Anúncio gráfico: tudo que você precisa saber


Anúncio gráfico

Anúncio gráfico é uma das principais maneiras de construir o reconhecimento da marca, um dos aspectos mais importantes no marketing corporativo. Para construir uma identidade forte é necessário esforço e investimento. Empresas com visão de futuro estão constantemente desenvolvendo suas marcas.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers, desenvolvedores de aplicativos e anunciantes. Nesse artigo, você vai entender a publicidade gráfica, anúncios gráficos, práticas recomendadas e quais as vantagens e desvantagens.

O que é publicidade gráfica?

A publicidade gráfica aparece em sites de conteúdo que disponibilizam espaços publicitários para a inserção de anúncios em vídeo, imagem ou texto para divulgar marcas ou comercializar produtos ou serviços. Como por exemplo os banners presentes no cabeçalho de computadores e dispositivos móveis. são publicidade gráfica. 

O conteúdo do banner é normalmente aparece em formato retangular ou quadrado e projetado para se alinhar ao site do host e às preferências do público selecionado. As campanhas de publicidade gráfica são executadas por meio de redes de publicidade ou campanhas diretas em plataformas que oferecem recursos de segmentação de público e formatos diversificados de publicidade.

Através de publicidade gráfica é possível segmentar o público-alvo e usar criativos que se encaixam em todas as etapas do funil de marketing. Ao segmentar a exibição por público e interesse, o anunciante aumenta a relevância da mensagem e a demanda por seus produtos e/ou serviços ao mesmo tempo.

Funil de marketing de publicidade gráfica

Ao criar o funil de marketing de publicidade gráfica, é importante considerar:

  • Brand awareness: é uma oportunidade única obter insights de segmentação demográfica baseados em interesses. 
  • Consideração de influência: possibilidade de segmentar pessoas interessadas especificamente nos seus produtos e serviços com base nas palavras-chave que elas usam para pesquisar. Você pode exibir anúncios personalizados conforme o termo pesquisado.
  • É possível segmentar indivíduos que visitaram sites relacionados aos seus produtos e/ou serviços.
  • Use dados próprios no canal de exibição para segmentar “públicos semelhantes” ou aquelas pessoas semelhantes às de suas listas de marketing existentes.
  • Existe a possibilidade de direcionar anúncios na próxima vez que uma pessoa que visitou o seu site e não realizou nenhuma ação estiver navegando na Web.
  • Exiba anúncios a indivíduos específicos de suas listas de marketing usando listas de correspondência de clientes/CRM.
  • Trabalhe a conversão e captura de demanda com métodos específicos de retargeting de produtos, como o abandono do carrinho de compras.

O que são anúncios gráficos?

Anúncios gráficos são anúncios onlines que combinam texto, imagens e uma URL que leva a um site onde um cliente pode saber mais sobre a marca, produto ou serviço. Eles existem em muitos tamanhos e formatos, podem ser estáticos, animados, em vídeo, ou rich media (várias imagens, vídeos ou texto em mudança).

Uma campanha publicitária pode ter diferentes objetivos, como divulgar a marca, educar sobre um produto ou serviço e até mesmo entreter e envolver por meio de jogos simples. Os banners de anúncio são comumente utilizados para brand awareness e campanhas de conscientização.

Tipos de anúncios gráficos

Os anúncios gráficos variam muito em termos de quem segmenta e como funcionam. Veja um detalhamento das diferentes opções de anúncios gráficos e o que elas fazem.

1. Anúncios de retargeting ou remarketing

A maioria dos anúncios gráficos hoje em dia são anúncios de remarketing, também conhecidos como anúncios de retargeting. Os anúncios de redirecionamento são fáceis de implementar e funcionam da seguinte maneira:

  • Um código que coleta informações sobre o comportamento de navegação dos visitantes, inclusive quando eles navegam para uma categoria ou página de produto é inserido no site do anunciante.
  • A partir das informações coletadas, a equipe de gerenciamento de mídia desenvolve uma lista de tipos de clientes e quais tipos de mensagens publicitárias eles provavelmente seriam atraídos.
  • Em seguida, o anunciante cria e veicula um anúncio gráfico com base nas diferentes categorias de interesse observados.

As campanhas de retargeting são uma maneira de manter uma marca presente na mente de usuários que já demonstraram interesse no que está sendo oferecido.

2. Anúncios personalizados

Anúncios personalizados segmentam os usuários com base na segmentação demográfica e nos interesses demonstrados on-line. Geralmente, nesse tipo de anúncio, quatro tipos principais de segmentação distintas são utilizadas, como demográfico, geográfico, psicográfico e comportamental.

Na Grumft, nós utilizamos uma metodologia composta pela coleta de milhares de cookies anônimos de navegação agrupados em 8 clusters, de acordo com os fatores que mais influenciam o comportamento dos usuários no ambiente digital.

As análises são transformadas mensalmente em insights e analisadas desde o primeiro clique em um banner até a checkout do produto. Os padrões de comportamento fornecem informações como links de acesso, tecnologia utilizada, localização, conteúdo e produtos pesquisados são levados em consideração na classificação de cada cluster.

Além disso, o target é qualificado e altamente relevante depois de todas as análises, quando os clusters são divididos em quadrantes e distribuídos de acordo com o comportamento e a fase de vida em que se encontram. Enquanto o comportamento online, como razão, emoção e afluência servem como indicadores para interpretação da maneira como esses usuários agem on-line.

3. Anúncios segmentados por contexto

Em diversas plataformas, como o Google, por exemplo, é possível exibir anúncios com base no perfil do usuário. Os anúncios segmentados por contexto são exibidos em sites de acordo com determinados critérios, como:

  • O tópico e as palavras-chave do anúncio;
  • Preferências de idioma e localização;
  • O tema abrangente do site host;
  • Os históricos de navegação dos visitantes recentes do site.

Você pode deixar o Google fazer essas determinações ou assumir um papel ativo por meio da segmentação por tópicos.

Segmentação por tópicos

O Google permite escolher uma lista de tópicos que cruza informações em busca de correspondência para imprimir anúncios em páginas relevantes na Rede de Display ou no YouTube. Além disso, é possível excluir tópicos com baixo desempenho ou que não se relacionam à mensagem do anúncio.

A segmentação por tópicos é parecida com a segmentação por afinidade, porém os anúncios não correspondem a usuários e sim a websites.

4. Lista de site

Ainda usando o Google como exemplo, a plataforma disponibiliza aos anunciantes escolher os websites que podem exibir o anúncio. Isso permite a segmentação por canal de website, onde é possível selecionar sites inteiros ou páginas individuais dentro deles. Normalmente, anunciantes combinam a segmentação por canal com a segmentação contextual e o Google seleciona as páginas mais relevantes para exibir o anúncio.

Diferença entre anúncio gráfico no Google Ads e Mídia Programática

Introduzido no mercado em 2009, o Google Ads permaneceu líder do setor até a chegada da publicidade programática. Embora o Google Ads e a publicidade programática tenham pontos em comum, existem diferenças.

O Google Ads oferece acesso a todas as páginas que estão em seu sistema, enquanto a publicidade programática não se limita a uma única plataforma. Além de acesso à publicidade do Google, a mídia programática realiza trocas de anúncios com plataformas como AppNexus, Magnite (antiga Rubicon), Yahoo e muitas outras, tornando o inventário de publicidade programática maior quando comparado apenas ao do Google. 

Mas não é apenas o tamanho do inventário que torna a mídia programática tão atrativa. Alguns publishers reservam espaços publicitários exclusivos, como a página inicial quando são contratados diretamente pelo anunciante ou quando o comprador usa os modelos de compras disponíveis através da mídia programática.

Segmentação 

Assim como o Google, na publicidade programática também é possível segmentar o público, mas a publicidade programática vai além ao utilizar dados coletados pelas plataformas de gerenciamento de dados (DMPs). 

Isso possibilita aos profissionais de marketing aprimoramento da estratégia, pois as informações são personalizadas, conforme o explicado acima, quando descrevemos como esse processo acontece na Grumft. 

Formatos de publicidade

O Google Ads oferece formatos de anúncios em vídeo, anúncios de texto, anúncios HTML5, e anúncios de aplicativos. Os formatos rich media também estão disponíveis, mas publishers associados ao Google AdSense não oferecem suporte a essa tecnologia, limitando o inventário disponível.

Enquanto isso, todos os formatos estão disponíveis na publicidade programática, incluindo anúncios nativos. Porém, os formatos extras estão disponíveis em modelos programáticos avançados.

Anúncios gráficos e anúncios nativos

Os anúncios nativos misturam-se com outros conteúdos de uma página. Eles são menos óbvios do que os anúncios gráficos e, às vezes, podem alcançar usuários que tenham o software Adblock ativado.

Esses anúncios são ótimos para envolver clientes em potencial, pois a maioria das pessoas interage melhor quando não é um anúncio óbvio. Porém, existe o risco de quando descobrirem que o post ou artigo que acabaram de ler é uma propaganda, se sentirem enganados.

Vantagens e desvantagens dos anúncios gráficos

Antes de decidir se a sua marca deve ou não investir em anúncios gráficos, considere as vantagens e desvantagens dessa forma de publicidade.

Vantagens dos anúncios gráficos

1. Reconhecimento da marca

Os anúncios gráficos são reconhecidos imediatamente. Embora muitas pessoas os ignoram no primeiro momento, o público reconhece que está vendo uma mensagem de marca.

2. Rapidez na transmissão da mensagens

Normalmente, os anúncios gráficos utilizam recursos visuais para chamar a atenção, e não textos, o que proporciona rapidez na transmissão da mensagem.

3. Alcançam clientes em todas as etapas do funil

Uma campanha bem planejada pode alcançar o público-alvo em qualquer etapa do processo de tomada de decisão, desde a conscientização da necessidade até a decisão de compra. Mas para isso, é necessário conhecimento dos métodos de segmentação.

4. Ótimo custo-benefício

O alcance amplo dos anúncios gráficos ajuda a alcançar o maior segmento do mercado-alvo. Eles são menos intrusivos e podem ser combinados com conteúdos relevantes e outros métodos de publicidade.

Desvantagens dos anúncios gráficos

1. As pessoas não gostam de anúncios

Segundo uma pesquisa publicada pela Statista em janeiro de 2022, a taxa média global de bloqueio de anúncios no final de 2020 foi estimada em 42,7%, pois a aberta faz com que muitas pessoas se sintam incomodadas e, quando as pessoas estão incomodadas com anúncios online, elas geralmente usam um software de bloqueio de anúncios para que não os vejam.

2. Variação nas taxas de clique e conversão

As taxas de cliques para anúncios de banner podem ter uma média relativamente baixa, mas esse valor varia muito de acordo com a segmentação, relevância de usuário e origem de tráfego, o que reflete diretamente nas taxas de conversão.

A maioria das pessoas veem anúncios de banner no início de sua jornada de compra, portanto, é melhor usá-los como parte de um plano de marketing de longo prazo. Anúncios gráficos podem despertar o interesse de um potencial cliente e prepará-lo para conteúdo mais aprofundado.

Práticas recomendadas para anúncios gráficos

Assim como em outros tipos de publicidade, a eficácia de um anúncio gráfico depende do design. Confira abaixo algumas práticas que ajudam a implementar uma estratégia de anúncios gráficos.

Valorize a experiência do usuário

Vídeo de reprodução automática, pop-ups e outros tipos de anúncio que forçam o usuário a realizar uma ação para sair do anúncios é melhor evitar. Embora essas táticas façam as pessoas notarem o anúncio, os usuários não irão lembrar da marca de uma maneira satisfatória.

Para produzir uma boa lembrança do anúncio, insira um anúncio estático próximo à borda da tela ou no texto do site. 

Use um design simples

Os anúncios gráficos geralmente são pequenos para incluir detalhes. Para evitar sobrecarregar os usuários, mantenha um design simples e use o mínimo de palavras possível para transmitir a mensagem.

Qualidade do anúncio

Ao incluir apenas o essencial no anúncio, use imagens de alta resolução, tipografia que facilite a leitura e o logotipo.

Use um CTA forte

Chamar o usuário a agir é a parte mais importante de um anúncio. Um CTA eficaz incentivará os usuários a clicarem na página inicial do seu site, em uma página de produto específica ou em uma promoção especial.

Evite um CTA simples como “clique aqui” ou “continue”. Seja específico para ser eficaz.

Pensamentos finais

Os anúncios gráficos são eficientes e funcionam melhor que a maioria das opções digitais disponíveis. Ela é clara, honesta no objetivo, visualmente atraente e espalha a mensagem a mensagem sem ser intrusivo.

Ao combinar anúncios gráficos com outras técnicas de marketing, você pode alcançar clientes em potencial em todos os níveis de sua jornada. Acima de tudo, conte com a Grumft para apoiá-lo nessa jornada.

Quer receber nossos conteúdos?