Ad Viewability: qual sua importância na compra programática?


Ad Viewability: qual sua importância na compra programática?

Acompanhar o desempenho do ad viewability tornou-se fundamental para compradores de mídia, especialmente em campanhas awareness, que impulsionam outros indicadores do meio de funil.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender sobre essa métrica tão importante para compradores de mídia.

O que é ad viewability?

Ad viewability refere-se à probabilidade de um anúncio ser visualizado por um usuário humano real.

O que é necessário para considerar o anúncio visualizado pelo usuário?

Por definição da IAB (Interactive Advertising Bureau) e MRC (Media Rating Council), o ad viewability garante que pelo menos 50% da peça (ou metade dos pixels) deve estar visível por pelo menos um segundo na tela ativa para display ou por, no mínimo, 2 segundos no caso de um vídeo, ou quando existe interação real do usuário com o anúncio.

Ad viewability como um indicador de desempenho da campanha

Se você deseja confirmar se os seus anúncios são vistos e se as campanhas estão funcionando conforme o esperado, avalie:

  1. A qualidade das impressões;
  2. Se está recebendo pelo o que está pagando;
  3. A qualidade do inventário dos publishers;

Como mensurar o ad viewability?

A verificação de anúncio é feita tanto para dispositivos móveis quanto para desktop, bem como em todos os formatos de anúncios online. Por isso existem várias estratégias, mas todas são baseadas em padrões da indústria.

6 principais métricas para mensurar o ad viewability

Mesmo que existam várias estratégias e ferramentas automatizadas, você pode fazer a medição manual usando essas 5 métricas principais:

1. Viewability rate (taxa de visibilidade)

Viewability rate (taxa de visibilidade)

O viewability rate pode te fornecer uma compreensão de quantos de seus anúncios foram vistos. Você usa essa taxa para identificar parceiros e formatos de anúncio com maior probabilidade de atingir os objetivos da campanha. Para calcular o viewability rate, use a seguinte fórmula:

2. Tempo médio de exibição

Tempo médio de exibição O tempo médio informará por quanto tempo seus anúncios ficaram visíveis. Para calcular essa métrica, use a seguinte fórmula:

3. Quartile viewability rate (taxa de viewability do quartil)

 Quartile viewability rate (taxa de viewability do quartil)

O quartile viewability mostra em que ponto do vídeo o anúncio deixou de ser visualizado pelo usuário. Com essa métrica, você pode saber a porcentagem de reprodução do vídeo em 25, 50, 75 e 100%.

4. Viewable CPM (VCPM)

Viewable CPM (VCPM)

O viewability pode ajudar a entender como você gastou o orçamento da campanha. O CPM visível representa o custo para veicular apenas as impressões visíveis, que podem ser comparadas com o CPM que você pagou para veicular todas as suas impressões de anúncios.

5. Burned budget

Burned budget

O burned budget pode ser uma métrica de storytelling muito eficaz, pois mostra quanto do investimento em anúncios foi usado para comprar anúncios que não foram vistos pelo público. Ou seja, esse dinheiro foi completamente desperdiçado.

6. Measured ads rate

Measured ads rate

Além das 5 métricas que você já conhece, verifique também a mensured ads rate (em português, taxa de anúncios mensurada). Ela te ajudará a entender qual proporção de seus anúncios foi mensurada por sua visibilidade.

Essa taxa te ajudará a fazer otimizações com base em um conjunto de dados estável e não em uma amostra.

Por que a verificação do ad viewability é tão importante?

A verificação ajuda a garantir a visibilidade e identificar fraudes publicitárias, como tráfego não humano de bots que registram cliques, por exemplo, e que nunca é considerado visível. Mas a visibilidade por si só não garante melhor desempenho.

O que afeta o viewability?

Muitos fatores podem resultar no viewability menor que 70%, mesmo tendo uma medição consistente por meio do padrão MRC. Além da otimização automática por meio de um algoritmo, otimizar manualmente o tamanho dos anúncios de banner, tipo de dispositivo, tamanho/resolução da tela, tipo de navegador, posicionamento na página e tamanho do arquivo ajuda a maximizar o ad viewability.

Qual o diferencial do Grumft?

Na Grumft essa verificação é realizada no Ad Manager, plataforma ad exchange do Google, que combina os recursos do DoubleClick com o DoubleClick for Publishers. Ao se tornar um parceiro de anúncios da Grumft, você tem a garantia que a taxa média de ad viewability das campanhas gerenciadas pelos nossos especialistas será de mais de 70%.

Esse compromisso que assumimos é o resultado de transações de programática direta, somada a compra de inventários premium, que aliada ao acompanhamento de KPIs e otimizações, proporcionam a melhor performance aos anunciantes parceiros.

Pensamentos finais

Em suma, o ad viewability é uma métrica amplamente usada no setor de publicidade digital para entender a eficácia de suas compras de mídia. Ela é considerada uma métrica importante para os profissionais de marketing, estejam eles executando campanhas de conscientização ou de desempenho. 

Muitas marcas otimizam suas campanhas de acordo com os padrões de todo o setor, como o limite do IAB. Se você quer a garantia que o ad viewability das suas campanhas seja superior a 70%, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada!

Quer receber nossos conteúdos?