
    • 7.8 Páginas por sessão
      • 7.8.1 Como o medir
      • 7.8.2 Como melhorar
      • 7.8.3 Métricas médias
    • 7.9 Duração média das sessões
      • 7.9.1 Como o medir
      • 7.9.2 Como melhorar
      • 7.9.3 Métricas médias
    • 7.10 Taxa de abandono de carrinho
      • 7.10.1 Como medir
      • 7.10.2 Como melhorar
      • 7.10.3 Métricas médias
    • 7.11 Customer Lifetime Value (Valor da vida útil do cliente)
    • 7.12 Como medir
      • 7.12.1 Métricas médias
    • 7.13 Receita por canal
      • 7.13.1 Como o medir
    • 7.14 Taxa de atrito
      • 7.14.1 Como o medir
      • 7.14.2 Como melhorar
      • 7.14.3 Métricas médias
    • 7.15 Taxa de retenção
      • 7.15.1 Como medir
      • 7.15.2 Como melhorar
  • 8 KPIs SEO: os indicadores de desempenho a serem seguidos para sua estratégia de SEO digital
    • 8.1 Consultas mais frequentes
      • 8.1.1 Como o medir
      • 8.1.2 Como melhorar
    • 8.2 Posição média
      • 8.2.1 Como medir
      • 8.2.2 Como melhorar
    • 8.3 Visitas orgânicas
      • 8.3.1 Como medir
      • 8.3.2 Como melhorar
    • 8.4 Tempo de carregamento do celular
      • 8.4.1 Como o medir
      • 8.4.2 Como podemos melhorar
      • 8.4.3 Métricas médias
  • 9 KPIs ads: indicadores de desempenho para acompanhar e medir suas campanhas publicitárias
    • 9.1 Repetição (anúncios do Facebook)
      • 9.1.1 Como medir
      • 9.1.2 Como melhorar
      • 9.1.3 Métricas médias
    • 9.2 Alcance único (Facebook ads)
      • 9.2.1 Como medir
      • 9.2.2 Como melhorar
    • 9.3 Impressão
      • 9.3.1 Como medir
      • 9.3.2 Como melhorar
    • 9.4 Custo por milha (CPM)
      • 9.4.1 Como o medir
      • 9.4.2 Métricas médias
      • 9.4.3 Como medir
      • 9.4.4 Como melhorar
      • 9.4.5 Métricas médias
    • 9.5 Custo por clique (CPC)
      • 9.5.1 Como medir
      • 9.5.2 Como melhorar
      • 9.5.3 Métricas médias
    • 9.6 Leads
      • 9.6.1 Como medir
    • 9.7 A taxa de abertura
      • 9.7.1 Como o medir
      • 9.7.2 Como melhorar
      • 9.7.3 Métricas médias
    • 9.8 Custo por lead (CPL) ou Custo por lead
      • 9.8.1 Como o medir
      • 9.8.2 Como podemos melhorar
      • 9.8.3 As métricas médias
    • 9.9 Retorno do investimento em campanhas publicitárias (ROAS)
      • 9.9.1 Como medir
      • 9.9.2 Como melhorar
    • 9.10 Taxa de rotatividade
      • 9.10.1 Como o medir
      • 9.10.2 Como melhorar
      • 9.10.3 Métricas médias
    • 9.11 Taxa de conversão/conversões
      • 9.11.1 Como o medir
      • 9.11.2 Como melhorar
      • 9.11.3 Métricas médias
  • 10 KPIs de Redes Sociais: os indicadores de desempenho a seguir para a gestão da sua comunidade
    • 10.1 O alcance orgânico ou o alcance (Facebook)
      • 10.1.1 Como medir
      • 10.1.2 Como melhorar
      • 10.1.3 Métricas médias
    • 10.2 Engajamento
      • 10.2.1 Como o medir
      • 10.2.2 Como melhorar
  • 11 Pensamentos finais

O que são KPIs de marketing

KPI significa Key Performance Indicator (em portuguêns indicador chave de desempenho). Esse indicadores apontam desempenho e são muito usados no campo do marketing para medir o impacto das campanhas e outras ações, principalmente no digital.

Os KPIs de marketing correspondem a informações que auxiliam na gestão e tomada de decisão. Além disso, eles ajudam a comprovar com mais facilidade o retorno do investimento (ROI) e a implementar campanhas e outras ações adaptadas aos objetivos de uma empresa.

Leia mais: Performance WordPress: como encontrar gargalos de desempenho

Medida x métrica x KPI

  1. Medida: são valores que podem ser somados e muitas vezes estão vinculados a uma dimensão.
  2. Métrica: (ou indicadores) são compostas por uma ou mais medidas. Muitas vezes estão ligados a um objetivo.
  3. KPIs: são métricas importantes em um determinado momento. Todos os KPIs são, portanto, métricas, mas nem todas as métricas são automaticamente KPIs.

Leia mais: Métricas de marketing essenciais para publishers e anunciantes

Como surgiram os indicadores de desempenho

Os KPIs nem sempre foram usados ​​para fins comerciais. Embora sejam muito eficaz para os negócios, eles já foram usados ​​para fins mais obscuros. Acredita-se que os imperadores da dinastia Wei da China começaram a avaliar o desempenho dos membros da família real no século III.

Na década de 1910, o desempenho gerencial era medido como um conjunto distinto de processos. Os métodos iniciais eram chamados de estudos de trabalho e exigiam que os funcionários fossem medidos individualmente em relação ao seu desempenho ao longo do dia de trabalho. 

Na década de 1920, grandes corporações experimentaram introduzir estruturas mais descentralizadas. Este foi o advento do conceito de retorno sobre o investimento que é difundido hoje.

O gráfico da DuPont foi usado para rastrear como a administração atingiu as metas de ROI exigidas. Na década de 1930, a França introduziu um tableau de bord para gerentes e executivos de nível C para acompanhar o desempenho operacional.

Como o Balanced Scorecard mudou a face dos KPIs

Na década de 1990 houve uma grande mudança no uso dos KPIs, quando o primeiro Balanced Scorecard aplicável foi usado. O BSC foi desenvolvido pelo Dr. Robert Kaplan e Dr. David Norton para monitorar o desempenho relacionado não apenas ao progresso financeiro das empresas. Isso influenciou o trabalho de grandes empresas como a GM e de outras na década de 1950. Hoje vivemos em um mundo movido por KPIs. Eles são usados ​​extensivamente em todas as indústrias possíveis.

Critérios SMART para determinar a relevância do KPI

O uso de critérios SMART para determinar a relevância, eficácia e viabilidade do KPI permite uma melhor tomada de decisão. Veja como definir metas usando o planejamento SMART.

Seus KPIs devem detalhar as metas

Ao definir KPIs específicos, seus funcionários podem examinar os detalhes do trabalho a ser executado. Você não precisa mais dar instruções gerais sobre o que esperar de um processo específico. Em vez disso, você pode definir KPIs mensuráveis ​​específicos (outro requisito SMART). 

Eles são muito mais fáceis de medir com determinados KPIs. Seus funcionários saberão, em vez de adivinhar, os padrões que devem atender. Como os objetivos estão claramente definidos em seu KPI, seus funcionários e gerentes podem desenvolver o plano perfeito para alcançá-los com eficiência.

Você tem KPIs que podem ser medidos claramente

Você precisa garantir que seus KPIs sejam mensuráveis ​​ao defini-los. Dependendo dos processos da sua empresa, diferentes fatores podem precisar ser medidos. Um KPI mensurável também precisa ser específico para que você possa definir exatamente o que precisa ser medido. Você pode medir um KPI obtendo um valor de controle para essa métrica e comparando os dados com ele a cada mês ou dia. Lembre-se de aumentar o valor de controle de seus KPIs mensuráveis ​​à medida que sua empresa cresce.

Defina KPIs para seus funcionários se esforçarem

Defina seus KPIs para melhorar o moral dos funcionários, não destruí-lo. Embora seja uma boa ideia ter metas desafiadoras para seus funcionários, não basta definir metas irreais. Encontre o equilíbrio perfeito entre os KPIs alcançáveis e desejados.

Certifique-se de que seus KPIs são relevantes para o seu setor

Este é um dos aspectos mais importantes na definição de KPIs. Você não pode simplesmente defini-los com base na preferência pessoal. Primeiro, você deve planejar a direção que seu negócio está tomando no futuro próximo, distante e imprevisível. 

As metas de curto, longo e médio prazo precisam ser definidas em sua mente antes de você fazer isso no painel de KPI. Cada meta de desempenho que você define, quando alcançada, deve impulsionar sua organização ainda mais no caminho para alcançar a visão abrangente. 

Além disso, lembre-se de que seus KPIs precisam ser relevantes para o departamento ao qual se aplicam. Você não pode ter indicadores orientados a vendas em sua operação de desenvolvimento.

Definir KPIs com prazos cronometrados

Sempre meça seus KPIs durante um período específico de tempo. Isso pode ser em hora, um dia, uma semana, um mês ou todos juntos. Cada rastreador de KPI que você escolher para seus funcionários terá seus próprios critérios de conclusão. É seu trabalho entender as diferenças, descobrir o melhor momento para medir e definir esses tempos de acordo.

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Dicas e truques adicionais

Agora que você sabe como usar corretamente os critérios SMART para definir KPIs importantes para o seu negócio, você deve fazê-lo, revisá-los e atualizá-los regularmente. Certifique-se de implementar um sistema de recompensa para funcionários e departamentos que exceda as expectativas de KPI. Se alguns de seus departamentos ou funcionários específicos não estiverem de acordo com o padrão, incentive-os, mas não os rebaixe. Os KPIs SMART são a maneira inteligente de levar sua empresa ao sucesso. Use-os corretamente e as recompensas serão grandes.

Quais KPIs seguir na estratégia de marketing digital?

Em geral, depende do seu modelo de negócios e processos. Por exemplo, é uma boa ideia acompanhar o custo de aquisição de clientes se você é anunciante, mas se você é publisher, pode ser interessante ficar de olho no eCPM, RPM, tempo médio na página, entre outros. Ao reservar um orçamento de marketing, você precisa medir seu ROI e fazer os ajustes necessários.

Para monitorar os resultados de sua estratégia digital , você deve selecionar KPIs. Dependendo do objetivo de suas ações (SEO, SEA, site de comércio eletrônico, ou receita de anúncio, você escolherá diferentes indicadores para otimizar suas ações e atingir seus objetivos.

Leia mais: RPM de página: 11 maneiras de aumentar essa métrica no seu site

KPI Website: os indicadores a seguir para avaliar o desempenho do seu site

Leia mais: Google Analytics: métricas que melhoram a receita geral do website

Conversão indireta (ou conversão assistida)

As conversões indiretas de um canal são todas as conversões em que uma das várias visitas foi feita por meio desse canal, mas não a visita que gerou a conversão.

De fato, hoje os usuários da Internet tendem a usar diferentes fontes de tráfego antes de fazer uma compra. Portanto, é essencial levar em consideração o número de conversões indiretas ao analisar a lucratividade de uma fonte de tráfego.

Como o medir?

Esses dados podem ser acessados ​​na seção “Conversões” > “Funis multicanais” > “Conversões indiretas”.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos principais indicadores para medir o desempenho de um site. Este indicador permite medir o número de visitantes (potenciais clientes potenciais) transformados em novos clientes no site de comércio eletrónico ou num ponto de venda.

Como o medir?

A taxa de conversão mede a relação entre os indivíduos que fizeram uma compra e o número de visitantes. Para saber a taxa de conversão, faça o seguinte cálculo: 

Fórmula da conversão Como melhorar?

Para melhorar sua taxa de conversão, você deve: 

  • Melhorar o funil de vendas; 
  • Melhore a experiência do seu cliente (UX);
  • Promover com anúncios;
  • Entender o abandono de carrinho;
  • Realizar campanhas de teste A/B; 
  • Simplificar o processo de pagamento;
  • Otimizar o site de e-commerce em versão mobile.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição significa o número de visitantes que chegam ao site e que saem do site sem ter clicado no site. 

Como o medir

Para saber sua taxa de rejeição, divida o número de visitantes que visitaram apenas uma página do seu site pelo número total de visitantes do site. 

taxa de rejeição Como melhorar

Para diminuir sua taxa de rejeição em seu site, você precisa:  

  • Certifique-se de que seu site seja adequado para suporte móvel (responsivo);
  • Examinar as causas que causam essa taxa de rejeição;
  • Elimine todas as restrições de experiência do cliente (UX);
  • Verifique a consistência do seu conteúdo e a palavra-chave na qual você está posicionado.

Métricas médias

Não é uma convenção, mas você pode considerar uma boa taxa de rejeição:

  • Menos de 25%: esta taxa de rejeição é excelente;
  • Entre 26% e 40%: você tem uma boa taxa de rejeição;
  • Entre 41% e 55%: uma taxa de rejeição média, você deve tentar melhorá-la;
  • Maior que 55%: você deve fazer algo porque sua taxa de rejeição é muito alta, a menos que você tenha postagens de blog que possam qualificar essa taxa. 

Mas veja bem, você deve analisar sua taxa de rejeição de acordo com o objetivo do seu site. Se seu site se destina a publicar conteúdo, a taxa de rejeição pode ser alta (entre 80 e 95%). Nesse caso, você deve observar o tempo gasto na página, se a taxa de rejeição for alta, mas os usuários da Internet permanecerem na página por muito tempo, significa que seu conteúdo os interessa.

Tempo médio na página

O tempo médio na página é um indicador que permite saber quanto tempo um visitante passou em sua página. Esse indicador varia de acordo com o conteúdo que você tem na página: quanto mais texto você tiver, maior será o tempo médio.

Se a sua página for um artigo de blog, o ideal é que o internauta permaneça na página por algum tempo.

Como o medir

Não existe fórmula para calcular o tempo gasto em uma página. Para conhecê-lo, você deve ter uma conta do Google Analytics que lhe permitirá ler este indicador.

Como melhorar

Para melhorar seu tempo médio, você deve levar em consideração vários pontos: 

  • Tenha conteúdo interessante e envolvente;
  • Informações estruturadas.

Cabaz médio

O cabaz médio é um indicador chave de desempenho para um site de comércio eletrônico e corresponde ao valor médio gasto por seus clientes em seu site.

Como o medir

Para medir esse indicador, basta dividir seu faturamento pelo número de pedidos obtidos em seu site de e-commerce. Este indicador permite que você saiba o valor que seus clientes gastam em média durante uma compra.

cabaz médio Como melhorar

Para aumentar o seu cabaz médio, configure novas ações comerciais, como: 

  • Venda cruzada; 
  • Entrega grátis; 
  • Ofertas promocionais; 
  • Ofertas agrupadas;
  • Oferecer produtos de categorias superiores;
  • Ofereça um serviço adicional.

Usuário x Sessão

  • Sessão: Este é o número de visitas feitas ao seu site durante o período especificado. Uma sessão, conforme definido pelo Google Analytics, dura 30 minutos: se um usuário visitar seu site às 10h e retornar às 12h, serão contabilizadas duas sessões (mas apenas um usuário).
  • Usuário: Corresponde ao número de pessoas que acessaram seu site durante o período determinado. Observe que, se o mesmo usuário visitar seu site de diferentes terminais (computador, celular), será contado várias vezes.

Como medir

Na sua conta do Google Analytics, na guia “Público” e depois em “Visão geral”.

Novos visitantes x visitantes recorrentes

Os novos visitantes são aqueles que chegam pela primeira vez ao seu site. Ou seja, o contrário dos visitantes recorrentes, que são os internautas que retornam ao site.

Esses dados permitem que você veja quais são os visitantes novos e recorrentes do seu site. Isso permitirá que você estude o comportamento dos visitantes que retornam ao site, se eles compram ou adicionam produtos na cesta. Para novos visitantes, isso permitirá que você considere campanhas de retargeting, por exemplo.

Como o medir

Para identificar os visitantes novos e recorrentes do seu site, basta acessar sua conta do Google Analytics, na guia “Público”, e selecionar “Visão geral”.

Como melhorar

Se você deseja que mais pessoas voltem ao seu site (visitantes recorrentes), você pode realizar campanhas de retargeting na rede display, por exemplo. Para atrair novos visitantes, você pode anunciar na rede de pesquisa ou no Facebook Ads segmentando pessoas com os mesmos interesses que seus visitantes atuais, por exemplo.

Métricas médias

De acordo com um estudo da Databox, a taxa média de novos visitantes de um site é de 68%.

Páginas por sessão

Este KPI de marketing permite saber o número de páginas visitadas por sessão. É útil estudá-lo para saber se seus visitantes estão encontrando a informação que procuram.

Como o medir

Na sua conta do Google Analytics, na guia “Público” e depois em “Visão geral”.

Como melhorar

Você pode melhorá-lo otimizando suas páginas adicionando links internos, que promovem a navegação em seu site.

Métricas médias

De acordo com um estudo da littledata.io, o número é bom quando o número de pageviews por sessão é maior que 4. Abaixo de 1,7, esse número pode ser considerado ruim.

Duração média das sessões

A duração média das sessões é um indicador de desempenho (kpi) muito útil no marketing digital, pois mede o tempo gasto por sessão no seu site. Assim, você pode deduzir se, em média, os internautas gastam tempo lendo seu conteúdo, por exemplo, ou se têm dificuldade em encontrar o que procuram.

Como o medir

Na sua conta do Google Analytics, na guia “Público” e depois em “Visão geral”.

Como melhorar

Existem várias opções para aumentar a duração das sessões, por exemplo, você pode incorporar vídeos, incorporar links para outras páginas do seu site.

Métricas médias

De acordo com um estudo da Databox, a duração média das sessões é entre 2 e 3 minutos 

Taxa de abandono de carrinho

A taxa de abandono de carrinho é um indicador que mede a parcela de clientes que não finalizaram uma compra. Em um site de comércio eletrônico, os consumidores criam cestas adicionando produtos à sua cesta online, mas no final, não finalizam suas cestas por vários motivos:  

  • Mudança de opinião; 
  • Feedback insatisfatório do cliente; 
  • Preços de entrega muito altos que os concorrentes;
  • Esqueci de validar a cesta. 

Como medir

Para saber a taxa de abandono do seu carrinho de compras, faça o seguinte cálculo: 

abandono de carrinho Como melhorar

Se você tiver uma taxa de desistência relativamente alta, poderá configurar:

  • Um processo de lembrete de pagamento; 
  • Mais opções em termos de pagamento e entrega; 
  • Oferecer entrega gratuita;
  • Mais transparência: exibindo os preços de entrega das fichas dos produtos.

Métricas médias

De acordo com Baymard, a taxa de abandono de carrinho em um site de comércio eletrônico foi de 70% em 2020.

Customer Lifetime Value (Valor da vida útil do cliente)

O valor da vida útil do cliente ou “Customer Lifetime Value” em inglês, é um conceito de marketing que corresponde à soma dos lucros obtidos ao longo da vida média de um cliente. Ou seja, durante o tempo médio que uma empresa reter um cliente. É um kpi de marketing a ter em conta na sua estratégia digital.

Como medir

Customer Lifetime Value Métricas médias

Customer Lifetime Value é específico para cada empresa e cada setor de atividade, portanto é difícil e pouco interessante procurar uma média dessa métrica. Você deve poder comparar seu VVC com um de seus concorrentes.

Receita por canal

A receita por canal é um indicador de desempenho que permite saber qual canal está gerando mais ganhos. Você poderá analisar e fazer escolhas em sua estratégia digital para investir em um determinado canal se houver um que se destaque. 

Como o medir

Na sua conta do Google Analytics, na aba “Aquisição” e depois em “Visão Geral”.

Taxa de atrito

A taxa de atribuição, também chamada de taxa de atrito, é um indicador-chave de desempenho que mede a parcela de clientes ou assinantes que não retornaram mais ao nosso site. Esse indicador de desempenho deve ser acompanhado de perto pelas empresas em sua estratégia digital. As causas do aumento deste indicador são: 

  • Prazos de entrega não respeitados;
  • Qualidade dos produtos e/ou atendimento ao cliente abaixo das expectativas;
  • Falta de transparência com o cliente na produção;
  • Sem comunicação da empresa.

Como o medir

Como melhorar

Para melhorar sua taxa de atribuição, recomendamos que você a analise mensalmente. Uma análise mensal permitirá que você tome decisões. Então, as ações para reduzir sua taxa de alocação caso ela seja muito alta, você deve: 

  • Identifique seus clientes fiéis e segmente-os;
  • Estabelecer um relacionamento personalizado com o cliente; 
  • Promova seus produtos;
  • Entenda o motivo pelo qual seus clientes estão saindo;
  • Eduque seus clientes sobre seus produtos.

Métricas médias

Não há média para este indicador. A taxa de alocação é um índice que varia de acordo com o setor de negócios.

Taxa de retenção

Ao contrário da retenção é o oposto da taxa de atrito. Essa taxa permite medir a parcela de clientes que você retém durante um determinado período

Como medir

Para calcular sua taxa de retenção, você precisará dos seguintes dados: número de novos clientes em um período escolhido, clientes finais no final do período escolhido e clientes iniciais.

taxa de retenção Como melhorar

Se você deseja melhorar sua taxa de retenção, ou seja, a parcela de fidelidade de seus clientes, aqui estão algumas dicas para chegar lá:

  • Ouvir os pedidos dos seus clientes e as opiniões dos clientes; 
  • Configurar ações de fidelização;
  • Conhecer seus clientes;
  • Ofereça produtos diversificados aos seus clientes; 
  • Melhore seu relacionamento com o cliente.

KPIs SEO: os indicadores de desempenho a serem seguidos para sua estratégia de SEO digital

Leia mais: Como otimizar anúncios no site: tamanho, posicionamento e viewability do banner

Consultas mais frequentes

As consultas mais frequentes são as consultas pesquisadas pelos internautas que permitiram encontrar seu site.

Como o medir

No Search Console, a ferramenta deve estar conectada ao seu site. Na aba “Desempenho” você encontrará um gráfico com o número de cliques, impressões, CTR média e posição média. Sob este tráfego, você terá uma tabela que permite ver as solicitações mais frequentes com as estatísticas mencionadas acima.

Como melhorar

Se você deseja melhorar o posicionamento de suas páginas em consultas específicas, deve utilizá-las com palavras-chave, melhorar o conteúdo de suas páginas etc. Se você quiser melhorar a CTR em consultas específicas, visualize a página que está surgindo para essa consulta e otimize a tag de título e descrição para torná-la mais indutora de cliques. 

Por fim, se você quiser aparecer em novas consultas, faça uma pesquisa de palavras-chave ou se posicione e escreva postagens no blog ou crie novas páginas otimizadas para a consulta escolhida.

Posição média

A posição média é um indicador-chave de desempenho fornecido no Google Search Console que é muito útil para referência natural. Permite avaliar o posicionamento de um pedido ou de uma página do seu site.

Como medir

No Search Console, a ferramenta deve estar conectada ao seu site.

Como melhorar

Para melhorar suas posições médias você deve definir uma consulta alvo para cada página e utilizá-la o máximo possível para que ela se posicione melhor que seus concorrentes, isso acontece por exemplo pelo número de palavras, uma busca por palavras-chave, melhorando seus beacons, etc.

Visitas orgânicas

Essa métrica de SEO mostra o número de visitas mensais provenientes de resultados de mecanismos de pesquisa do Google, Bing etc.

Leia mais: Core Web Vitals: veja como otimizar o seu site

Como medir

No Google Analytics, na guia “Aquisição”, depois em “Todo o tráfego” e “Canais”. Você verá uma tabela com uma linha “Pesquisa orgânica” que corresponde ao tráfego de SEO.

Como melhorar

Melhore seu conteúdo para ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Escreva artigos de blog para se posicionar em novas palavras-chave.

Tempo de carregamento do celular

O tempo de carregamento móvel tornou-se uma prioridade para os usuários móveis. Quando navegam online a partir dos seus dispositivos móveis, esperam encontrar rapidamente as informações que procuram.

Como o medir

Não existe uma fórmula para medir a velocidade de carregamento do seu site. Para isso, você deve usar ferramentas que fazem isso por você, como o Pagespeed Insight do Google.

Como podemos melhorar

Para melhorar o tempo de carregamento de suas páginas, você deve primeiro reduzir o tamanho de sua página: 

  • Comprima seu conteúdo visual: imagens, vídeos e sons; 
  • Não carregue sua página de animações; 
  • Não coloque um vídeo na linha de dobra e desative a reprodução automática;
  • Remova extensões/plugins desnecessários do seu CMS; 

Métricas médias

De acordo com o Google, o tempo de carregamento total no celular é de 22 segundos para uma página móvel que é relativamente lenta.

KPIs ads: indicadores de desempenho para acompanhar e medir suas campanhas publicitárias

Leia mais: Ad Manager: 10 vantagens do gerenciador de anúncios do Google

Repetição (anúncios do Facebook)

A frequência nos anúncios do Facebook é uma estimativa do número de vezes que seu anúncio foi visto por uma única pessoa . Esse KPI é útil quando você precisa analisar o desempenho de seus anúncios.

Como medir

No gerenciador de anúncios do Facebook Ads, na opção “Colunas”, selecione “Transmissão”.

Como melhorar

De acordo com o Facebook, quanto melhor o desempenho de um anúncio na primeira impressão, mais a repetição melhorará seu desempenho. Se um anúncio tiver um desempenho ruim desde o início, mostrá-lo mais vezes não o tornará melhor.

Métricas médias

A frequência ideal é entre 5 e 6 impressões. Ou seja, o limite a partir do qual a melhoria de desempenho se estabiliza é entre 5 e 6.

Alcance único (Facebook ads)

Esse indicador de desempenho é uma estimativa que corresponde ao número de vezes que um anúncio foi veiculado a usuários únicos . Compare-o com o número de impressões para saber quantas vezes ele foi exibido para o mesmo usuário.

Como medir

Você pode encontrar esse indicador no gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

Como melhorar

Para melhorar esse indicador, você pode aumentar o tamanho do seu público e seu orçamento.

Impressão

O indicador de número de impressões mostra o número de vezes que o anúncio foi visto pelos internautas.

Como medir

Você pode encontrar esse indicador no gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

Como melhorar

Para melhorar esse indicador, você pode aumentar o tamanho do seu público e seu orçamento.

Custo por milha (CPM)

O CPM representa o custo de mil impressões. Ele determina quanto um anunciante deve pagar para que seu anúncio ou banner seja visto por 1.000 internautas.

Como o medir

Na interface do seu gestor de publicidade você deve encontrar uma tabela de desempenho da sua campanha publicitária de custo por mil.

Métricas médias

De acordo com um estudo do Top Draw, esses são os diferentes CPMs por plataforma de anúncios em 2021. Claro que no Brasil esses valores são diferentes e acompanham a economia do país, mas você pode utilizar essa tabela para ter uma noção de valores.

Taxa de cliques (CTR)

Este KPI de publicidade fornece informações sobre a eficácia de suas campanhas de pagamento por clique. Se a CTR for baixa, significa que o conteúdo do seu anúncio não é atraente o suficiente para alguém clicar nele.

Como medir

Todas as ferramentas de publicidade exibem a taxa de cliques de cada anúncio. No referenciamento natural também é útil avaliar o CTR de uma solicitação, pois de acordo com essa taxa podemos decidir otimizar as tags.

Como melhorar

Para melhorar a taxa de cliques, você pode alterar várias coisas em seus anúncios. Ao fazer testes A/B, você pode alterar o texto, banners, CTA, etc.

Métricas médias

Em 2019, as CTR mediana foram:

  • Nos anúncios do Facebook, no Feed de Notícias foi de 1,11%;
  • No Google Ads, na rede de pesquisa foi de 1,55%;
  • No Instagram, no Feed de Notícias foi de 0,22%;
  • No LinkedIn Ads, a CTR mediana no Feed de Notícias foi de 0,22%;
  • No Twitter Ads, a CTR mediana no Feed de Notícias foi de 0,86%;

Custo por clique (CPC)

O custo por clique é um método de cobrança usado em campanhas publicitárias. O CPC é usado principalmente para links comerciais, mas também pode ser usado para afiliação, em publicidade gráfica (retargeting) e em marketing de e-mail de aquisição.

Como medir

O CPC é baseado no número real de cliques feitos pelo seu anúncio . Você só gasta quando há um clique no seu anúncio. Para calcular seu CPC, use a seguinte fórmula:

Fórmula do CPC Como melhorar

Ao melhorar seu CPC, você pode reduzir seu orçamento e aumentar sua taxa de conversão. Você pode melhorar seu CPC, você deve: 

  • Configure corretamente seu orçamento do Google Ads;
  • Melhore seu índice de qualidade;
  • Crie landing pages eficazes; 
  • Configure seus objetivos; 
  • Acompanhe suas conversões; 
  • Aproveite o tempo para otimizar sua campanha publicitária.

Métricas médias

De acordo com o WordStream, a média de custo por clique na rede de pesquisa em todas as indústrias é de $2,32.

Leads

Lead é usado para designar um prospect, ou seja, um cliente em potencial.

Como medir

Na interface do gerenciador de seus anúncios (Facebook Ads, por exemplo), se você definiu um elemento de conversão do tipo “Prospect”.

A taxa de abertura

A taxa de abertura corresponde à proporção de e-mails abertos por seus contatos em relação ao número de e-mails entregues.

Como o medir

Como melhorar

Para melhorá-lo, é necessário otimizar o assunto do e-mail para incentivar o clique. Então você tem que trabalhar no conteúdo do e-mail e escolher uma frequência de envio ideal para não sobrecarregar o e-mail. Assim, seus leitores vão gostar de ler seus e-mails.

Métricas médias

De acordo com um estudo do Campaign Monitor, a taxa média de abertura foi de 20,5% em 2021.

Custo por lead (CPL) ou Custo por lead

Este KPI de marketing mostra quanto custa adquirir leads que também se convertem em clientes pagantes. Embora uma campanha publicitária possa gerar centenas de leads para você, geralmente apenas menos de 2% deles se voltam para um cliente. Se o custo por conversão for menor que o valor da vida útil do cliente, sua estratégia de marketing digital estará desperdiçando recursos em vez de gerar lucros.

Como o medir

Dependendo de quanto tempo seus leads convertem, pode ser útil acompanhar essa métrica com um intervalo de dois meses (porque leva tempo para os leads converterem).

Você pega o número de leads que obteve para o canal desejado, digamos, o canal pago, e divide pelo orçamento gasto, para obter o custo de aquisição por lead.

taxa de leads Para uma medição precisa do custo por conversão de leads, monitore os diferentes canais de marketing separadamente. Dessa forma, você encontrará as fontes de leads mais valiosas e poderá concentrar sua energia e recursos na ampliação do alcance desses canais.

Como podemos melhorar

Crie campanhas de marketing altamente segmentadas. Melhore a experiência do usuário (UX) do seu site, serviço ou produto, forneça materiais de ajuda e guias de configuração.

As métricas médias

O custo médio por conversão no Google Ads é de US$ 56,11 na rede de pesquisa e US$ 90,80 na rede de exibição.

O custo por conversão é específico para cada setor e ciclo de vendas, ou seja, se seus prospects demoram para comprar, então seu custo será maior do que um ciclo de vendas mais curto.

Retorno do investimento em campanhas publicitárias (ROAS)

Esse kpi é amplamente utilizado no marketing digital para avaliar o desempenho da sua estratégia digital. ROAS é a sigla para “Return On Ad Spent” e, portanto, designa a medida do retorno do investimento de uma despesa publicitária.

Como medir

Formula do ROAS

Você também pode medir por canal, assim a fórmula seria a seguinte:

ROAS = Receita total gerada por um canal / Despesa no referido canal

Por exemplo: terminada uma campanha na Grumft, você deseja saber se a despesa foi devolvida pelos pedidos dos visitantes da sua campanha.

Custo da campanha na Grumft: R$10.000,00

Receita gerada pela campanha publicitária: R$100.000,00

ROAS = 100.000,00 / 10.000,00

ROAS = 10

Ou seja, cada real gasto em sua campanha na Grumft rendeu 10.

Leia mais: Campanhas sazonais: prepare seu site

Como melhorar

Para melhorar o ROAS de suas campanhas publicitárias, certifique-se de otimizar seu orçamento para focar em seu alvo principal, no lugar certo e na hora certa para ter a melhor chance de conversão.

Taxa de rotatividade

A taxa de cancelamento de assinatura é a porcentagem de pessoas que cancelam a assinatura de seu boletim informativo ou campanhas de e-mail.

Como o medir

Taxa de rotatividade Como melhorar

Você pode segmentar seu banco de dados para enviar o email certo para as pessoas certas. Ajuste a frequência de envio de seus e-mails e torne seus e-mails mais divertidos e, se possível, recompense seus leitores com códigos promocionais.

Métricas médias

De acordo com um estudo do Campaign Monitor, a taxa média de abertura  foi de 0,1% em 2020.

Taxa de conversão/conversões

Este é um dos KPIs de marketing mais importantes para um e-commerce. A taxa de conversão média (ou taxa de conversão) é a relação entre o número de conversões no site (ou transações) e o número total de visitantes únicos, durante um determinado período.

Como o medir

Depois de coletar dados sobre seus leads e conversões de mídia social, você pode calcular facilmente a taxa de conversão dividindo o número de leads pelo número de conversões.

% conversões Como melhorar

Para melhorar sua taxa de conversão, você pode segmentar seu público para suas campanhas publicitárias com ainda mais precisão. Você também pode analisar o funil de conversão e ver se há alguma etapa nesse funil que possa estar afastando seus clientes em potencial.

Métricas médias

De acordo com estudos recentes, a taxa média de conversão em um site de comércio eletrônico é de 3,81% (todos os setores combinados).

KPIs de Redes Sociais: os indicadores de desempenho a seguir para a gestão da sua comunidade

O alcance orgânico ou o alcance (Facebook)

Este indicador de desempenho é muito utilizado pelo Facebook, é uma estimativa que corresponde ao número de vezes que um anúncio foi exibido para usuários únicos . Compare-o com o número de impressões para saber quantas vezes ele foi exibido para o mesmo usuário.

Como medir

A partir do gerenciador de publicações do Facebook Ads, esse indicador é gerado automaticamente.

Como melhorar

Para melhorar o alcance orgânico da sua página do Facebook, aconselhamos que você use hashtags, integre um vídeo ou uma imagem em suas publicações, publique no momento certo, ou seja, quando seu público estiver conectado. Encontre mais informações para otimizar sua página do Facebook graças ao nosso artigo sobre como funciona o algoritmo do Facebook .

Métricas médias

O alcance orgânico de uma postagem em uma página do Facebook é de 5,17%. O alcance do anúncio é de 28,1% .

Engajamento

A noção de engajamento representa a interação gerada pelos internautas em uma publicação. Esta é a soma de 8 métricas individuais:

  • Reações (como, amor, haha, uau, triste, com raiva);
  • Comentários;
  • Cliques;
  • Visualizações de vídeo (3 segundos);
  • Cliques para reproduzir (clica ou pressiona o botão de reprodução de vídeo);
  • Visualizações de fotos (cliques ou toques em uma imagem);
  • Cliques em links (cliques ou toques em um URL ou cartão de link)
  • Outros cliques (cliques ou toques em qualquer outro lugar da postagem, incluindo texto da postagem, link “Saiba mais”, foto do perfil, nome da página ou data da postagem).

O engajamento é um indicador fundamental no marketing digital, pois indica o interesse dos internautas em interagir com suas publicações. O compromisso é frequentemente apresentado como uma taxa.

Como o medir

Para calcular a taxa de engajamento de uma postagem, você use a fórmula:

% engajamento Como melhorar

Se você deseja aumentar a taxa de engajamento de suas publicações, é preciso gerar interação com seu público. Para isso, você deve criar conteúdo relevante e atrativo para o seu público-alvo. Quanto mais assinantes você tiver, menor será sua taxa de engajamento.

KPIs de marketing

Pensamentos finais

Em suma, é fundamental determinar KPIs para medir a eficácia geral das suas estratégias digitais. Portanto, use-os no seu contexto  sem perder a noção de indicador-chave, mantendo o seu verdadeiro significado.

Os KPIs são amplamente utilizados no marketing digital e na gestão de sites, pois a natureza dessas atividades favorecem a possibilidade de medição. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo em 2022.

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Tags : Estratégia digital, KPI, Marketing
Categories: Dicas, Otimização de Receita, Otimização do Site, Para Anunciantes

Comments (4)

  1. Conheça 5 vantagens de realizar a compra programática

    at 29 de janeiro de 2019

    […] Aprenda a estabelecer metas para a sua campanha programática em outro artigo nosso – Confira como utilizar KPIs para atingir as metas da sua campanha de anúncios […]

    Reply
  2. A mídia programática na publicidade de clínicas especializadas e hospitais - Anuncie com Gnet

    at 13 de abril de 2021

    […] KPIs e um plano para mensurar os resultados. Por último, é importante descobrir o que você deseja […]

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  3. Mídia programática na estratégia do setor casa e construção - Publicidade Digital

    at 5 de maio de 2021

    […] impactadas, leads gerados, oportunidades, entre outras possibilidades. É importante estabelecer o KPI no início, para entender se seu gasto e campanha atendem os objetivos […]

    Reply
  4. Mídia programática na publicidade de alimentos e bebidas - Publicidade Digital

    at 17 de junho de 2021

    […] irão gerar uma infinidade de dados, mas o foco nesse momento é tudo. Portanto, estabeleça KPIs e um plano para mensurar os […]

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