- 7 de julho de 2022
- 0
- AnĂșncios
- Atualizado em 17 de dezembro de 2022 Ă s 11:00
- 5 min
- By Fernanda Calandro
Rich Media: tudo que vocĂȘ precisa saber
Na publicidade digital, rich media refere-se a recursos avançados como vĂdeo, ĂĄudio ou outros elementos que incentivam usuĂĄrios a interagir com o conteĂșdo. Enquanto a mensagem dos anĂșncios de texto Ă© baseada em palavras, a mensagem desses anĂșncios oferecem maneiras ainda mais diversas de envolver o pĂșblico-alvo e motivar a interação.Â
Se vocĂȘ Ă© um parceiro de anĂșncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda nĂŁo Ă©, esperamos que este conteĂșdo te motive a conhecer nossos formatos de anĂșncio para monetização de sites e aplicativos, soluçÔes de programĂĄtica direta para anunciantes e publishers, alĂ©m de full service para websites.
Nesse artigo, vocĂȘ vai entender tudo sobre os anĂșncios rich media.
Sumário
- 1 O que sĂŁo anĂșncios rich media?
- 2 O rich media é uma alternativa ao banner blindness?
- 3 Quais os requisitos técnicos do rich media?
- 4 Rich Media e SEO
- 5 Onde os rich media sĂŁo usados?
- 6 Diferentes tipos de rich media
- 7 Vantagens e desvantagens do rich media para anunciantes
- 8 Rich media em sites e aplicativos
- 9 Métricas comuns na publicidade rich media
- 10 Pensamentos finais
O que sĂŁo anĂșncios rich media?
Rich media sĂŁo as mĂdias dinĂąmicas de publicidade que aparecem na internet. Resumidamente, elas abordam o usuĂĄrio nĂŁo apenas por meio de texto, mas tambĂ©m por meio de estĂmulos audiovisuais como vĂdeos, animaçÔes, podcasts, jogos, etc. Existe uma grande variedade desses anĂșncios, como os vĂdeos integrados a banners, anĂșncios que mudam quando vocĂȘ passa o mouse sobre eles ou rola a tela, formulĂĄrios incorporados em um anĂșncio, etc.
Primordialmente, o objetivo desses anĂșncios Ă© prender a atenção do usuĂĄrio e incentivĂĄ-lo Ă interação. O rich media aparece em diferentes dispositivos, alĂ©m disso, vocĂȘ tambĂ©m tem mĂ©tricas agregadas sobre o comportamento do seu pĂșblico, incluindo nĂșmero de expansĂ”es, saĂdas e visualizaçÔes de vĂdeo, etc. Dessa maneira, vocĂȘ consegue obter dados mais detalhados sobre o sucesso da campanha.
Esses anĂșncios permitem que as agĂȘncias criem anĂșncios complexos, com potencial de gerar respostas fortes dos usuĂĄrios. Graças Ă tecnologia HTML5 , os anĂșncios podem conter vĂĄrios nĂveis de conteĂșdo em um canal. Portanto, se vocĂȘ deseja gerar cliques ou divulgar a sua marca, o rich media certamente Ă© uma boa opção.
O rich media é uma alternativa ao banner blindness?
Assim como no universo off-line, os anunciantes estĂŁo encontrando cada vez mais dificuldade em atrair a atenção do pĂșblico-alvo on-line devido a um fenĂŽmeno denominado banner blindness (ou cegueira de banner em portuguĂȘs). Em outras palavras, as pessoas tendem a ignorar a publicidade, seja inconsciente ou conscientemente.
Por isso, para transmitir mensagens publicitĂĄrias, os anunciantes precisam utilizar todas as possibilidades tĂ©cnicas e criativas, incluindo estĂmulos audiovisuais com vĂdeos, animaçÔes ou jogos. Surpreendentemente, a combinação de imagem e som pode chamar a atenção do usuĂĄrio mais do que um mero anĂșncio de texto ou imagem.
Quais os requisitos técnicos do rich media?
Para que o anĂșncio rich media apareça sem problemas aos usuĂĄrios, Ă© necessĂĄrio uma conexĂŁo de banda larga sem falhas. O HTML5, JavaScript sĂŁo usados para desenvolver anĂșncios dinĂąmicos e criativos, mas Ă© recomendado concentrar-se no HTML5 para que os anĂșncios sejam reproduzidos corretamente.
Como grande parte da rich media Ă© consumida em dispositivos mĂłveis, Ă© necessĂĄrio otimizar o conteĂșdo para smartphones e tablets como parte das estratĂ©gias que priorizam esses dispositivos.
Rich Media e SEO
Do ponto de vista do marketing, a publicidade rich media traz vantagens. Contudo, pensando na otimização para os mecanismos de pesquisa, o rich media Ă© limitado, pois os rastreadores nĂŁo podem ler esses anĂșncios. Por isso, ele deve ser equipado com informaçÔes significativas sobre o conteĂșdo, como tĂtulos e legendas.
Ă importante que o rich media nĂŁo restrinja a usabilidade, pois se ele dificultar o comportamento de navegação do usuĂĄrio ou a leitura da pĂĄgina, a probabilidade do usuĂĄrio sair do seu canal aumenta. AlĂ©m disso, como todos os anĂșncios, o rich media deve ser usado com moderação, pois ele pode elevar a taxa de rejeição e prejudicar o desempenho geral do site.
Onde os rich media sĂŁo usados?
Os anĂșncios dinĂąmicos nĂŁo devem apenas atrair a atenção, eles precisam ser usados em diferentes formas de comunicação e interação com o usuĂĄrio.
- AnĂșncios vinculados Ă s plataformas de mĂdias sociais das empresas, onde os usuĂĄrios podem se conectar a elas;
- O conteĂșdo interativo (por exemplo, um vĂdeo integrado) oferece a possibilidade de transmitir conteĂșdo valioso e informaçÔes interessantes, alĂ©m da mensagem publicitĂĄria;
- No e-commerce, as visualizaçÔes de 360° fornecem informaçÔes detalhadas sobre o produto;Â
- VĂdeos interativos oferecem aos compradores em potencial a oportunidade de interagir ativamente com o produto dentro do anĂșncio.
O objetivo do rich media Ă© obter a interação com o usuĂĄrio, para ele se conectar ativamente com a empresa ou a marca. Dessa forma, esse formato de mĂdia avançada tambĂ©m fortalece o branding.
Diferentes tipos de rich media
Esta Ă© apenas uma pequena amostra dos tipos de anĂșncios rich media. Existem outras variaçÔes que podem ser combinadas entre si.
Se vocĂȘ quer conhecer exemplos de criativos inovadores dos principais anunciantes e agĂȘncias do mercado de publicidade para inspirar sua prĂłxima campanha, visite o Rich Media Gallery do Google.
Vantagens e desvantagens do rich media para anunciantes
Existem muitas vantagens e algumas desvantagens em utilizar rich media tem, as principais sĂŁo:
Vantagens:
- Neutraliza o banner blindness;
- Mais atenção dos usuårios;
- Capacidade de entregar conteĂșdo de qualidade;
- Maior interação, visibilidade e taxa de conversão;
- Engajamento mensurĂĄvel do usuĂĄrio (taxas de cliques e abandono, quanto tempo um usuĂĄrio assiste a um vĂdeo etc).
Desvantagens:
- A criação é mais complexa do que com banners simples;
- Deve ser utilizado com cautela para reduzir o risco de banner blindness ou rejeição;
- Requisitos tĂ©cnicos podem limitar a funcionalidade dos anĂșncios.
Rich media em sites e aplicativos
Embora o rich media seja muito popular entre os desenvolvedores de apps, esse formato tambĂ©m beneficia os publishers de sites, pois o usuĂĄrio pode interagir ou atĂ© mesmo concluir a ação pretendida sem sair da pĂĄgina da web. A forma recomendada de utilizar esses anĂșncios Ă© combinando os anĂșncios grĂĄficos e intersticiais.
Ă importante vocĂȘ tentar utilizar esses anĂșncios em seu site ou app porque os CPMs/CPAs geralmente sĂŁo mais altos do que os outros formatos de anĂșncio, com exceção dos anĂșncios em vĂdeo. Ele supera o banner blindness e funciona muito bem com o contexto certo.
O tamanho de anĂșncio rich media expansĂvel com 320×480 sĂŁo considerados a melhor opção. Com a equipe certa e experiente para otimizar esses anĂșncios e a parceria com o fornecedor de tecnologia de anĂșncios, serĂĄ possĂvel vocĂȘ entregar anĂșncios rich media adequadamente. Uma recomendação Ă© que os seus usuĂĄrios permaneçam por mais de 2 minutos antes de explorar o formato.
Métricas comuns na publicidade rich media
- Taxa de permanĂȘncia: a porcentagem de usuĂĄrios expostos que interagem com esse conteĂșdo movendo seus cursores sobre ele (mas nĂŁo clicando);
- Taxa de interação: a porcentagem do pĂșblico que se envolve com o bloco de anĂșncio;
Tempo de interação: tempo que os usuĂĄrios passam interagindo com o anĂșncio; - Tempo de exibição: mĂ©dia de tempo que o anĂșncio foi exibido na pĂĄgina da web;
- Taxa de expansĂŁo: mĂ©trica usada para anĂșncios expansĂveis. A taxa de expansĂŁo do anĂșncio Ă© a proporção de expansĂŁo de anĂșncios para o nĂșmero de impressĂ”es de anĂșncios;
- VisualizaçÔes e conclusĂ”es de vĂdeo: essa Ă© taxa de inĂcio e tĂ©rmino de anĂșncios em vĂdeo, dados de inĂcio e conclusĂŁo podem fornecer informaçÔes importantes sobre os nĂveis de interesse do usuĂĄrio;
- Tempo mĂ©dio de visualização do vĂdeo: outra maneira de avaliar a popularidade dos anĂșncios em vĂdeo com os espectadores Ă© comparar a duração mĂ©dia da reprodução com a duração total do anĂșncio;
- VĂdeo pausa, retrocede, silencia: alguns sistemas de rastreamento de rich media permitem que os anunciantes rastreiem açÔes como pausar, repetir, silenciar etc;
- Fechar: o fechamento do anĂșncio Ă© rastreado porque ajuda a calcular a taxa de expansĂŁo ou permanĂȘncia;
- Eventos personalizados: rastreamento interno como passar o mouse, downloads, etc.
Pensamentos finais
Em suma, os anĂșncios rich media podem ser uma Ăłtima forma do anunciante gerar cliques, se conectar com o cliente, fortalecer o branding e melhor ROI. Para os publishers, esta Ă© umas das principais maneiras de aumentar a receita geral do site e tornar a publicidade uma experiĂȘncia agradĂĄvel por meio de suas tĂ©cnicas avançadas.
Ă uma das melhores maneiras de educar um espectador sobre uma marca e promovĂȘ-la sem precisar sair da pĂĄgina em que estĂĄ. Sua natureza criativa e interativa estĂĄ sendo retribuĂda com uma excelente resposta do usuĂĄrio, criando reconhecimento da marca, maior apelo Ă ação e melhor ROI. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiĂĄ-lo nessa jornada.