Confira como utilizar KPIs para atingir as metas da sua campanha de anúncios

15/01/2019

Aprenda como estabelecer KPIs certos para mensurar o sucesso de suas campanhas de marketing.

Antes de lançar uma campanha de marketing, é mais do que comum surgirem preocupações relacionadas ao desempenho e sucesso da mesma. Para reconhecer se os resultados das ações estão sendo positivas ou negativas é fundamental que antes seja estabelecido metas.

Esses objetivos deverão ser estabelecidos de acordo com o foco da campanha, os resultados obtidos devem ser observados frequentemente durante todo o período estabelecido da ação. É aí que entram os famosos KPIs.

 

O que são KPIs ?

 

Os KPIs ou Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Performance) são nada mais do que os indicadores utilizados para acompanhar e analisar todas as métricas e os dados de uma campanha publicitária.

 

Quais as funções dos KPIs?

 

Os indicadores de performance apontam todas as etapas que foram utilizadas na ação publicitária, analisando e ajudando a entender quais estratégias obtiveram mais sucesso sob as outras, podendo assim observar o que pode ser melhorado na campanha para que ela atinja seus objetivos finais.

Pensando em alcançar as metas propostas, o Key Performance Indicators ajudam na análise de inúmeros pontos, como:

 

  • Número de visitas;
  • Visitantes novos ou não;
  • Leads gerados;
  • Oportunidades;
  • Vendas;
  • Entre outros.

 

Para identificar quais resultados estão ou não dentro do seu planejamento, é importante lembrar do objetivo da campanha que foi estabelecido antes dela ser lançada.

Com isso em mente, é mais fácil de saber quais KPIs devem ser mensurados, ou seja, se o foco da sua campanha é conversão, os indicadores principais a serem analisados devem ser os de leads gerados e vendas finalizadas.

Após descobrir os indicadores principais da sua campanha, você saberá também quais são os KPIs secundários da mesma, que são úteis para mensurar outros pontos, como a visibilidade da marca.

Por que devo usar KPIs em minha campanha de anúncios?

 

O universo digital nos trouxe automação em muitos processos que antes não poderiam ser feitos nem manualmente, viver sem essas praticidades parece impossível e é assim que funciona o marketing digital.

Realizar uma campanha publicitária sem que antes seja feito todo um planejamento de metas a serem alcançadas parece meio sem sentido, não é? Seria como trabalhar sem finalidade. Por isso é fundamental que seja traçado objetivos e que eles sejam acompanhados durante toda a ação de anúncios.

Após tudo planejado, vamos acompanhar os resultados. Como eu sei que os números que estão aparecendo nos resultados estão sendo lucrativos ou não? Umas das contas a serem analisadas são o CPS e o ROI.

 

  • Calcule o CPS (Custo por venda):

  • Calcule o ROI ( Retorno sobre o Investimento): Ele mostra toda a lucratividade que os anúncios estão trazendo:

E compare os resultados de acordo com as metas do seu planejamento.

 

Entendeu a importância de mensurar os KPIs para a sua campanha publicitária? Conheça muito mais conteúdos e dicas sobre marketing digital em nosso blog.

Nos acompanhe pelas redes sociais, FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Compartilhe nossos posts para que seus colegas também possam ficar por dentro!

 

Compartilhe: