Descubra o nicho de mercado online atual ideal para você investir

30/07/2019

Conheça dicas fundamentais para você escolher o nicho de mercado que irá te fazer criar autoridade e virar referência no segmento online.

 

 

Assuntos que serão retratados nessa matéria: 

  • O que é nicho de mercado para um site?;
  • Entenda a importância de escolher o segmento online ideal;
  • 3 passos para realizar a segmentação correta.

 

Você já parou para pensar porque aquele artigo que foi bem escrito e postado não teve a repercussão esperada? 

O sucesso de uma matéria não depende apenas de um bom conteúdo, para que ele seja alcançado é necessário buscas, ou seja, é essencial que haja pessoas interessadas no conteúdo postado.

Antes de decidir desenvolver uma matéria, é essencial que o assunto do texto a ser postado seja bem definido, através de uma pesquisa sobre o nicho de mercado online, justamente para evitar investir seu tempo em algo que tenha grandes chances de ser pouco buscado pelos usuários.

Mas afinal, o que significa nicho online?

 

O que é nicho de mercado para um blog?

 

Nicho de mercado é uma porcentagem de pessoas que pertencem a um determinado segmento específico dentro de variedades de opções. Ou seja, é um grupo de usuários que possui suas características e aspectos próprios e semelhantes entre si. 

Agora, falando sobre nichos de mercados online, em poucas palavras, é o tema que a sua página irá falar sobre, para poder atender as necessidades de um grupo. Ele tem a intenção de agradar um público segmentado. Segue alguns exemplos entre inúmeros nichos possíveis:

  • Viagens;
  • Conteúdo geek;
  • Política;
  • Futebol;
  • Religião;
  • Moda;
  • Games online;
  • Empréstimos;
  • Novelas, etc.

 

Entenda a importância de escolher o segmento online ideal

 

Sabemos que graças a tecnologia, a internet nos proporciona incontáveis conteúdos 24 horas por dia. E, por isso, é raro não encontrarmos uma informação, produto ou serviço que desejamos online.

Esse é um dos motivos de que se você quiser levar um blog a sério, lhe custará tempo e trabalho. Com tanto conteúdo bom online, é preciso se esforçar para poder alcançar posições relevantes nos buscadores.

Em outro artigo nosso, ensinamos como produzir conteúdos criativos e interessantes para conquistar leitores fiéis para o seu blog –  Invista em conteúdo de qualidade para o seu site

 

Escolher um nicho para a sua página faz parte de um plano de estratégias de marketing, nesse post, com alguns tópicos dos benefícios da segmentação, você irá entender melhor.

Antes de citarmos os benefícios de possuir um blog nichado, é preciso voltar ao início e se perguntar algo simples. Por que eu quero criar um site? Se a resposta for uma das seguintes opções, você está no caminho certo para o sucesso.

  1. Eu gosto de escrever e principalmente sobre o segmento que escolhi;
  2. Tenho conhecimento sobre determinado assunto e quero compartilhá-lo;
  3. Pretendo criar uma página de qualidade que possa atender as necessidades de usuários interessam pelo assunto.

Se fez essa pergunta? Vamos então para os motivos que você deve investir em um nicho para a sua página:

  • Qualidade de conteúdo: Não há dúvidas que escrever sobre o assunto que você possui conhecimento, trará mais qualidade ao seu artigo. 

Além disso, ao escolher um segmento para trabalhar, irá ter a vantagem de poder se aprofundar melhor no assunto, o que tornará seus conteúdos mais relevantes. Por exemplo, criar um blog com o tema games, nele você poderá focar em conteúdos específicos como jogos educativos, geek, games online, jogos playstation, etc. 

 

  • Leitores fiéis: Buscar um conteúdo online e se deparar com uma matéria de qualidade, sem dúvidas cria uma boa primeira impressão ao usuário. 

Provavelmente, a pessoa que buscou sobre o tema que o seu blog proporcionou,  possui interesse no assunto e, por isso, voltará a ler suas matérias com o conteúdo relevante para a mesma.

 

  • Menor concorrência: Uma das consequências de nichar o conteúdo de seu blog é justamente a diminuição dos concorrentes, ou seja, menos artigos disputando posições nos buscadores, com as suas matérias.

Com uma demanda menor de posts, é mais fácil se destacar e chamar atenção de usuários para usufruir de seus conteúdos.

 

  • Aumento do lucro: Com o aumento do fluxo de usuários interessados em sua página, o rendimento de seu blog, através da monetização de seu site irá aumentar. 

Para melhorar seu rendimento mensal, é importante também escolher empresas que podem te oferecer melhores benefícios, até porque, sabemos que existem nichos que são mais valorizados do que outros, e com isso, possuem um rendimento maior.

Conheça em outro artigo nosso: 5 vantagens de realizar a compra programática

 

3 passos para realizar a segmentação correta

Para criar autoridade em seu site é preciso mais do que paixão por escrever, por isso, citaremos detalhadamente, como atingir o sucesso com essa segmentação.

 

  1. Analise suas preferências: É fundamental que o tema da segmentação seja um assunto você considere interessante. Mas por que?

A razão pode parecer óbvia, porém escolher um nicho de mercado que você possua interesse e conhecimento é necessário para que escrever matérias não se torne algo cansativo. Até porque elas deverão ser postadas com frequência.

 

  1. Descubra a oportunidade?: Após analisar e realizar a lista de segmentos de seu interesse, é hora de escolher.

Como já citado acima, alguns nichos de mercado de blog podem oferecer mais oportunidades do que outros, referindo-se não só ao faturamento, mas também como a qualificação do público. 

 

  1. Conheça seu público-alvo: Após escolher o segmento, é essencial que você pesquise sobre os leitores que você pretende atingir. É importante entender seus gostos para poder oferecer conteúdos úteis. 

É necessário conhecer seu target para poder saber a melhor forma de atendê-los, possuir conhecimento de qual tom suas matérias devem seguir, por exemplo, textos mais formais, engraçados, mais técnicos e assim continua. 

Após descobrir o segmento ideal para o seu blog, é importante entender como segmentar seus artigos. Em seu blog, a RD Station fez um post explicando como.Personalização: como criar conteúdo segmentado para sua audiência

 

Para a profissionalização de seu site é preciso fazer investimentos certos. Conheça as oportunidades que a Grumft te oferece em nosso site. Deixe sua mensagem em nossa página, que iremos sanar todas as suas dúvidas.

Gostou do conteúdo? Aprenda mais em nosso blog.

Conheça nossas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin

Compartilhe: