Métricas do Google Analytics que melhoram a receita de anúncios


Métricas do Google Analytics

Você pode usar algumas métricas do Google Analytics para melhorar a receita geral de anúncios. Sempre analisar o seu site, ajuda a entender a audiência para que você possa atender aos interesses e necessidades especiais dos usuários.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Ao ler esse artigo, você vai entender quais os melhores relatórios para te ajudar a melhorar a receita geral de anúncios.

O que é o Google Analytics?

Google Analytics é um serviço gratuito oferecido e ativado por uma conta Google. Depois de cadastrar o site, você deve inserir uma tag na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas geram métricas que aparecem para você por meio de relatórios. 

Recursos do Google Analytics

Com as métricas do Google Analytics você pode ​rastrear e visualizar dados como número de usuários, taxas de rejeição, duração média das sessões, sessões por canal, visualizações de página, conclusões de metas e muito mais. Todas essas informações estão organizadas por períodos: diários, semanais, mensais e anuais.

O Google Analytics inclui recursos que podem ajudar a identificar tendências e padrões na forma como os visitantes interagem com o seu site. Os recursos permitem a coleta de dados, análise, monitoramento, visualização, relatórios e integração com outros aplicativos. Esses recursos incluem:

  • Ferramentas de visualização e monitoramento de dados, incluindo painéis, scorecards e gráficos de movimento que exibem alterações nos dados ao longo do tempo;
  • Filtragem, manipulação e análise de funil de dados;
  • Interfaces de programas de aplicativos de coleta de dados ( APIs);
  • Análise preditiva, inteligência e detecção de anomalias;
  • Segmentação para análise de subconjuntos, como conversões;
  • Relatórios personalizados para publicidade, aquisição, comportamento e conversão do público;
  • Compartilhamento e comunicação por e-mail; 
  • Integração com outros produtos, incluindo Google Ads, Google Data Studio, Salesforce Marketing Cloud, Google AdSense, Adx, Google Optimize 360, Google Search Ads 360, Google Display & Vídeo 360, Google Ad Manager e Google Search Console.

Você pode salvar perfis de vários sites e ver detalhes de categorias padrão ou selecionar métricas do Google Analytics personalizadas para exibir por site.  As categorias disponíveis para rastreamento incluem visão geral de conteúdo, palavras-chave, sites de referência, visão geral de visitantes, sobreposição de mapa e visão geral de fontes de tráfego.

O painel pode ser visualizado no site do Google Analytics e está disponível por meio de um widget ou plug in para incorporação em outros sites. Painéis personalizados também estão disponíveis em fornecedores independentes.

Como funciona o Google Analytics?

O Google Analytics adquire dados do usuário de cada visitante do site por meio do uso de tags de página. A tag de página JavaScript coleta dados e os envia para um dos servidores de coleta de dados do Google.

A tag de página funciona como um web bug ou web beacon, para coletar informações do visitante. No entanto, por se basear em cookies, o sistema não pode coletar dados de usuários que os desabilitaram.

Métricas do Google Analytics que ajudam a melhorar a receita de anúncios

Uma métrica é um padrão de medição quantitativa. Você pode acompanhar até 200 métricas do Google Analytics para medir o desempenho do seu site. Mas, algumas delas são mais valiosas que outras para os publishers. Então, confira as mais populares. 

Relatório da página de destino

Se você vincular a propriedade do Google Analytics ao Google Search Console, terá dois relatórios da página de destino. O relatório da página de destino no Search Console está localizado na guia de aquisições do painel do Google Analytics. Porém, no relatório aparece apenas aos dados da página de destino dos resultados da pesquisa. 

Conteúdo do site nos relatórios da página de destino 

Os relatórios da página de destino na guia de comportamento exibem dados da página de todas as origens de tráfego. No Google Analytics, uma página de destino é a primeira página visualizada em uma sessão. Assim, em um relatório sobre essas métricas do Google Analytics, é entendido como o ponto de entrada dos usuários. Ao estudar o relatório da página de destino, você pode ver como a página pode gerar tráfego e como os visitantes interagem com o site (tempo engajado). 

Além disso, no relatório também aparece o perfil do mix de mídia e as taxas de conversão, que você pode usar para aumentar o preço base do inventário mais procurado para melhor categorizá-lo. 

Para analisar os relatórios da página de destino, acesse: Comportamento > Conteúdo do site > Página de destino.

Segmentos de mercado

Ao analisar no relatório de segmentos de mercado, você pode alcançar usuários em potencial que estão pesquisando ativamente ou dispostos a comprar produtos ou serviços. Isso pode ajudar a segmentar usuários em potencial para usuários com maior probabilidade de conversão.

Nesse caso, você pode combinar anúncios relevantes para exibição diretamente com seus interesses. Por exemplo, você pode descobrir que tipo de produto ou serviço de publicidade direta e ofertas PMP (Private Market Place) atendem ao seu público-alvo.

Para analisar o relatório de segmentos de mercado, acesse: Público-alvo > Interesses > Segmentos de mercado.

Categorias de afinidade

Categorias de afinidade

Essa métrica do Google Analytics mostra os usuários que têm mais interesse em sites de publishers em geral. Este relatório analisa em um longo período de tempo o tipo de público que tem interesses e estilos de vida como um todo.

Assim, você pode entender melhor a identidade do usuário para determinar o conteúdo relevante do site que está sempre acessível pelos usuários a qualquer momento (conteúdo perene).

Para entender mais, o relatório de categorias de afinidade, acesse: Público-alvo > Interesses > Categorias de afinidade.

Sessões e visualizações de página

Nos relatórios de engajamento, as métricas de duração da sessão e as seções de profundidade da página, localizadas no cabeçalho do relatório, são muito úteis porque esses relatórios mostram as interações e interesses que os usuários têm no site. Com esse relatório, você descobre se o site é acessado repetidamente pelos usuários (engajamento contínuo).

Por outro lado, você também pode ativar a função de atualização automática em anúncios em páginas com alta duração de sessão para aumentar o desempenho da receita do anúncio (geralmente acima de 30 segundos).

Para saber mais sobre essas duas matrizes, acesse: Público-alvo > Comportamento > Engajamento (duração da sessão e profundidade da página).

Fonte/Meio

Esse relatório mostra o tipo de categoria de origem dos usuários e o domínio real que os enviou ao site, dessa forma você pode ver melhor em quais domínios ou categorias devem realmente se concentrar. Por exemplo, se a maior parte do tráfego vem de uma das fontes de mídia social com uma porcentagem de 50% de todas as fontes de tráfego, você pode considerar melhorar essa estratégia. Por outro lado, você  também pode melhorar a experiência do usuário para a mídia com classificação mais baixa.

Para analisar melhor o relatório de origem/mídia, acesse: Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia.

Comparativo de mercado

Os relatórios de benchmarking permitem que você analise as tendências que acontecem no setor como um todo para obter informações sobre o desempenho do site em comparação com os concorrentes. 

Você pode ver bandeiras verdes e vermelhas indicando sinais positivos e negativos das métricas de desempenho do seu site em comparação com as métricas de desempenho atuais do mercado.

Ao usar este relatório, você pode priorizar oportunidades para aumentar o investimento em tempo e alocação de recursos, definir metas realistas, manter vantagem competitiva e benchmarking de mercado.

Para entender mais sobre os relatórios de Comparativo de mercado, acesse: Público-alvo > Comparativo de mercado > Canais.

Páginas de saída

Ao analisar esta última página em cada sessão do usuário, você pode tomar decisões para configurar chamadas para ação ou alertas pop-up para os usuários antes que eles saiam do site, como assinar boletins informativos, e-mails ou seguir suas páginas de mídia social. Se a saída total da página exceder 50%, isso pode ser indicado como um problema.

Para analisar o relatório de páginas de saída, acesse: Comportamento > Conteúdo do site > Páginas de saída.

Sugestões de velocidade do site

O relatório de sugestões de velocidade do site mostra a rapidez com que os usuários estão visualizando e interagindo com o conteúdo para que você possa identificar áreas que precisam ser aprimoradas e acompanhar a extensão dessas melhorias. Esse relatório também está diretamente relacionado com a experiência do usuário e as classificações de pesquisa. 

Além disso, este relatório também fornece uma lista detalhada de dados do tempo médio de carregamento da página e da pontuação de velocidade da página, juntamente com diretrizes práticas. Você pode fazer várias coisas para aumentar a velocidade da página e a velocidade de entrega do anúncio.

Para saber mais sobre o relatório de sugestões de velocidade do site, acesse: Comportamento > Velocidade do site > Sugestões de velocidade.

Relatório de termos de pesquisa

Este relatório mostra as consultas reais que os usuários pesquisaram e o número de pesquisas exclusivas para cada consulta. Neste relatório, você pode ver se as pessoas estão procurando algo que atualmente você não tem no conteúdo de seu site. 

Nesse caso, você pode identificar lacunas no conteúdo que podem ser preenchidas, tornando mais fácil para os usuários encontrarem o conteúdo que realmente procuram. 

Se houver várias consultas existentes mencionadas no conteúdo do site, você pode reelaborar esses termos específicos para informar com mais detalhes.

Para analisar o relatório de termos de pesquisa, acesse: Comportamento > Pesquisa interna > Termos de pesquisa.

Relatório geográfico

O relatório geográfico no Google Analytics te informa de onde vêm os usuários que visitam o site. A localização geográfica dos visitantes pode ser analisada em vários níveis, como país, região e cidade.

Usando esse relatório, você pode otimizar a experiência do usuário fornecendo conteúdo localizado. Além disso, você também pode usar relatórios geográficos para segmentar por local, verificar se há remetentes de spam e visitantes internos.

Para analisar o relatório geográfico, acesse: Público-alvo > Geográfico > Local.

Relatório de principais eventos

As interações/atividades dos usuários com elementos da sua página da web recebem o nome de ‘eventos’. Os eventos no site podem ser na forma de download de arquivos, reprodução de vídeos, rolagem na web, clique em botões e outros.

A análise dos principais eventos te ajuda a saber em quais eventos os usuários estão mais interessados, resultando em mais visualizações de página.

Para saber mais sobre o relatório de principais eventos, acesse: Comportamento > Eventos > Principais eventos.

Relatório de Metas

Ter metas configuradas corretamente permite que o Google Analytics forneça informações importantes, como contagens de conversão e taxas de conversão. Sem essas informações, é difícil avaliar a eficácia dos negócios on-line e das campanhas de marketing.

Além disso, usando as metas de configuração você pode entender quanto recurso investir, bem como quais alterações são necessárias para melhorar o desempenho do site.

Algumas metas importantes incluem

  • As metas de destino são acionadas quando um usuário visita uma página específica ou várias páginas em uma ordem predefinida. Isso pode incluir inscrever-se em um boletim informativo e ir para a página “Agradecer sua assinatura” logo em seguida.
  • Metas de engajamento, como meta de duração da sessão e páginas por meta de sessão, que foram predefinidas por você.
  • Metas de eventos, como cliques em anúncios, que você pode comparar entre si para selecionar a configuração que funciona melhor para você.

Certifique-se de que esses objetivos foram predefinidos de acordo com os requisitos de negócio. Ao avaliar seu relatório de metas:

  • Você pode avaliar o sucesso do seu negócio online.
  • Melhore as áreas implementando estratégias que possam contribuir para o sucesso de um objetivo específico.

Para analisar o relatório de metas, acesse: Conversões > Metas > Visão geral.

Relatório do publisher

Você pode usar o Google Analytics para rastrear o comportamento do usuário, enquanto o Ad Manager veicula anúncios no seus sites. Como o comportamento do usuário impacta a receita publicitária e como os anúncios influenciam o comportamento do usuário é uma área que pode ser compreendida integrando as duas plataformas.

Com o Relatório do Editor, essa falha é solucionada. Então, você pode visualizar o desempenho do Ad Manager e o desempenho do site usando um relatório integrado único na interface do GA. 

Mas isso está disponível apenas para a conta do Google Analytics 360 (a versão paga do Google Analytics) e você também precisa ter uma conta do Ad Manager 360. As informações que você pode obter do relatório incluem:

  • Relatórios combinados que mostram impressões, receita e cliques do Ad Manager detalhados com referência a páginas ou origens de tráfego específicas.
  • Descubra as páginas e domínios que contribuíram para o maior número de impressões no Ad Manager.

Para acessar o relatório do editor, acesse: Comportamento > Editor > Visão Geral.

Limitações do Google Analytics

Google Analytics tem vantagens, mas também limitações. Amplamente utilizado por ser uma plataforma poderosa, gratuita e fácil de usar, algumas deficiências que podem afetar a precisão dos dados, incluindo o seguinte:

  • A precisão geral dos dados pode ser comprometida por usuários que bloqueiam cookies do Google Analytics, determinadas extensões de navegador, programas de filtragem de anúncios e redes de privacidade.
  • Os relatórios são gerados por amostragem de 500.000 sessões aleatórias para reduzir a carga do servidor. Além disso, as margens de erro são fornecidas apenas para o número de visitas nesses relatórios. Portanto, pequenos segmentos de dados podem conter margens de erro muito grandes.

Google Analytics 4

Google Analytics 4

Lançado em outubro de 2020, o GA4 é uma espécie de revisão das versões anteriores do Google Analytics. Ele oferece uma interface de usuário completamente nova e muda da dependência de cookies de terceiros para o uso de aprendizado de máquina para melhor precisão dos dados.

Os recursos que são novos no Google Analytics 4 incluem:

  • ferramentas de aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA);
  • integração mais profunda com o Google Ads;
  • relatórios centrados no cliente projetados em torno dos dados do ciclo de vida;
  • recursos adicionais de rastreamento sem código que podem fornecer dados com menos latência; e
  • recursos aprimorados de controle de dados para conformidade regulatória e gerenciamento de dados.

Para obter mais informações sobre o Google Analytics 4, acesse: marketingplatform.com

Pensamentos Finais

Em suma, você pode encontrar diversas oportunidades ao criar uma rotina para analisar as métricas do Google Analytics. Desde a verificação de suas principais páginas de destino até a melhoria da receita por sessão, a análise dos dados fornecidos por esses relatórios permite que você melhore suas decisões. 

Afinal, no ecossistema de hoje, dados e análises são cruciais para alcançar o sucesso da monetização de conteúdo. Acima de tudo, conte com a Grumft para continuar a apoiá-lo nessa jornada.

Quer receber nossos conteúdos?