Monetização de sites: estratégias para 2023


monetização de sites

Hoje em dia existem diversas estratégias de monetização de sites, o que não existe é uma fórmula mágica. Qualquer site pode gerar lucro se você souber como monetizar. Entre as principais estratégias está a publicidade programática. Mas não se concentre apenas em uma alta renda. Em primeiro lugar, pense na qualidade do seu site e no uso inteligente de métodos de monetização. A longo prazo, isso valerá a pena e você ganhará muito no site.

Se você é um parceiro de anúncios da Grumft, seja bem-vindo ao nosso blog. Mas se ainda não é, esperamos que este conteúdo te motive a conhecer nossas soluções exclusivas de programática para publishers e anunciantes. Nesse artigo, você vai conhecer algumas estratégias de monetização de sites.

O que é monetização de sites?

A monetização do site consiste em converter o tráfego de um site em receita. As formas mais populares de monetizar um site são através da impressão de publicidade paga por clique (PPC) e custo por impressão (CPI/CPM). 

Existem diversas redes de anúncios, sendo as mais populares o Google Adsense, utilizado para sites de nicho. Mas se o site for popular ou um portal de notícias, certamente será mais interessante ter parceria com um autorizado MCM do Google e monetizar com Google Adx. Uma Ad Network parceira com a Grumft, facilitará a inserção de anúncios nas páginas, além de aumentar a taxa de preenchimento.

As duas métricas mais importantes para um publisher são o “Fill Rate”, que é a porcentagem de preenchimento de anúncio, e o “eCPM”, que é o custo efetivo por mil impressões.

Como monetizar um site?

Para gerar lucro com as visitas que você recebe, é preciso ter muito tráfego de qualidade. Em outras palavras, o tráfego de qualidade é resultado da oferta do conteúdo e da experiência certa proporcionada para cada um dos visitantes. E como você já deve saber, hoje é possível medir a qualidade do tráfego por meio dos leads gerados, engajamento, entre outros. 

Da mesma forma, anunciantes também utilizam ferramentas de marketing para saber se as campanhas estão gerando o resultado esperado. Eles realizam a maximização do resultado através da mídia programática, que otimiza a experiência do usuário, considerando o conteúdo do publisher, o visitante e o objetivo da campanha anunciante.

Como os investimentos em tecnologia programática crescem ano a ano, ela transformou-se em uma oportunidade sem precedentes para os anunciantes fornecerem anúncios de qualidade com mais eficiência e precisão, enquanto os publishers conseguem otimizar as vendas e simplificar as operações. 

Quais as melhores estratégias de monetização de sites em 2023?

Em meio ao desaparecimento do cookie, é fundamental ter à disposição ferramentas que ajudem a maximizar os resultados. Portanto, para acompanhar as mudanças do cenário atual, você precisa adotar tecnologias que ajudem a obter o máximo do inventário e proporcione aos anunciantes a segurança de implementarem suas campanhas de forma eficaz.

E mesmo com os desafios que estão moldando o futuro da mídia programática com a LGPD e o fim dos cookies, seu potencial tecnológico continua indiscutível.

Mídia Programática

Embora a publicidade programática não seja uma estratégia de monetização, ela automatiza o processo de compra e venda de espaço publicitário. Isso é ideal para sites que recebem um alto volume de tráfego a cada mês.

O benefício para os publishers é que, como a programática lida com tudo, é uma fonte de receita de baixa manutenção em comparação com as vendas diretas de anúncios gráficos. Você ganhará mais se for cuidadoso na otimização para obter os melhores resultados e eliminar parceiros que falham em entregar os anúncios.

Open Bidding e Header Bidding

O Open Bidding e o Header Bidding são técnicas de entrega de anúncios por meio de mídia programática. O objetivo é impactar o público-alvo no momento certo e com o melhor valor por impressão.

Dessa forma, você pode ter parceiros múltiplos competindo entre si em um leilão, permitindo que o anunciante que paga mais tenha seu anúncio impresso. 

Parceiro Especializado

Não é fácil gerenciar um site e ao mesmo tempo trabalhar para aumentar a receita de publicidade. Por isso, você pode contar com a Grumft. Nós te ajudamos com a demanda do AdX e intensificamos a competição de lances em impressões de anúncios entre os compradores do Google Ad Exchange. Além disso, nós garantimos que os parceiros Header Bidding estejam competindo contra o Google AdX de igual para igual.

Plataformas de monetização de sites

Monetização de sites

O Google pode não ser a única, mas é a rede de publicidade mais popular entre os publishers. Ela oferece diversas soluções como monetização de pesquisa, de aplicativo e duas plataformas distintas de publicidade: o Adsense e o Adx. 

Google AdSense

O Google AdSense é uma plataforma pertencente ao Google, fácil de usar, que permite que os proprietários de sites monetizem o conteúdo veiculando anúncios. Para usar o Google AdSense, você precisa instalar um pequeno código no site e selecionar os espaços em que deseja exibir os anúncios.

Google Adx

Anteriormente chamado de DoubleClick Ad Exchange, o Google AdX é uma troca de publicidade que facilita a compra e venda de espaço de publicidade gráfica. Por ser uma troca de anúncios programática, o Google AdX usa lances em tempo real (RTB) para determinar o preço do espaço publicitário. Funciona basicamente como uma bolsa de valores, onde o espaço publicitário é negociado abertamente.

Por ser uma ferramenta que possui suas complexidades, as empresas Ad Networks entram para intermediar a relação do publisher com o Google, facilitando todos os processos e aumentando a lucratividade de cada clique. Para monetizar com o Google Adx, você precisa de uma conta do Google Ad Manager.

Publicidade Nativa

A publicidade nativa tem a capacidade de se misturar com o conteúdo circundante do site e tem o objetivo de criar uma experiência mais intuitiva e que envolve os visitantes do site. Ela monetiza os sites com conteúdo de anúncio personalizado que não interfere na experiência do usuário.

Marketing de Afiliados

o marketing de afiliados te compensa por cada referência que você fizer aos produtos e serviços de outra empresa. Ao incluir links de afiliados em seu site, você recebe uma comissão para cada pessoa que clicar no link afiliado. Esse link geralmente leva o usuário a uma página de produto ou oferta onde ele pode comprar um produto. Ao escolher um programa de afiliados, escolha promover produtos e serviços consistentes com o seu site e que atraiam o seu público-alvo.

Outras estratégias de monetização de sites

Monetização de sites

  • Conteúdo Patrocinado: alguns publishers criam ou publicam materiais promocionais dentro do conteúdo do site. Isso ocorre na forma de uma revisão, postagem de blog ou recurso.
  • Publicidade em Vídeo: ótima opção para publishers que monetizam seus sites por meio da publicidade, pois conseguem se beneficiar do tempo de envolvimento.
  • Anúncios Gráficos: sites que recebem menos tráfego costumam fazer a monetização com blocos de anúncios gráficos, geralmente de empresas locais. Para isso, é necessário fornecer espaço de anúncio em áreas específicas do site. Na maioria das vezes, esses anúncios estão na parte superior, lateral ou inferior da página. 
  • Assinatura Paga: diversos sites hoje em dia oferecem conteúdo de alta qualidade e cobram uma taxa anual ou mensal  por assinante que financia o jornalismo.
  • PPC: um dos métodos mais populares de monetização. Através de parceria com uma rede de publicidade o publisher recebe uma taxa cada vez que um visitante clicar em um anúncio.
  • Monetização de pesquisa: em parceria com uma rede de publicidade, você pode incluir uma caixa de pesquisa em seu site e receber um fluxo de receita adicional cada vez que um visitante responde a pesquisa.
  • E-mail: essa estratégia é interessante pois pode fornecer insights para que você possa adequar o conteúdo ao público. Criar um boletim informativo semanal te dá a oportunidade de gerar renda através de anúncios de banners ou conteúdo patrocinado.
  • Infoproduto: comercializar infoprodutos em seu site, como e-books, webinars, cursos online, entre outras variedades de produtos que tenham valor para o seu público-alvo pode ser uma oportunidade de verba complementar.

Estratégias para atrir tráfego

  • Notificação por Push: por meio da notificação por push, você consegue enviar notificações RSS automatizadas para informar seus leitores sobre as principais notícias do dia automaticamente para aumentar o engajamento. A maioria das ferramentas oferecem dispositivos que limitam o número de notificações enviadas em um dia para não sobrecarregar os assinantes.
  • Google Web Stories: oferece um recurso de stories para criação de conteúdo. Embora funcionem de maneira um pouco diferente dos stories de mídia social, eles representam uma oportunidade única para publishers fornecerem um conteúdo imersivo a usuários da internet e aumentar o tráfego do site, consequentemente a receita de anúncios.
  • Google Discover: utilize para atrair tráfego para o seu site e aumentar a receita de anúncios. Ele oferece ao usuário a possibilidade de descobrir conteúdos envolventes e que atende seus interesses e preferências sem que ele utilize o mecanismo de busca.
  • Google News: focado em portais de notícias, o Google News é uma plataforma indispensável para publisher de notícias. O agregador de notícias do Google só exibe conteúdos de natureza temporal e geralmente estão presentes apenas por um período limitado. Ademais, ele prioriza notícias regionais.

Pensamentos finais

Em resumo, não há melhor ou pior maneira de realizar a monetização de sites em 2023 e cada método tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, experimente todos os métodos de monetização para determinar qual é o mais lucrativo para o seu você.

Não se esqueça do objetivo principal de todo projeto de sucesso: ajudar os usuários e fornecer um bom conteúdo, em vez de se concentrar apenas no dinheiro. Acima de tudo, conte com a Grumft para continuar a apoiá-lo.

Quer receber nossos conteúdos?